Por Célia Fernanda - Ascom Secon
A Praça Batista Campos recebeu, na manhã deste sábado (09), a décima edição da Feira de Produtos Orgânicos. Os produtos foram ofertados em dezenove barracas de agricultores familiares e produtores cadastrados na Associação Pará Orgânico, com o aval do Ministério da Agricultura. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Economia (Secon), por meio do Departamento de Apoio à Produção (DEAP).
Público foi o que não faltou para adquirir os produtos. As barracas vendiam todos os tipos de hortaliças, frutas, doces, sucos e polpas de frutas, mel proveniente da mata e do mangue, farinha, maniçoba, tucupi, pupunha, pimenta em grãos, coloral, pães, salgados e biscoitos integrais, feijão, gergelim, ovos, macaxeiras crua e pré-cozida, extrato de própolis, gengibre e pepino em conserva, álcool de cereais, além de ervas e plantas medicinais e ornamentais, adubos, flores tropicais e cosméticos orgânicos.
Participam da Feira de Produtos Orgânicos agricultores e produtores da Região Metropolitana de Belém e ilhas, além de outros municípios paraenses como Santa Bárbara, Barcarena, Capitão Poço, Acará, Santo Antônio do Tauá e São Francisco do Pará, entre outros.
A agricultura orgânica ou agricultura biológica produz alimentos sem agrotóxicos - como fertilizantes e pesticidas sem organismos geneticamente modificados. Está diretamente relacionada ao desenvolvimento sustentável. A Feira de Produtos Orgânicos foi lançada em 2008. Era realizada uma vez a cada semestre. A partir de 2010 se tornou mensal, e este ano, passou a ser promovida três vezes por mês. Henrique Oeiras, diretor técnico da Associação Pará Orgânico, explicou que só participa da feira quem está cadastrado na associação. Atualmente, são 37 associados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário