Por Thiago Melo / Fotos: Oswaldo Forte
As taxas de serviço cobradas aos taxistas pela Companhia de Transporte de Belém (CTBel) serão reajustadas gradativamente a partir deste ano pela Prefeitura da capital. A decisão foi tomada, nesta quarta-feira (27), pelo prefeito Duciomar Costa, em reunião com a categoria no Sindicato dos Motoristas de Taxi do Estado do Pará.
De acordo com Duciomar, há seis anos não era feito reajuste nas taxas municipais. O aumento representou o valor de todo este tempo sem o acréscimo. A notícia causou desconforto entre os taxistas, que reivindicaram junto à Prefeitura de Belém a execução gradual do reajuste.
“Entendemos que o trabalho dos taxistas precisa ser apoiado pelo Município, pois é geração de emprego e renda para a nossa população, além de ser um serviço essencial na cidade. Por isso, decidimos atender a solicitação da categoria e realizar o aumento gradativamente, recuperando o reajuste que deveria ter sido feito ao longo desses últimos anos”, informou Duciomar.
O presidente do sindicato, Alain Castro, ressaltou que a categoria sempre teve diálogo aberto com o Município e que isto facilita a manutenção de um serviço de qualidade à população. “Nós investimos em frota nova, equipamentos de GPS e outras coisas. Tudo isto tem um alto custo. O apoio da Prefeitura, no sentido de fazer um reajuste gradativo, vai nos ajudar bastante a manter esse padrão que estamos implantando”, declarou Castro.
Durante o encontro na sede do Sindicato, o prefeito ainda recebeu outras reivindicações dos taxistas, e se comprometeu em avaliar a viabilidade de tais solicitações de acordo com as leis vigentes.
Uma delas é a fiscalização dos táxis de outros municípios, que fazem ponto irregularmente em Belém. Segundo Alain, esses táxis prejudicam o trabalho dos veículos que pagam as taxas municipais para trabalhar na capital.
Duciomar disse que já é feito um trabalho para coibir este tipo de atividade, mas que reforçará este trabalho. Segundo o prefeito, a proibição existente é a de que estes veículos não podem fazer ponto ou angariar passageiros fora da jurisdição para a qual lhes foi dada autorização. Ainda de acordo com o prefeito, o não cumprimento dessa determinação resulta em penalidade administrativa com apreensão do veículo, sendo que a liberação só acontece após o pagamento de diárias pela permanência do táxi no parque de retenção da CTBel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário