Por Flávia Barros - Ascom Sesan
Como parte do conceito de via pública sustentável, a Via Parque Marquês de Herval conta com coleta seletiva porta a porta. O recolhimento desse tipo de material foi iniciado, nesta quinta-feira (07), Secretaria Municipal de Saneamento. Funcionários do Núcleo de Educação Ambiental da secretaria também estiveram no local. Eles distribuíram panfletos e explicaram aos moradores a importância da separação dos resíduos recicláveis.
Dos materiais que podem ser recicláveis, apenas a pilha e a lâmpada não poderão ser recolhidos pelo fato de não terem empresas capacitadas a receber esse tipo de material. Mas garrafas pets, latinhas, papelões, plásticos serão recolhidos e vendidos para as empresas Riopel, Sacotec e Plasbel.
Segundo a secretária municipal de Saneamento, Pilar Nogueira, a coleta dos materiais recicláveis na nova Marquês de Herval acontecerá todas as quintas- feiras, e será feita por dois funcionários da Sesan.
Atualmente, a Sesan já realiza a coleta seletiva porta a porta nos bairros do Umarizal e Nazaré. O objetivo do projeto de coleta seletiva porta a porta é incentivar a população a participar desse projeto de maneira mais efetiva, diz Pilar Nogueira. Com essa colaboração da sociedade, a cidade ficará mais limpa e, também, haverá uma importante contribuição para o meio ambiente, acrescenta ela.
A secretária aproveita para, mais uma vez, pedir a colaboração da população, para que ajude o poder público a manter a cidade limpa. Para tanto, os moradores devem respeitar os horários de coleta de lixo domiciliar e não jogar entulho nas vias, sobretudo às margens e dentro dos canais, pois isso contribui para a ocorrência de alagamentos. A coleta seletiva é realizada pelo Departamento de Resíduos Sólidos (DRES).
Nenhum comentário:
Postar um comentário