Um grupo composto por seis universitárias do curso de Design da Universidade do Estado do Pará (Uepa) foi escolhido para elaborar o novo esquema de sinalização do Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves. A proposta vencedora foi selecionada entre quatro projetos apresentados aos dirigentes do parque, na última segunda-feira, 27.
Destinado a facilitar a circulação dos visitantes, o projeto será conduzido pelas universitárias Marcela Lima, Daniela Farias, Isabela Farias, Caroline dos Santos, Lizandra Oliveira e Nilcy Assis. Os trabalhos iniciam tão logo recebam a aprovação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Na ocasião, foi anunciado ainda que os demais grupos poderão participar de projetos futuros voltados ao bosque ou outros espaços gerenciados pela Semma.
O projeto a ser utilizado no Bosque Rodrigues Alves levou em consideração as necessidades mais urgentes do espaço. "Percebemos que era preciso uma utilização mais padronizada nas cores das placas e trabalhamos principalmente com a ideia de que elas não podem aparecer mais do que o próprio bosque. Depois de fazer umas pesquisas de campo, dividimos a área total em vários quadrantes, simplificamos o mapa principal e criamos um padrão de sinalização. Para isso, usamos os embasamentos teóricos vistos em sala de aula e criamos algo pensando em uma maneira de o visitante se situar melhor dentro do Bosque", explica Nilcy Assis, uma das componentes da equipe.
"Não esperávamos por isso. Nossa proposta foi a última a ser mostrada e, ao virmos as anteriores, todas concordamos que nosso trabalho era mais simples, apesar de bastante acessível. Há um mês trabalhamos nisso e estamos muito motivadas com essa escolha", diz Nilcy, que diz estar preparada para receber mais demandas daqui pra frente. "Foi definido que assumiremos também a criação das trilhas do bosque, trabalho para o qual nos disponibilizaremos totalmente. Basta a direção nos dar a orientação inicial para possamos desenvolver um novo projeto", adianta a estudante.
Todo o trabalho tem a coordenação da professora Roseli Sousa, que ministra a disciplina Linguagem Visual para os estudantes do curso de Design. Ela aposta que parceria ainda renderá muitos outros trabalhos. "No início desse semestre, combinamos que a temática do Design Interdisciplinar seria desenvolvida até o fim do período letivo, e assim aconteceu. Em conversa com a direção do Bosque, descobrimos que eles queriam uma parceria com a Uepa para criar trilhas, e ofertamos esse projeto de sinalização como um primeiro passo para essa parceria", esclarece.
Paulo Porto, diretor geral do Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves", conta que a parceria com a Universidade é muito bem vinda e que espera vê-la render outros bons trabalhos. "Quando a Uepa nos procurou com a idéia de propor uma nova sinalização, topamos na hora. Uma empresa que representa uma marca de refrigerantes conhecida no mercado já tinha nos procurado para fazer a divulgação de um produto deles e pensamos em unir os dois nomes, mas avaliamos que a parceria com a Universidade renderia mais pela oportunidade de divulgar o trabalho que é desenvolvido na instituição junto ao grande público", justifica.
Ascom/Uepa
Nenhum comentário:
Postar um comentário