Total de visualizações de página

terça-feira, junho 28, 2011

Alunos da Uepa farão nova sinalização do Bosque Rodrigues Alves

Um grupo composto por seis universitárias do curso de Design da Universidade do Estado do Pará (Uepa) foi escolhido para elaborar o novo esquema de sinalização do Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves. A proposta vencedora foi selecionada entre quatro projetos apresentados aos dirigentes do parque, na última segunda-feira, 27.
Destinado a facilitar a circulação dos visitantes, o projeto será conduzido pelas universitárias Marcela Lima, Daniela Farias, Isabela Farias, Caroline dos Santos, Lizandra Oliveira e Nilcy Assis. Os trabalhos iniciam tão logo recebam a aprovação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Na ocasião, foi anunciado ainda que os demais grupos poderão participar de projetos futuros voltados ao bosque ou outros espaços gerenciados pela Semma.
O projeto a ser utilizado no Bosque Rodrigues Alves levou em consideração as necessidades mais urgentes do espaço. "Percebemos que era preciso uma utilização mais padronizada nas cores das placas e trabalhamos principalmente com a ideia de que elas não podem aparecer mais do que o próprio bosque. Depois de fazer umas pesquisas de campo, dividimos a área total em vários quadrantes, simplificamos o mapa principal e criamos um padrão de sinalização. Para isso, usamos os embasamentos teóricos vistos em sala de aula e criamos algo pensando em uma maneira de o visitante se situar melhor dentro do Bosque", explica Nilcy Assis, uma das componentes da equipe.
"Não esperávamos por isso. Nossa proposta foi a última a ser mostrada e, ao virmos as anteriores, todas concordamos que nosso trabalho era mais simples, apesar de bastante acessível. Há um mês trabalhamos nisso e estamos muito motivadas com essa escolha", diz Nilcy, que diz estar preparada para receber mais demandas daqui pra frente. "Foi definido que assumiremos também a criação das trilhas do bosque, trabalho para o qual nos disponibilizaremos totalmente. Basta a direção nos dar a orientação inicial para possamos desenvolver um novo projeto", adianta a estudante.
Todo o trabalho tem a coordenação da professora Roseli Sousa, que ministra a disciplina Linguagem Visual para os estudantes do curso de Design. Ela aposta que parceria ainda renderá muitos outros trabalhos. "No início desse semestre, combinamos que a temática do Design Interdisciplinar seria desenvolvida até o fim do período letivo, e assim aconteceu. Em conversa com a direção do Bosque, descobrimos que eles queriam uma parceria com a Uepa para criar trilhas, e ofertamos esse projeto de sinalização como um primeiro passo para essa parceria", esclarece.
Paulo Porto, diretor geral do Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves", conta que a parceria com a Universidade é muito bem vinda e que espera vê-la render outros bons trabalhos. "Quando a Uepa nos procurou com a idéia de propor uma nova sinalização, topamos na hora. Uma empresa que representa uma marca de refrigerantes conhecida no mercado já tinha nos procurado para fazer a divulgação de um produto deles e pensamos em unir os dois nomes, mas avaliamos que a parceria com a Universidade renderia mais pela oportunidade de divulgar o trabalho que é desenvolvido na instituição junto ao grande público", justifica.

Ascom/Uepa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...