Total de visualizações de página

terça-feira, junho 28, 2011

Prefeitura de Belém revitaliza iluminação da Praça da República

A Praça da República é uma das mais belas e visitadas da cidade. O espaço abriga monumentos históricos, o Teatro da Paz, o Bar do Parque, o Teatro Experimental Waldemar Henrique e o Núcleo de Artes da UFPA. Pela sua grande representatividade histórica, a Prefeitura Municipal de Belém iniciou na manhã desta terça-feira (28), a revitalização da iluminação pública de todo o logradouro. As obras devem ser concluídas em até 45 dias.
De acordo com projeto apresentado pelo diretor da Divisão de Iluminação Pública (DIP) da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Guilherme Sanches, 440 pontos de iluminação serão substituídos e 182 novos pontos serão implantados, totalizando a instalação de 622 pontos. Também serão instalados 42 projetores. Esses equipamentos serão compostos por lâmpadas em vapor metálico de 150 ou 250 watts, que destacam melhor as cores, como o verde das árvores e do gramado. Para realização de toda obra, 20.960 metros de cabos serão utilizados.
 “A praça vai ganhar novos postes com design confeccionado exclusivamente para o logradouro e luminárias mais modernas e eficientes, com alto índice de vedação contra a entrada de poeira, vento e umidade. Isso garante a maior vida útil das lâmpadas que serão dispostas, a instalação de caixas de passagem das fiações em concreto, reforçadas para dificultar os furtos de fios de cobre na área e novos conectores”, explica Sanches.
Ao passear pela praça, sinais de vandalismo praticados no local são visíveis. Luminárias quebradas, fiações expostas pela tentativa de furto e ausência dos refletores que iluminavam o coreto de ferro, localizado às proximidades do Restaurante Popular, são alguns dos danos causados pelos vândalos, o que acarreta perigo aos visitantes e transeuntes do local.
Para Osvaldo Aires, que reside há oito anos próximo à praça, a segurança melhorou muito com a gestão do prefeito Duciomar Costa e principalmente com o apoio da Guarda Municipal, mas garante que o espaço estaria melhor se a população contribuísse com a preservação. “Há alguns anos aconteciam vários assassinatos nessa praça, mas com a Guarda aqui diminuiu a violência. Estamos vendo que a Prefeitura está fazendo a sua parte, como a retirada dos vendedores ambulantes do logradouro. Mas é necessário que a população preserve esse patrimônio histórico que é de grande importância para a sociedade”, afirma o morador.
Texto: Luiza Farias e Cristiane Paiva

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...