Total de visualizações de página

quinta-feira, junho 30, 2011

Primeira etapa do Portal da Amazônia será entregue em novembro

O prefeito Duciomar Costa esteve 'in loco' no canteiro de obras
do Portal da Amazônia e deu as boas novas à população
de que até novembro, muita coisa estará mudada e pra melhor
para o bem-estar da comunidade
O prefeito de Belém, Duciomar Costa, esteve na manhã desta quinta-feira (30) na orla que está sendo construída pelo município às margens do lendário Rio Guamá, no projeto Portal da Amazônia. Durante a visita, o prefeito acompanhou o andamento das obras, que estão adiantadas, e anunciou para novembro deste ano a conclusão da primeira etapa do projeto, que vai da Rua Veiga Cabral até a Munducurus.
Atualmente, cerca de 20 máquinas trabalham no local fazendo a terraplanagem da área e, ainda neste mês de julho, realizam a pavimentação do trecho que será entregue até novembro.
De acordo com o prefeito Duciomar Costa, esta é a primeira vez que o problema da falta de saneamento e de infraestrutra daquela área, que compreende o bairro do Jurunas e Guamá, é enfrentado. “Hoje nós estamos recuperando uma área que estava sendo degradadas há anos por madeireiras, fábricas de palmito, argila e portos. Estamos devolvendo para Belém a verdadeira frente da cidade, a vista para o rio, com mais qualidade de vida e infraestrutura para os moradores da região”, garantiu o prefeito.
Recentemente uma decisão do Ministério Público Federal pediu o embargo nos serviços do Portal da Amazônia, alegando atrasos e problemas na emissão das licenças ambientais expedidas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), feitas por etapa, e no processo licitatório para a construção da obra. Contudo, a Prefeitura não foi notificada oficialmente da decisão. Segundo o prefeito, se houver a notificação, o município irá recorrer, pedindo a suspensão da medida, a fim de não prejudicar o andamento das obras.

A OBRA EM ANDAMENTO...


Temos que respeitar o entendimento do Ministério Público Federal, mas a realidade é outra. As obras estão em ritmo acelerado e o fato de as licenças ambientais terem sido expedidas por etapa é algo bastante usual no Brasil. Não podemos prejudicar o andamento do projeto”, afirmou o chefe do executivo municipal, que lembrou grandes projetos brasileiros que tiveram questionamentos da Justiça, como a transposição do Rio São Francisco, no Nordeste, o Rodo-Anel, em São Paulo, e o prolongamento da Avenida João Paulo II, em Belém, esta já entregue pela gestão.

REMANEJAMENTOS...
Cerca de 675 famílias já foram remanejadas. Elas receberam indenização ou vivem de aluguel com o auxílio moradia oferecido pelo município, enquanto as unidades habitacionais que estão sendo construídas no local não ficam prontas. Outras 942 famílias devem ser remanejadas para a conclusão total do projeto. O atraso nas construções das residências no Portal da Amazônia, já vem sendo corrigido pela Prefeitura de Belém.
ATRASOS NAS CONSTRUÇÕES
DAS CASAS DA VILA
DA BARCA E DO PORTAL
 JÁ ESTÃO NA JUSTIÇA
A mesma empresa que construiu a primeira etapa das casas da Vila da Barca, e que provocou atraso na segunda etapa para concluir aquele residencial, foi a mesma que vinha construindo a casas aqui no Portal. Segundo o prefeito, a prefeitura recorreu em juízo cobrando atraso, e tem que se cumprido aquele tempo dos trâmites para se poder dar andamento. Para Duciomar Costa isso tem que ser resolvido de imediato, pois com a entrega das casas para os referidos remanejamentos, se evitará despesas extras com pagamentos de aluguéis de famílias que foram desalojadas na área de obras do Portal.
VALORIZAÇÃO POR INTEIRO
A orla da Estrada Nova valorizará as características locais e ambientais do Rio Guamá, proporcionando melhoria social e saneamento, além de incrementar o turismo e gerar emprego e renda. Entre os bairros contemplados pelo projeto estão Batista Campos, com o canal da Caripunas, Jurunas com o canal da Timbiras e Cidade velha com o canal da Bernardo Sayão.
OS BENEFICIOS QUE ESTÃO CHEGANDO
No planejamento consta a melhoria da drenagem urbana, com a recuperação de todo o sistema de microdrenagem da região, meio fio, boca de lobo, tubos de drenagem, poços de visita até limpeza urbana; infraestrutura viária com duplicação de vias, criação de áreas de estacionamento e ciclovias; infraestrutura de saneamento com ampliação e/ou implantação do sistema de água potável, esgotamento e o tratamento dos afluentes sanitários e a criação de uma Estação de Tratamento de Esgoto – ETE; sustentabilidade social e institucional, com moradores da região recebendo cursos de consciência sócio ambiental e profissionalizantes gratuitos para aumento da renda. Estas ações vão contribuir significativamente para a melhoria do IDH de Belém (Índice de Desenvolvimento Humano do Município).
A sub- bacia I está localizada na Avenida Bernardo Sayão, entre Veiga Cabral e Fernando Guilhon. Neste perímetro existem três canais: Bernardo Sayão, Caripunas e Timbiras. Atualmente, o canal da Bernardo Sayão, no perímetro Veiga Cabral à Fernando Guilhon, possui 1.060m de canal a céu aberto. Com a obra, passará a ter 1.240 m de galeria fechada. Já o canal da Caripunas terá 300m de galeria fechada. Por fim, o canal da Timbiras, que tem 620m de canal a céu aberto, passará a 690 m de galeria fechada, gerando um total de 2,4 quilometros de Macrodrenagem. Sobre as galerias, haverá projetos de paisagismo, revitalização de iluminação pública, ciclovias, quiosques, restaurantes, além de academias ao ar livre.
O SONHO JÁ É REALIDADE
Há décadas os canais da Bernardo Sayão, Caripunas e Timbiras, apresentam sérios problemas, como lixos e entulhos, comportas manuais e tubos obstruídos. Com a ação de Macrodrenagem isto irá mudar. A obra revitalizará os canais, propiciando a melhoria estrutural, para que possam comportar, de maneira eficiente, a maior quantidade de águas pluviais, de forma salubre. Assim, a PMB espera evitar alagamentos e a exposição das pessoas a doenças causadas pela falta de saneamento básico.

ENTREVISTA DO PREFEITO AO CORREIO
 JURUNENSE SOBRE OS ATRASOS
 NA CONSTRUÇÃO DAS CASAS
 E A AÇÃO DO MP NO PORTAL.
OBS: SÓ VOZ


Entrevista com o prefeito Duciomar Costa


ENTREVISTAS COM A COMUNIDADE

Entrevista com o morador Jurandir

Duciomar Costa percorreu trecho do Portal e se disse
satisfeito com o andamento embora a mesma
venha acontecendo em meio a entreveros aquie acolá

Já no canteiro de obras da Macrodrenagem, o perímetro compreendido entre
a Veiga Cabral e a Tamóios, as obras estão em pleno vapor
com a duplicação da pista da Av. Bernardo Sayão







Lideranças comunitárias, como João Cruz, presidente do Conselho
Comunitário e Josias Furtado, diretor do Complexo de Abastecimento
do Jurunas e que na oportunidade representou a SECON

Professor Jean e outro morador sr. Jurandir que possui mais de 50 anos
residindo no local. Elkes acreditam que o juiz
terá bom senso para rever a sua ação

No rosto de cada um a preocupação quanto a situação
criada com a ameaça de paralisação

Outros moradores presente ao Portal preocupado com a
possível paralisação. Eles querem a conclusão da mesma

Duciomar Costa com líderes comunitários e a comunidade que
foramlevar apoio ao gestor pela conclusão das obras

Radialistas marcaram presença no Portal



Entrevista com o presidente do Conselho
Comunitário do Jurunas, João Cruz



Texto: Thiago Melo e atualizada pelo CORREIO JURUNENSE
Fotos: Oswaldo Forte e CORREIO JURUNENSE

Entrevista comsom: CORREIO JURUNENSE

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...