Total de visualizações de página

quarta-feira, junho 29, 2011

Ophir Loyola implanta novo sistema de atendimento para usuário

O Hospital Ophir Loyola concluiu a primeira etapa de seu planejamento estratégico e encerrou esta semana os treinamentos práticos que inauguram um novo patamar de qualidade no atendimento aos usuários. Baseado na Política Nacional de Humanização (PNH), preconizada pelo Ministério da Saúde, o grupo de trabalho do hospital aplicou atividades de reciclagem dos servidores com técnicas de acolhimento e normas padrão de assistência ao perfil dos pacientes.
Na primeira etapa, foram priorizados o ambulatório e a unidade de atendimento imediato para paciente oncológico. Com esta ação, o Ophir Loyola pretende aumentar a qualidade dos serviços para os 17 mil usuários que recebe por mês de todos os 144 municípios paraenses e também de Estados vizinhos. Esta é uma das prioridades da nova gestão do hospital para garantir a excelência no atendimento.
Mudanças -  “Acolhimento e qualidade no atendimento aos usuários” é o tema do treinamento que começou no último dia 20. A programação tem como objetivo exatamente discutir e melhorar o atendimento prestado ao paciente. Todo o conteúdo ministrado visa garantir o novo formato de atendimento que será implementado a partir de julho.
Entre os temas abordados no treinamento estão “Acolhimento nas práticas de produção de saúde”; “Construção de práticas de saúde e qualidade no atendimento ao usuário”; “Gerenciando conflitos” e “Normas de acesso no HOL”. Tudo voltado para valorizar práticas de saúde que humanizem o atendimento ao usuário. “Será uma constante buscarmos nosso melhor como profissionais e ratificarmos nossa referência em todos os aspectos”, explica a diretora geral do Hospital Ophir Loyola, Graça Jacob.
A coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização, Laídes Barros, fez em sua palestra uma abordagem sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e a implementação da Política Nacional de Humanização, que está entre as ações de destaque adotadas para melhorar as condições de funcionamento do hospital.
Qualidade - A PNH, criada em 2003, é um conjunto de ações para fortalecer os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando vínculos solidários entre gestores, trabalhadores e usuários. “Os trabalhadores de saúde são os verdadeiros construtores do SUS, pois eles podem mudar a cada dia a realidade atual e fortalecer a rede de atenção no sistema público de saúde”, disse Laídes Barros.
A coordenadora destacou ainda as diretrizes da PNH, como a inclusão, acolhimento, valorização dos profissionais e defesa dos direitos dos usuários. No Hospital Ophir Loyola, o GTH existe desde 2002; além disso, a instituição também faz parte da Câmara Técnica de Humanização, implantada em 2009 e formada por hospitais públicos do Estado.
Esta é a primeira etapa do treinamento, promovido pela Divisão de Seleção e Treinamento/ Recursos Humanos e GTH do hospital. Cerca de 190 participantes estão divididos em seis turmas. O público-alvo é formado por profissionais da recepção, agentes administrativos e de portaria, auxiliares operacionais e técnicos de enfermagem, de diversos setores do hospital, como radioterapia, Unidade de Atendimento Imediato, ambulatório, laboratório e nutrição, dentre outros.
Para Sueli Bacelar, da área administrativa da radioterapia, o treinamento é de extrema importância, porque o funcionário deve ter total interesse em se sentir responsável na produção de saúde e na qualidade do atendimento ao usuário. As atividades prosseguem durante toda esta semana, das 8 às 13 horas e das 14 às 19 horas, e também entre os dias 4 e 7 de julho, na sala multiuso da radioterapia.

Diane Maués – Hospital Ophir Loyola

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...