Total de visualizações de página

quarta-feira, junho 29, 2011

Municípios discutem projetos para desenvolvimento de portos

 (Esq p/ dir) Anivaldo Vale, Duciomar Costa, José Baka
 (prefeito de Paranaguá), Ivanildo Pontes
(Fiepa) e João Paulo Papa (prefeito de Santos)
O crescimento econômico das cidades portuárias do norte do país foi o tema principal do Encontro Regional da Associação Brasileira de Municípios Portuários (ABMP), que ocorreu nesta terça-feira (29), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa). Representantes nacionais da ABMP, dos governos estaduais e municipais da região discutiram a criação de projetos e políticas públicas para o desenvolvimento do setor.
De acordo com o presidente da ABMP, e prefeito de Santos, João Paulo Papa, o tema é estratégico para o crescimento da economia nacional. “Se todos os municípios estiverem com a infraestrutura necessária nos seus portos, a economia de todo o país será fortalecida. Por isso a ABMP busca estreitar o relacionamento entre essas cidades, a fim de unir forças para cobrar projetos do Governo Federal”, afirmou Papa.
O prefeito de Belém, Duciomar Costa, participou do encontro e ressaltou o potencial fluvial da região, bem como de Belém e suas ilhas. “O norte possui grandes rios e portos estratégicos para a economia global. Diversas operações podem ser realizadas através desses rios. É preciso investir em infraestrutura para se aproveitar todo esse potencial”, ressaltou o prefeito da capital paraense.
Durante o encontro foi apresentado o projeto Norte Competitivo, da Fiepa. Por meio deste projeto, a Federação realizou um estudo sobre os portos da Amazônia Legal, produzindo um planejamento de logística e infraestrutura para o transporte de cargas na região para os próximos 10 anos. O projeto faz um raio-x das necessidades locais, levando em consideração os produtos e cadeias produtivas. De acordo com o estudo, se não houver investimentos nos portos, o setor entrará em colapso.
João Paulo Papa fala para os presentes
Um dos projetos que traria novos investimento para infraestrutura portuária foi retirado da pauta do Congresso Nacional, segundo João Paulo Papa. A emenda constitucional criaria um Fundo Nacional dos Municípios Portuários, que arrecadaria 2% dos lucros federais recolhidos pelo Imposto de Importação das cargas transportadas. A porcentagem seria distribuída entre os municípios que tivessem projetos a serem a desenvolvidos.
O presidente da ABMP disse que medidas assim ajudariam a aumentar a competitividade dos portos brasileiros.  Ele afirmou que projetos como estes serão cobrados pela Associação, junto com os municípios que possuem portos.
Um novo encontro da ABMP, com os prefeitos e representantes municipais e estaduais de todas as regiões, acontecerá em agosto, em Itajaí (SC).

Texto: Thiago Melo
Fotos: João Gomes

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...