Total de visualizações de página

terça-feira, junho 28, 2011

Sema prepara Marapanim para o Projeto Ação Verão

Uma ação preparatória do Projeto Ação Verão nos principais balneários paraenses teve início no município de Marapanim. A iniciativa é da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), por meio da Coordenadoria de Capacitação e Educação Ambiental (Ceam), e ocorrerá no período que antecede as férias de julho em sete municípios e um distrito paraense. A idéia é preparar representantes do poder público municipal, donos de barraca e bares, para que possam receber o grande fluxo de veranistas sem que haja danos ambientais nas praias.
A equipe de Educação Ambiental esteve no município de Marapanim nos dias 21, 22 e 23 de junho e sensibilizou o público com cuidados preventivos sobre o meio ambiente, principalmente sobre o lixo. José Ailton, administrador de Marudá, acredita que a ação preparatória é muito importante porque “conhecer nunca é demais e se as pessoas absorverem pelo menos 10% do conhecimento, já está atingido o objetivo”, disse.
Com o slogan “Verão só curtição, combina com natureza sem poluição”, elaborado por uma estudante do Ensino Médio em um concurso realizado pela Sema, as técnicas da Ceam realizaram reunião com os representantes dos principais segmentos sociais da comunidade local e também com estudantes da escola Teresa Braga, em Marudá e Eneida Pinto Lisboa, em Camará. O objetivo da reunião foi apresentar os resultados do diagnóstico do Projeto Ação Verão de 2010.
Com esses dados em mãos, foi possível estabelecer um parâmetro que servirá para as ações deste ano. A coordenadora do Projeto em Marapanim, a socióloga da Sema Doraci Lopes, destacou as atividades que serão realizadas em julho e fez a correlação com as informações do diagnóstico da ação no ano passado.
O Secretário de Meio Ambiente de Marapanim, Afonso Guimarães, falou das necessidades colocadas pela comunidade e avaliou a iniciativa da Sema em dar retorno sobre o trabalho realizado em 2010.  “A comunidade fica envaidecida em ver que as pessoas se preocupam com suas necessidades e sugere que as ações sejam também fora do período das férias para que a comunidade veja que os órgãos públicos estão preocupados não só com os turistas, mas com a comunidade durante o ano todo, independente de férias e feriados”, comentou.
Doraci também informou algumas questões que estão sendo encaminhadas por instituições parceiras sobre as necessidades enfrentadas pelo município e ainda verificou  a possibilidade de parceria municipal para a realização do Projeto Ação Verão 2011.
A técnica da Sema Izabele Carvalho falou sobre resíduos sólidos com base na lei 12305, de 2 de agosto de 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Na oportunidade, Pedro Benedito Sousa, coordenador da vigilância sanitária da Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente (Sesma), deu orientações sobre manipulação de alimentos para os participantes.
Para o presidente da Associação Comunitária dos Moradores da Praia de Crispim, Luis Claudio de Sousa, o evento foi essencial por aproximar os empreendedores locais da secretaria: “Se a Sema desenvolver essas ações de forma permanente será muito importante, quanto mais vezes a Sema vier, maior a credibilidade e apoio da comunidade”, acreditou.
A atividade contou com a presença do representante do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Icmbio), Eber Costa, e o representante da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Abdon Gomes. A secretária de Turismo do município, Fátima Koury, aproveitou a oportunidade para destacar o potencial turístico do município e a importância da educação ambiental no trabalho integrado. “Agradeço a presença da Sema. A educação ambiental tem que ser obrigatória entre todos os segmentos. É preciso trabalhar e difundir no município. Estou disposta a ser parceira nesse desafio.”, revelou. A Ação Verão em Marapanim acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de julho de 2011, nas praias de Marudá e Crispim.



Ascom Sema

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...