Total de visualizações de página

quarta-feira, junho 29, 2011

Comitê Olímpico Brasileiro vistoria Ginásio Altino Pimenta




Uma equipe do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) vistoriou, nesta quarta-feira (29), as instalações do Ginásio Maestro Altino Pimenta, no bairro do Umarizal, em Belém. A delegação composta por cinco pessoas está há três dias na capital paraense, uma das seis cidades candidatas a sediar os Jogos Estudantis Brasileiros (JEB’s), que será realizado em novembro de 2013 com público estimado em quase cinco mil pessoas, entre alunos e educadores do setor público e privado.
 O COB avaliou a estrutura física do Altino Pimenta. Desde a quadra de esportes, a banheiros, vestiários, salas de reunião, iluminação, placar e opções de acesso ao local. Segundo André Matos, um dos representantes do Comitê, o ginásio é acolhedor e tem condições de abrigar as modalidades de volei e basquete feminino, além de algumas lutas como o Tai Ken Dô. Ainda de acordo com ele, a capital paraense começou bem na disputa. “A cidade tem chance de ser uma das sedes dos JEB’s. No início 36 cidades concorriam, hoje são apenas seis e Belém é uma delas”, explica o integrante do COB. 
 O Espaço Esportivo e Cultural “Maestro Altino Pimenta” foi inaugurado em 1999. Com capacidade para receber cerca de 600 pessoas nas arquibancadas, ele foi revitalizado pela primeira vez em 2009 e a segunda reforma está prevista para acontecer até o final deste ano. “O município tem todo o interesse em abrigar os JEB’s e, portanto, está disposto a reformar o ginásio já seguindo as recomendações do COB”, informa o secretário municipal de Esportes, João Amaral.
 Antes de passar pelo Altino Pimenta, os integrantes do COB já haviam visitado o ginásio do Ciaba. Depois eles seguiram para os ginásios do Sindicato dos Bancários e do SESC Doca. Pela manhã, o Comitê vistoriou o ginásio João Paulo II (antigo Abacatão), em Ananindeua; o Estádio Olímpico Mangueirão, os equipamentos na Tuna Luso Brasileira, a Ufra e a Uepa.
 Nesta quarta-feira (30), último dia da vistoria do COB em Belém, o representantes do Comitê avaliarão as condições dos ginásios das escolas particulares da cidade.  Eles passarão pelos colégios: Gentil Bitencourtt, Santa Catarina, Nazaré, Moderno, Santa Rosa e Ideal.
 Ainda segundo o COB as recomendações feitas nos equipamentos esportivos e nos espaços que vão abrigar as delegações serão encaminhadas ao Comitê Estadual dos JEB’s. Belém foi a primeira a ser vistoriada das seis cidades selecionadas para sediar os JEB’s. A divulgação oficial das cidades-sedes dos jogos sai em outubro deste ano.
No Pará, três das quatro etapas regionais para os Jogos Estudantis Brasileiros já aconteceram e reuniram quase dois mil alunos. A última etapa está marcada para acontecer esta semana nos municípios de Breves, Castanhal e Curionópolis. Os vencedores disputam em setembro, em Belém, as vagas para a competição nacional.

Texto: Ieda Ferreira
Fotos: Adriano Magalhães

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...