Total de visualizações de página

terça-feira, junho 28, 2011

Instituições do Estado fazem reunião do Programa de Qualidade na Gestão

O uso das redes sociais como instrumento de gestão pública e o esforço conjunto de diversas entidades no combate à fome no Pará foram os principais temas da quinta reunião do núcleo regional do Programa de Qualidade na Gestão (PQG), gerenciado pela Secretaria de Estado de Administração (Sead). O encontro ocorreu nesta terça-feira (28), no auditório da Imprensa Oficial do Estado (Ioepa).
O secretário de Estado de Comunicação, Ney Messias, falou sobre “Redes sociais no processo de gestão pública” e a secretária executiva do Comitê de Entidades Públicas e Privadas no Combate à Fome (Coep), Virgínia Barros, explicou como funciona a entidade e o trabalho desenvolvido para elaborar ações voluntárias que garantam alimentação digna para milhares de paraenses necessitados.
Durante sua palestra, Ney Messias falou aos servidores que ainda não estão inseridos na comunicação digital. Segundo o secretário, os funcionários do Estado também são gerenciadores de conteúdo e podem, assim, por meio da internet, contribuir para a transparência na gestão, que é uma das diretrizes do governador Simão Jatene. O domínio das redes sociais, garantiu, não é tão difícil quanto pode parecer a alguns; além disso, continuou, não há saída: todos devem estar inseridos nas mídias sociais.
O secretário apresentou os projetos digitais elaborados e desenvolvidos pelo governo do Estado, citando ações como a reestruturação do site da Agência Pará de Notícias, o perfil do Governo do Pará no Twitter, o blog Pará Responde, o canal do Youtube, os hot sites e os projetos Bizzu e Tucupix, entre outros. Graças a essas ferramentas digitais, o governo paraense é o único do país a usar a Comunicação 2.0, relação direta com o cidadão e a sociedade.
Ney Messias disse ainda que os servidores que tiverem dificuldades para aderir às mídias sociais podem solicitar treinamento na Secom. “No máximo em dez minutos o funcionário estará apto para “twittar”, “facebookar” e ser um gerenciador de conteúdo, facilitando assim a melhoria da comunicação e a transparência na gestão”, reforçou.
Transformação – A secretária executiva do Coep falou sobre o Comitê de Entidades de Combate à Fome e pela Vida, iniciado a partir de iniciativa do sociólogo Herbert de Sousa, o Betinho. O movimento, em todo o Brasil, é formado por uma rede virtual que trabalha com organizações, comunidades e pessoas transformando aprendizados e práticas em metodologias de desenvolvimento social.
“O maior problema social é a fome, e a partir desta nasce a ‘fome’ pelas outras coisas”, disse Virgínia Barros, assegurando que as organizações podem destacar recursos financeiros de investimento social para atendimento às necessidades das comunidades. A mídia no Brasil é fatídica, disse ela. “Precisamos gritar que tem gente que faz o bem. O Coep visa esse olhar para fora, para a sociedade. Precisamos mostrar o que é bom”, concluiu.
Durante a reunião, aberta pela secretária adjunta de Estado de Administração, Ruth Pina, a diretora de Desenvolvimento de Gestão da Sead, Bernadete Dela Flora, fez um apelo solicitando agilidade das instituições no processo de elaboração e implementação do Plano de Melhoria da Gestão. A diretora administrativa e financeira da Ioepa, Michelly Freire, falou, por sua vez, da busca pela excelência e organização com a adoção de práticas de qualidade. Ela informou ainda que a Imprensa Oficial implantando a norma de conformidade ISO 9001.

Ascom Sead

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...