Total de visualizações de página

terça-feira, julho 05, 2011

CURTAM ESTAS NOTÍCIAS VARIADAS. UMA DELAS PODE SATISFAZER A SUA VONTADE:

Pará participa da XII Fenearte
Encerra, no próximo domingo, 10, a XII Feira Nacional de Negócios do Artesanato (XII Fenearte). Artesãos brasileiros e de mais 35 países participam do evento, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife, a capital do Estado. E o Pará também está na Fenearte. A Diretoria de Economia Solidária (Decosol), da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Renda (Seter), montou um estande com a produção de mais de 50 artesãos e produtores de diversos municípios do Estado.
São objetos decorativos, luminárias, os famosos brinquedos de miriti, objetos confeccionados com palha e galhos secos, cuias, cheiros do Pará, patchouli, colares regionais e, claro que não poderiam faltar, as peças em cerâmica marajoara e tapajônica. Segundo os organizadores, a Fenearte recebe este ano mais de cinco mil expositores com um investimento de R$ 3,5 milhões. Cerca de 270 mil pessoas devem passar pelo Centro de Convenções. Outras informações sobre os programas de apoio ao artesanato paraense podem ser obtidas na Decosol, na avenida Alcindo Cacela, 1982 B, bairro de Nazaré, em Belém. Os telefones são: (91) 3222-2405 e 3225-3361. Ou ainda na homepage da Seter: www.seter.gov.pa.br. E as informações sobre a XII Fenearte estão no site www.fenearte.pe.gov.br/2011/a-feira.
Sema faz manutenção
na sua rede de estações
meteorológicas no Pará
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), vai aproveitar a época menos chuvosa e iniciará as campanhas para manutenção da sua rede de Estações Meteorológicas Automáticas ou PCD's (Plataformas de Coleta de Dados), iniciando pelo sudeste do estado do Pará. O sudeste do Pará tem necessidade de informações climáticas precisas, principalmente, devido a chegada do período de altas temperaturas, em que os incêndios florestais são mais frequentes.
As informações meteorológicas irão auxiliar na elaboração das previsões climáticas e de tempo para o Pará, que já vêm sendo realizadas pelos meteorologistas da Diretoria de Recursos Hídricos (Direh), da Sema. A Sema vai realizar a manutenção na rede de estações disponibilizando técnicos em meteorologia e oceanografia, com experiências em atividades de campo, principalmente, em atuações de monitoramento.
Os municípios de Tailândia e Marabá vão receber o trabalho no início do mês de julho e, depois na segunda campanha, nos municípios de Canaã dos Carajás e Redenção, para a reativação das estações que estão paradas por problemas técnicos. Após essas atividades, as próximas campanhas de manutenção nas estações meteorológicas deverão ocorrer no sudoeste do estado - no município de Jacareacanga – e, a seguir, na calha norte e no nordeste paraense.

Ascom Sema
Funpapa promove
Encontro de Famílias
do Cras Pedreira
Luana Santos-Ascom Funpapa Foto: Ascom Funpapa

Mostrar a participação e a importância dos usuários do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Pedreira, é o objetivo do II Encontro de Famílias que a Fundação Papa João XXIII (Funpapa) promoveu nesta terça-feira,05, no auditório da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer. O encontro é destinado a pessoas que recebem auxílio do Bolsa Família ou outro benefício e àqueles que se interessarem pelas atividades desenvolvidas no Centro.
No encontro os cerca de 200 participantes assistiram a uma sessão audiovisual, que apresentou todas as atividades desenvolvidas no Cras durante o primeiro semestre, como a visita à fábrica de Refrigerantes da Coca Cola, passeio ao Parque Ambiental do Utinga, I Encontro de Famílias, comemoração do Dia das Mães, Concurso de Forró, Festa Junina, e cursos profissionalizantes entre outros. Além disso houve apresentações de dança do ProJovem e dos Idosos, mostra de trabalhos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), exposição de materiais de artesanato produzidos pelos usuários do Cras e  ainda um jogo com o Grupo de Escoteiros, sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s).
A assistente social Cristina Souza enfatiza que as atividades do Cras servem para fortalecer a política da assistência social, pois todas as ações são voltadas para atender as famílias nas necessidades básicas.
Além do Encontro, houve a abertura da Colônia de Férias 2011.A primeira atividade,“Lavando a Alma” ,será realizada amanhã,6, com atividades esportivas e de lazer e um banho de piscina sob a supervisão de salva-vidas.
Sema convoca para
audiência pública
 sobre instalação de
 nova fábrica no Estado
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) publicou, no Diário Oficial do Estado do Pará, edital de convocação para audiência pública sobre projeto de extração de calcário e fábrica de cimento de responsabilidade da empresa Votorantim Cimentos N/NE S/A, no município de Primavera, que ocorrerá no dia 2 de setembro, a partir das 9h, no Ginásio municipal Dr. Almir Gabriel, na PA 446, km 1, bairro Cardosão.
Os ministérios públicos estadual e federal, autoridades federais, estaduais e municipais; órgãos públicos e privados; instituições governamentais e não governamentais; e a população em geral estão convocados pela Sema para que estejam presentes na audiência, que vai informar ao público os potenciais impactos ambientais do projeto de extração de calcário e fábrica de cimento, para atender disposições legais sobre a participação popular nas decisões ambientais, possibilitar a discussão e o debate sobre o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) e ainda subsidiar o parecer técnico a ser emitido pela Sema, com a finalidade de licenciamento ambiental.
O Relatório de Impacto de Meio Ambiente (Rima), do Projeto Primavera/Votorantim, apresentado à Sema para fins de licenciamento ambiental e obtenção de Licença Prévia (LP), prevê uma área construída de 56 hectares para a fábrica de cimento e 331 ha para a mina de calcário. O método de exploração será o de lavra a céu aberto, com escavação mecânica. Há estimativas de produções anuais de 1.550.000 toneladas de minério bruto e 1.200.000 toneladas de cimento, com vida útil da mina de 55 anos. O início da operação do empreendimento está previsto para o final de 2012.
O Rima está a disposição dos interessados para consulta na biblioteca da Sema, à travessa Lomas Valentinas, 2717, bairro do Marco, e no site www.sema.pa.gov.br no link Relatório de Impacto Ambiental.
Ascom Sema
Sepaq esclarece informações
 sobre Carteira de Pescador
O Secretário de Pesca e Aquicultura do Pará, Asdrubal Bentes, esclareceu nesta terça-feira, 5, a polêmica questão da emissão da carteira de pescador, situação que tem trazido a Belém centenas de pescadores de várias regiões do país. Em entrevista à imprensa, Asdrubal reafirmou que tanto a emissão da  carteira, como o recadastramento dos pescadores e o pagamento do Seguro Defeso são de competência da Superintendência de Pesca e Aquicultura do Pará, órgão que representa o Ministério de Pesca e Aquicultura no Estado, e que fica localizado na avenida Almirante Barroso, 5384, bairro do Sousa, cujo superintendente é Fernando Lauande.
A Sepaq tem como objetivo atender às colônias de pescadorees, associações nos diversos municípios do Estado promovendo o incremento da atividade pesqueira, levando assistência técnica e orientação através de sua equipe de técnicos, ensinando o homem do interior a pescar de forma sustentável, a criar o peixe e a preservar a espécie, além de outras funções, como dar infraestrutra aos pescadores, construindo mercados, fornecendo geleiras e promovendo cursos para instruir o aprendizado do pescador em todas as regiões do Pará.
Recentemente (Abril/2011), a Sepaq iniciou a chipagem dos peixes, marcação executada na Estação de Psicultura de Santa Rosa, em Santarém, sendo o primeiro estado do Brasil a usar esta tecnologia de identificação genética por meio de análise de DNA, em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). E, também, promoveu o povoamento de alevinos, orientando o pescador a não capturar o peixe antes da primeira reprodução.
Sérgio Noronha - Ascom/Sepaq
Uepa seleciona 82 para
 mestrado em
Ciências Ambientais
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, em nível de Mestrado, da Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulgou, nesta segunda-feira, 4, o resultado de sua seleção para alunos especiais referentes ao ano acadêmico de 2011. Para participar do certame, foi exigido dos inscritos diploma de curso superior de graduação ou pós-graduação de qualquer área do conhecimento. O resultado pode ser consultado no site da instituição: www.uepa.br.
A matrícula dos aprovados deve ser feita entre os dias 6 e 7 de julho, das 8h às 14h, na secretaria do Programa, que fica no Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da Uepa. De acordo com o edital do concurso, o procedimento poderá ser efetivado por procuração, mas somente nesse período, sendo que quem perder o prazo perde também, automaticamente, a vaga conquistada.
No total, foram preenchidas 82 das 89 vagas ofertadas no processo seletivo para as seguintes disciplinas: Interação solo-planta-atmosfera; Educação ambiental e desenvolvimento sustentável na Amazônia; Ecologia dos ecossistemas amazônicos; Políticas públicas e gestão ambiental; Monitoramento e conservação ambiental; Análise e avaliação de impactos ambientais; Modelagem ambiental aplicada ao ambiente amazônico; Biotecnologia aplicada ao ambiente amazônico; Geomática aplicada ao monitoramento amazônico; Entomologia ambiental; Práticas de campo em Ciências Ambientais; Epidemiologia e controle das doenças tropicais amazônicas.
 Serviço: As matrículas para alunos especiais aprovados ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, em nível de Mestrado, da Uepa, devem ser feitas entre os dias 6 e 7 de julho, das 8h às 14h, na Secretaria do Programa, que fica no CCNT (Trav. Enéas Pinheiro, 2626, Marco). Informações: (91) 3276-9511 Ramal (213).

Carolina Menezes - Ascom/Uepa
Novo equipamento garante
mais agilidade nacoleta por
 aférese do Hemopa
 Plaquetaférese é um procedimento especial de doação, que permite a retirada de apenas um componente do sangue – as plaquetas – células que auxiliam a coagulação normal. Esse trabalho é feito com o auxílio de uma processadora automática, onde as plaquetas serão separadas e enviadas para uma bolsa plástica própria para conservação das mesmas. O setor do Hemopa que oferece atendimento nessa área acaba de adquirir mais uma máquina, o que tornará o serviço ainda mais ágil.
Implantado em abril de 1998, o procedimento de Plaquetaférese Transfusional é indicado, principalmente, em pacientes com risco de hemorragias. Além de não oferecer perigo de contaminação de doenças ao doador, a Plaquetaférese oferece a vantagem de um único doador retirar 10 unidades de produto mais concentrado, diminuindo a possibilidade de reação adversa no paciente, uma vez que a coleta convencional de sangue utiliza vários doadores para retirar o quantitativo que a Aférese retira de um único indivíduo.
Esse doadores são acionados de acordo com a necesidade da demanda hospitalar. Segundo a titular da Gerência de Coleta de Doadores, Nelma Chaves, mais de 80% dos acionados atendem a convocação do hemocentro. Vale lembrar que o horário de coleta no Hemopa vai de segunda a sexta-feira, das 8h àd 13h. Mais informações pelo serviço 0800 280 8118.

Vera Rojas - Ascom/Hemopa
Presidente da Funpapa
 ganha prêmio de
Personalidade
Solidária do Ano
A presidente da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Maria Costa, foi uma das homenageadas durante a Feijoada Solidária Summer World promovida no último domingo,3, pelo Conselho Especial de Eventos. O Conselho, presidido pela advogada Lucy Gorayeb Mourão concedeu a Maria Costa, menção honrosa e comenda de Personalidade Solidária do Ano.
O prêmio é mais um ato de reconhecimento das atividades que Maria Costa desenvolve há 24 anos atuando na linha de frente do trabalho social.  Péricles Castro, diretor social do Conselho, afirma que o prêmio é uma forma de retribuir o carinho e atenção que a presidente da Funpapa dedica à população carente.
Lucy Gorayeb, presidente do Conselho que há 10 anos realiza ações filantrópicas, afirma que a escolha de Maria Costa para Personalidade Solidária foi uma questão de ser justa com as pessoas que fazem o bem. “É com todo o direito que ela mereceu ser lembrada por nós. É uma pessoa dinâmica, que trabalha com amor e dedicação, colocando o trabalho em primeiro lugar. Foi escolhida por unanimidade pelos nossos diretores, que só fizeram justiça à capacidade que ela tem de realizar o trabalho com perfeição”.
Em agradecimento, Maria Costa declarou que tem a missão de ajudar quem precisa. “É um trabalho árduo, mas é gostoso. Não tem coisa melhor do que ver aquilo em que você acredita dando certo e as pessoas saindo da área de vulnerabilidade que elas se encontram. E eu quero sempre caminhar pra frente, nunca recuar”.
 A tradicional feijoada solidária contou com a participação de aproximadamente 80 pessoas e teve sua renda revertida para doações ao Abrigo João de Deus, que acolhe idosos e as Creches Colorindo a Vida e Menino Jesus III, que cuidam de crianças e adolescentes com câncer.

Texto: Luana Santos -Ascom Funpapa
Edição:Comus
Inscrições para a
Corrida de Mosqueiro
As inscrições para a tradicional Corrida de Verão de Mosqueiro vão até esta sexta-feira, dia 08. A competição começa às 7h e, a exemplo de anos anteriores,será realizada em parceria com a Federação Paraense de Atletismo. A corrida terá dois percursos: um de 05 km, para adolescentes entre 14 a 17 anos e outro de 10 km para o público adulto. A concentração inicia a partir das 6h da manhã com largada do Pórtico da Ilha e, no mesmo horário, da Praia do Murubira para os competidores mais jovens.
Segundo o Coordenador de Esporte da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), Rui Baeta, o trajeto também não mudou. Do Pórtico, os atletas seguem pela PA 391; trevo do Mosqueiro; Rua da Vila Nova; Av. Beira Mar; Porto Arthur e Chapéu Virado, com premiação de todos os atletas com troféu e medalha no Caramanchão.
De acordo com o secretário de Esporte do Município João Amaral a expectativa deste ano é que a competição reúna cerca de 300 competidores, 50 a mais do que no ano passado.
Serviço: Não há taxa de inscrição e são necessárias cópias dos documentos de Identidade e CPF. As inscrições podem ser feitas na Coordenação de Esporte na sede da Sejel, na Av. Pedro Miranda, s/n, entre Pirajá e Enéas Pinheiro ou na Federação Paraense de Atletismo, que fica na Enéas Pinheiro, nº 1778. Outras informações pelo telefone 3213-7016.
Banpará reduz taxa de
juros para servidores
Desde o dia 1º deste mês os cerca de 100 mil servidores públicos estaduais contam com a redução nas taxas de juros cobradas pelo Banco do Estado do Pará (Banpará). As tarifas que antes variavam de 1,8% a 3,6%, com o prazo de apenas 72 dias, agora variam de 1,5% a 1,8% ao mês com prazos de até 100 meses para o pagamento.
O presidente do Banpará, Augusto Sérgio Amorin Costa, explica que o banco pratica taxas competitivas em relação aos demais bancos e em alguns casos, segundo ele, elas ficam abaixo das praticadas pela concorrência. “Reduzimos nossas taxas de juros e ampliamos os prazos para o empréstimo consignado a servidores do Estado”, ressalta.
Prestes a completar 50 anos de existência, o Banpará anuncia outras medidas, como as novas linhas de crédito. “Teremos foco especial no público de Pessoa Jurídica, com linhas específicas. Deveremos inaugurar em Belém, também para esse público, uma agência personalizada para atendimento exclusivo desses clientes".
Todas essas ações ocorrerão simultaneamente ao plano de expansão do Banco. “Pretendemos expandir nosso campo de atuação, levando nosso atendimento para pelo menos mais 28 municípios onde ainda não estamos presentes, contribuindo, desta forma, para inclusão bancária da população do Estado e democratizando o crédito”, garante o presidente.
Portabilidade - Apesar de estar prevista para janeiro de 2012, na prática a portabilidade foi antecipada, uma vez que foi concedida a outros Bancos a possibilidade de ofertar empréstimo consignado aos funcionários públicos do poder executivo. “Diante disso iremos acelerar o aprimoramento de nossos processos internos, atualizando nossos produtos e serviços, visando torná-los mais atrativos. Priorizaremos a qualidade do atendimento e reforçaremos a imagem do Banpará como um banco genuinamente paraense, que gera renda e reverte seu lucro em prol do estado do Pará”, finaliza o presidente do Banpará.
Bruna Campos – Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...