Total de visualizações de página

quarta-feira, setembro 28, 2011

Semana do Coração destaca importância da alimentação saudável

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Coração - 29 de Outubro - a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará alerta para os cuidados que a população deve ter para evitar doenças cardiovasculares. Uma alimentação balanceada é um dos caminhos para prevenir infarto, derrame cerebral, hipertensão arterial, colesterol, triglicérides, má circulação sanguínea e obesidade.
Segundo Elizabeth Caetano, cardiologista da Santa Casa, adotar hábitos saudáveis, como praticar exercícios, não fumar e comer frutas, verduras e legumes diariamente, diminui o risco de doenças cardíacas em até 80%. “A alimentação adequada se preocupa com algumas questões importantes: o que, quando, quanto e como consumir os alimentos”, destaca a médica.
Para Ciléa Ozela, nutricionista da Santa Casa, uma boa nutrição é vital para combater doenças cardíacas. “Há uma farta lista de alimentos que integram o time dos melhores amigos do coração, por terem muitos nutrientes, capazes de blindar esse músculo vital contra os principais ataques. São alimentos que estão presentes na culinária paraense, são baratos e fáceis de encontrar em qualquer feira da cidade”, informa.
Ciléa Ozela cita alguns alimentos da região que auxiliam na prevenção de doenças cardíacas: o peixe tamoatá, rico em Omega 3, que pode ser consumido cozido na água e sal ou no tucupi - basta ter cuidado com a quantidade de sal; o açaí e a acerola, ricos em fibras que melhoram a circulação gastrointestinal - sem abusar do açúcar e da farinha, e o jambu, vegetal rico em fibras solúveis, que ajudam a diminuir o nível de colesterol ao interferir na absorção de diferentes tipos de gordura no intestino.
A nutricionista aconselha ainda a ingestão de berinjela, que também ajuda a reduzir o colesterol, e de pupunha, rica em vitamina A, que faz bem para a pele e os olhos. “O importante é que as frutas, legumes e hortaliças estejam sempre presentes na alimentação de quem quer ficar longe das doenças do coração”, conclui Ciléa Ozela.
Alessandro Borges - Santa Casa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...