Total de visualizações de página

terça-feira, setembro 20, 2011

Semana Acadêmica da Uepa em Igarapé-Açu discute Ciência e Educação

A abertura da VIII Semana Acadêmica do campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Igarapé-Açu, reuniu alunos, professores, servidores e estudantes do Ensino Médio de escolas públicas da região no auditório da universidade, na manhã da última segunda-feira, 19. A reitora Marília Brasil Xavier declarou aberta a atividade, que segue até sexta-feira (23) discutindo o tema "Ciência, Tecnologia e Educação: Formando Profissionais para o Século XXI".
“O tema é importante para corrigir uma visão distorcida de que não se faz Ciência e Tecnologia sem Educação. Nós precisamos fazer isso e envolver o maior número de pessoas no Estado. O nosso compromisso é com a Educação Superior”, afirmou Marília Brasil, que lembrou à plateia a importância de se apropriar dos diferentes conhecimentos aliados a utilização sustentável dos recursos naturais para desenvolver uma civilização.
Marília Brasil também participou da mesa redonda de abertura da Semana, que discutiu o tema central do evento, ao lado do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Ronaldo Araújo e João Manoel Malheiro, respectivamente. A reitora da Uepa falou sobre as pós-graduações na instituição, formas de acesso aos estudantes, além de programas de incentivo ao intercâmbio, como o Ciência Sem Fronteiras, do Governo Federal.
Programação
“Este ano, a Semana Acadêmica vem mostrar para vocês o quanto nós caminhamos, como temos pensado a formação de professores e como os acadêmicos têm realizado suas atividades. Os mini-cursos e as exposições vêm refletir mais um ano de trabalho”, disse o coordenador do Campus X, Emerson Gomes.
A programação, segundo Emerson, é voltada tanto para alunos e professores da Uepa, quanto para alunos dos ensinos Fundamental e Médio. “Na segunda, teremos palestras à tarde e à noite e exposição de trabalhos em posteres. De terça a quinta-feira, os próprios acadêmicos da Uepa ministrarão os mini-cursos e oficinas, em nove escolas estaduais e municipais”, explicou Gomes.
Na sexta-feira, 23, um dos destaques do último dia de programação será o relato de experiências dos ministrantes sobre o que foi produzido durante a Semana, dentro e fora da Uepa. Para o aluno do oitavo semestre de Pedagogia, Eliton Araújo, as Semanas Acadêmicas refletem um momento de aproximação entre os alunos da Uepa e a comunidade. “A Uepa em Igarapé-Açu tem um papel fundamental na extensão. O que a gente aprende em sala de aula é mostrado para a comunidade. Estamos com 100% das vagas preenchidas nos mini-cursos e oficinas e nós, alunos, já temos uma vivência acadêmica para ministrar palestras. Tudo isso reflete a formação, a pesquisa e a extensão”, finalizou o aluno.
Ize Sena - Ascom Uepa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...