Total de visualizações de página

terça-feira, setembro 20, 2011

Governo faz simulação de segurança para o jogo Brasil e Argentina nesta terça-feira

O Governo do Estado do Pará realiza, nesta terça-feira, 20, a simulação do esquema de segurança que funcionará no grande clássico de Brasil e Argentina, na próxima semana, dia 28, no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão. A simulação irá testar também a logística de traslado das duas seleções, que devem chegar a Belém no dia 26. As equipes dos órgãos envolvidos no planejamento vão executar as medidas que devem garantir a segurança e a mobilidade do público, bem como a dos jogadores.
A ação foi definida na última sexta-feira, 16, em reunião com os representantes dos órgãos, na Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup). Segundo o coordenador geral da comissão montada para organizar o jogo, coronel Daniel Mendes, da Polícia Militar, a simulação servirá para por em prática o que já foi pré-estabelecido para o evento, a fim de ajustar o que for necessário.
A simulação ocorrerá em três frentes: uma que será responsável pelos deslocamentos das seleções desde a chegada à capital; outra que será responsável pelo trânsito no entorno do estádio no dia do jogo; e outra que está encarregada pela segurança e atendimentos de urgência e emergência.
Controle
Para garantir um controle maior de todo o evento, o Estado instalará no Detran uma "Sala de Situações". O espaço reunirá um representante de cada órgão envolvido no planejamento do jogo, a fim de demandar uma ação integrada em caso de emergência. Este tipo de planejamento segue o mesmo padrão de segurança de grandes acontecimentos, como o aplicado à Copa do Mundo de futebol.
De acordo com o coronel Mendes, todo o aparato que está sendo apresentado, inclusive a "Sala de Situação", deverá funcionar desde o treino oficial das seleções. O coronel ressalta também que a "Sala de Situação" atenderá as ocorrências extremas e que equipes dos órgãos, que vão possuir comunicação direta com a sala, irão monitorar todo o evento de dentro do estádio.
Uma coletiva de imprensa nos próximos dias deverá apresentar à população todos os detalhes do esquema pensado para a partida, como questões relacionadas ao trânsito e acesso ao Mangueirão. Mendes lembra ainda que o planejamento só será definido após a simulação e a aprovação do governador Simão Jatene.
Thiago Melo – Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...