Total de visualizações de página

quarta-feira, setembro 21, 2011

Secretária de Educação recebe emocionante homenagem no Fórum Paraense de Letras

Poderia ter sido apenas mais uma cerimônia discreta, seguindo o formal protocolo. Mas acabou se transformando em um evento marcado pela emoção, humor e espontaneidade. Durante o 17º Fórum Paraense de Letras, que aconteceu na noite desta terça-feira (20), no auditório da Universidade da Amazônia (Unama), a secretária municipal de Educação, Therezinha Gueiros, foi homenageada como patronesse. Uma verdadeira deferência para quem se dedicou a formar leitores e tem a educação como obstinada missão.
 A escolha de Therezinha Gueiros foi justificada pela coordenadora da Graduação em Letras da Unama, Célia Jacob: "Não é preciso ser formado em letras. A professora Therezinha teve e tem, como todos sabem, uma vida dedicada à educação. Sua forma de pensar a educação continua atual, atenta para as questões contemporâneas da educação. O conjunto da sua obra em prol da educação na nossa região justifica o título e a homenagem", disse.
Therezinha Gueiros já foi professora de filosofia da UFPA, Reitora da UEPA, secretária estadual de Educação e, atualmente, responde pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) desde 2005, cumprindo o seu segundo mandato.
 À frente da Semec, ela criou e implantou o Sistema Municipal de Educação e inovou com o Liceu de Artes e Ofícios, a Escola Mestre Raimundo Cardoso, em Icoaraci, Escola Parque Amazônia, o Centro de Referência em Educação Ambiental e a Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira. O trabalho de coordenar iniciativas de incentivo a leitura também são marcantes, como a implantação de bibliotecas em todas as escolas municipais. Além disso, participou ativamente do processo de construção de escolas para educação infantil no pré-escolar e nas ilhas de Belém, a criação da Casa Escola de Pesca e do Ecomuseu da Amazônia.
Na hora de subir ao palco para fazer o discurso de agradecimento, Therezinha Gueiros arrancou aplausos calorosos da platéia formada por diretores, professores e alunos da Unama, além de funcionários da Semec. "Estou aqui mais nervosa do que na hora do assalto" falou, sob risos do público. O tom informal do discurso foi mantido até o fim, refletindo a espontaneidade de quem nunca fez esforço para brilhar.
A secretária de educação agradeceu a todos pela escolha, pontuou os trabalhos a frente do órgão municipal e no final, agradeceu ao ex prefeito de Belém e seu marido, Hélio Gueiros, falecido este ano. "Tudo o que sou, tudo o que eu construí, foi graças ao apoio daquele que era ‘tarado’ por educação”, encerrou Therezinha, com a certeza que ele, lá de cima, e todos os presentes, entenderam o sentido de uma vida profissional e até mesmo familiar dedicada a pensar, refletir, questionar, e é claro, educar.
Texto: Syanne Neno
Fotos: Comus/Divulgação

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...