Total de visualizações de página

terça-feira, setembro 20, 2011

Pórtico Metrópole está pronto. Inauguração dia 30 de setembro às 19h



O prefeito de Belém, Duciomar Costa, esteve na manhã desta terça-feira, 20, no Pórtico Metrópole para acompanhamento dos últimos serviços que estão sendo realizados no local e discutir como funcionará a administração do empreendimento. Acompanharam ele na visitação, os secretários municipais de Urbanismo, Fernando Pereira, de Saneamento, Ivan Santos e a titular da Companhia de Transportes de Belém (CTBel), Ellen Margareth.
 As obras do pórtico já foram concluídas e a inauguração já está definida para o próximo dia 30, às 19 horas. Atualmente, no empreendimento, está sendo realizada a limpeza dos pavimentos e finalizados os testes nos elevadores e escadas rolantes, bem como dos refletores a LED que serão um diferencial na parte externa do portal de entrada da cidade, pois conterão 14 cores diversificadas, que de acordo com o período do ano serão alteradas.
 Duciomar Costa destacou que o Pórtico Metrópole é fundamental para a cidade, pois atende a três aspectos muito importantes: a segurança na travessia dos pedestres, a fluidez no trânsito de veículos e a delimitação dos municípios de Belém e Ananindeua. “Nós não vamos aqui entregar apenas uma passarela e sim uma obra que representa a grandeza de Belém, a metrópole também considerada o portal de entrada da Amazônia. É um cartão postal de nossa cidade, ou melhor, um cartão de visita para quem chega aqui”, enfatizou o prefeito.





 Segundo dados fornecidos pela CTBel, cerca de 2 mil pessoas transitam, por hora, no trecho, e o fluxo de veículos chega a ser de 70 mil. Com a inauguração da obra, o semáforo que fica logo na saída do túnel será retirado e o trânsito reorganizado. A manutenção do Pórtico será feita por uma equipe de servidores municipais que vão administrar o local para garantir a segurança do bem público, limpeza e organização, assim como haverá plantões 24 horas de guardas municipais.
 O investimento para realização da obra foi de 9,4 milhões, dos quais 2,2 milhões foram custeados pela prefeitura. O Pórtico Metrópole é um projeto inédito em todo o Brasil, pois é a única passarela concebida com escadas rolantes e elevadores, que atenderá a lei federal de Acessibilidade, nº 10098, em todos os seus aspectos.
 Duciomar recebeu
os jornalistas
na passarela



O prefeito Duciomar Costa recebeu jornalistas nesta e mostrou a finalização das obras do Pórtico Metrópole, que será inaugurado no próximo dia 30. Com um projeto inédito em todo o Brasil a obra é um monumento de boas vindas para quem chega a Belém.
 Os jornalistas conheceram o todo o funcionamento do pórtico e as facilidades que ocorrerão tanto no tráfego de veículos como no fluxo de pedestres.Cerca de dois mil pedestres passam pelo local diariamente e cerca de 70 mil veículos transitam, por dia,  pelo Entroncamento
 O projeto do Pórtico Metrópole é único em todo o Brasil. É a única passarela no Brasil que possui escadas rolantes e elevadores e como está sendo erguido em área de jurisdição  federal, a Prefeitura de Belém teve de obter autorização do Departamento Nacional de Infra Estrutura e transporte (Dnit) para iniciar as obras.
 A manutenção do empreendimento ficará sob a responsabilidade de uma comissão de servidores municipais que vai administrar o pórtico. Para garantir a segurança do bem público será instalado um posto da guarda municipal dentro do Pórtico Metrópole.
AS OBRAS

A construção do Pórtico Metrópole teve início em setembro de 2008. O investimento é de R$ 9,4 milhões, dos quais a Prefeitura custeou R$ 2,2 milhões. A obra vai minimizar um problema crônico na área do Entroncamento, que dá acesso direto à BR-316. Com a conclusão do Pórtico Metrópole, o trânsito do Entroncamento deverá escoar melhor, devido à retirada do semáforo que fica logo na saída do túnel.


Em meio aos carros pequenos, as grandes carretas podem trafegar com
tranquilidade, já que existe altura suficiente para evitar acidentes
O Pórtico Metrópole terá função de passarela em frente ao Shopping Castanheira, num conjunto de quatro elementos: dois blocos de acesso (um ao lado da Loja Esplanada e outro ao lad do Shopping), a passarela propriamente dita é uma torre de sustentação.
O bloco da Esplanada há escadas rolantes (subida e descida), uma plataforma de percurso vertical (PPV), destinada a portadores de necessidades especiais e uma escada convencional.
O bloco do Castanheira conta com escadas rolantes e convencionais, sendo que a plataforma de percurso vertical nesse lado é substituída por dois elevadores convencionais. Os dois blocos têm estrutura de concreto armado, paredes em alvenaria, cobertura com telhas termo-acústicas e revestimento em material cerâmico de alta resistência.
A passarela coberta é um conjunto integralmente metálico, sustentada por estruturas tubulares paralelas, com as laterais abertas para assegurar a ventilação e a iluminação natural em seu interior. A tecnologia utilizada na passarela é a mesma utilizada na Alça Viária, que é de uma ponte estaiada.
O quarto elemento, a torre de sustentação, é feita em concreto com altura de 40 metros e está localizada no bloco Castanheira. A obra atende às legislações federais que disciplinam construções  que cruzam rodovias a uma altura mínima de 5,50m.
Outro grande benefício que o empreendimento trará para a população de Belém e de Ananindeua é a segurança na travessia das pessoas na BR-316, uma vez que logo após a inauguração, a Secretaria Municipal de Urbanismo, em parceria com a CTBel, vai retirar o semáforo existente naquele trecho e deslocar a parada de ônibus, de forma a facilitar o trânsito de veículos e pedestres.

Texto: Cristiane Paiva
Fotos: Oswaldo Forte/CORREIO JURUNENSE

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...