Imagem peregrina
Emociona
funcionários
da Emater
Na companhia dos diretores técnicos, Humberto Reale, e do diretor administrativo, Rodrigo Mendes, Cleide Amorim levou a imagem por todos os setores da empresa. Uma cerimônia religiosa, comandada pelo padre Jaime Moura Pereira, da Paróquia Menino Deus, de Marituba, com o apoio do padre Francisco Silva, da comunidade religiosa dos padres Barnabitas da Basílica Nossa Senhora de Nazaré, foi realizada.
Durante a cerimônia, organizada pelos próprios funcionários, foi apresentado o manto doado pelo escritório local de Concórdia do Pará, que cobrirá a imagem própria da empresa que será utilizada para as novenas que antecedem o Círio de Nazaré. Confeccionada por Marly Margareth, chefe do referido escritório, na peça foram bordadas as bandeiras do Pará e da Emater, além de frutas típicas da região. “Essa foi a forma encontrada para representar o trabalho que desenvolvemos em prol dos agricultores familiares do Estado”, disse.
Antes da benção final, os funcionários e convidados puderam prestar uma última homenagem à Nossa Senhora. Em fila, de um a um, devotos ajoelharam-se aos pés da padroeira. “Para nós é uma emoção muito grande receber pela primeira vez a imagem que seguirá no Círio. Junto à arquidiocese, conseguimos incluir a Emater no calendário de visitações da imagem peregrina. Nossos funcionários mereciam essa graça”, afirmou a presidente, Cleide Amorim.
Após a visita na Emater a imagem peregrina seguiu para o Hospital Metropolitano. “Vamos ao encontro daqueles que não podem ir até Ela no dia do Círio, devido a uma enfermidade”, complementou padre Francisco Silva.
Sorteio
Após a homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, foi feito o sorteio entre os funcionários inscritos para participar da romaria do Círio Fluvial, que acontece no dia 8. Foram oferecidas, pela empresa, 20 vagas, com direito a acompanhante. A campanha teve como lema: “A riqueza das águas, o ouro da fé. A riqueza da terra, o ouro da Emater”.
A partir do dia 20, iniciarão novenas nos diversos setores da empresa, do escritório central, com a peregrinação da imagem própria. No dia 6 de outubro acontecerá a procissão interna que contará com todos os símbolos do Círio oficial, que acontece em Belém do Pará, no dia 9 de outubro. Berlinda, andor, manto, corda, fé, imagem, flores, fogos, elementos com presenças confirmadas do Círio Emateriano 2011, como acontece na empresa há sete anos.
Kenny Teixeira - Ascom Emater
Visita da Imagem
Peregrina emociona
pacientes e funcionários
do Hospital Metropolitano
A imagem peregrina da Nossa Senhora de Nazaré esteve no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) e emocionou pacientes e funcionários. A imagem chegou ao hospital por voltas das 10h30 e foi recepcionada por toda a diretoria, o coral de funcionários do hospital Encantos Metropolitano, o músico Bernardo Miranda e o Gran Coral Metropolitano, formado por 250 pessoas, que cantaram músicas de louvor a Maria. O coordenador dos hospitais regionais, Arthur Lobo, esteve presente representando o secretário estadual de saúde, Dr. Hélio Franco, e o governador Simão Jatene.
A celebração foi comandada pelo padre Acir Conceição, da Basílica da Nossa Senhora de Nazaré. “Foi um evento maravilhoso. A padroeira da nossa cidade tem cuidado de Belém, por isso temos uma cidade abençoada. O Hospital Metropolitano é uma referência em salvar vidas. Lembro-me da primeira missa que tivemos neste hospital, com a presença de um padre que ficou internado quase oito meses aqui, e a primeira missa que ele foi após se recuperar foi durante a visita da Santinha”, lembra Arthur Lobo.
Arthur destaca como momento marcante da celebração o depoimento da mãe de um paciente, que já recebeu alta. “Quero falar em nome de todos os pacientes e agradecer cada uma das pessoas que cuidam dos doentes neste hospital. Meu filho esteve internado aqui e hoje já está em casa, graças a Deus e a todos nesse hospital”, disse emocionada Didi Teixeira, mãe de Fernando Teixeira.
O diretor geral do hospital, Pedro Anaisse, falou da alegria de receber a Imagem Peregrina no HMUE. “Essa visita traz para todos os colaboradores a oportunidade de renovar nossos compromissos de fé e de termos nesse hospital um atendimento de qualidade e humanizado. O fortalecimento da nossa fé é fundamental para que possamos perpetuar entre todos do HMUE ao longo de todo o ano essas ações”, concluiu.
A Imagem Peregrina percorreu todas as enfermarias e UTIs do HMUE e não teve quem não se emocionasse com a presença da Santinha. “Sou devota de Nossa Senhora de Nazaré e não acreditei quando a vi na minha frente. Não sei se poderei acompanhar o Círio este ano porque estou internada, mas fiquei muito feliz em poder pedir as suas bênçãos aqui hoje”, disse Lindalva da Silva, paciente internada no Centro de Tratamento de Queimados.
O celebrante da missa, Padre Acir, durante o evento falou sobre a importância de valores como respeito ao próximo e união familiar. “Gostaríamos que hoje todos pudessem renovar esses sentimentos e que Maria interceda por cada um de nós. Esse hospital é uma referência no Estado e foi pensado para prestar serviço de qualidade para a população e o faz com excelência. Que a Virgem de Nazaré interceda por todos os funcionários que dedicam seu tempo e atenção com os pacientes de forma amorosa e humanizada”, falou o padre. Após visitar todos os setores do hospital, a Imagem Peregrina seguiu para o Hospital das Clínicas.
Ana Cláudia - Ascom Hospital Metropolitano
Emater homenageia
Nossa Senhora de
Nazaré no Círio de São
Domingos do Capim
Como forma de se aproximar afetivamente do seu público prioritário, o agricultor familiar, e valorizar as tradições, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em São Domingos do Capim, no nordeste do estado, prestou homenagens à Nossa Senhora de Nazaré durante o Círio do município, realizado em 28 de agosto.
A presidente do órgão, Cleide Amorim, esteve presente. Quando a procissão se posicionou diante do escritório local emateriano, a equipe extensionista exibiu faixas e soltou fogos de artifício. Cerca de quatro mil fiéis acompanhavam a berlinda. "A ideia não é enaltecer uma religião específica, mas reconhecer a importância dos movimentos culturais também das populações campesinas, com quem a Emater necessariamente tem que desenvolver identificação e simbologias", explica o chefe da Emater em São Domingos, o engenheiro agrônomo Emerson Penha.
Corda de 800 m chega
a Belém para o Círio
Os 800 metros de corda foram produzidos em Salvador (Foto: Alex Ribeiro)
Chegou a Belém, às 5 horas desta sexta-feira (16), a corda que será puxada pelos promesseiros do Círio de Nazaré 2011. Os 800 metros de corda foram produzidos em Salvador e saíram da capital baiana na sexta-feira passada. A corda foi trazida pela Ramos Transportes, que doou o frete até Belém.
São duas cordas, uma será usada no Círio e outra na Trasladação. Ambas vieram em pedaços, juntamente com estruturas de ferro, que serão usadas no atrelamento. Elas vão ficar no Centro Social de Nazaré até os dias das procissões.
Depois da chegada, a Diretoria da Festa deve, num momento posterior, conferir a metragem. Em seguida, a corda é dividida em duas partes iguais: 400 m para a Trasladação e 400 m para a Procissão do Círio.
Este ano a corda não foi armazenada no Centro Social de Nazaré por falta de espaço. "Já existem muitas outros materiais do Círio no local", afirmou a assessoria da festa. Após a apresentação, a corda foi enviada para o depósito da empresa Eletroluz, propriedade de um dos integrantes da diretoria do Círio, e ficará no local até as procissões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário