Total de visualizações de página

terça-feira, setembro 20, 2011

DESTAQUE DESTE BLOCO: Feirantes da Cremação visitam o Bolonha

Governador apresentará
Municípios Verdes a
entidades federais
O governador Simão Jatene participará na próxima sexta-feira (23), às 09h, da solenidade de apresentação do Programa Municípios Verdes às instituições públicas federais com atuação no Estado. O evento é organizado pela Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção (Sedip) e entidades parceiras.
O programa foi lançado oficialmente pelo governo do Estado em 23 de março de 2011, no município de Paragominas, nordeste paraense, pelo fato de o município ter sido o primeiro a sair da lista de desmatadores elaborada pelo Ministério do Meio Ambiente.
O “Municípios Verdes” pretende dinamizar a economia, atrair investimentos, promover a regularização fundiária, fortalecer órgãos e entidades municipais, descentralizar a gestão ambiental e modernizar as legislações ambiental e fiscal.
Secretário da Receita
Federal encerra
Encontro Nacional em Belém
O  VII  Encontro Nacional de Administradores Tributários (Enat) termina nesta quarta-feira (21) no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, com uma reunião dos gestores tributários da União, Estados e municípios, celebrando protocolos de trabalho. O evento  discute soluções conjuntas para promover a modernização e a integração dos fiscos. A abertura oficial dos trabalhos será às 09h, com a presença do governador do Estado do Pará, em exercício, Helenilson Cunha Pontes, e do secretário da Receita Federal do Brasil, Carlos Alberto Freitas Barreto. Após a abertura, às 10h, as autoridades atenderão a imprensa.
Feirantes da Cremação
visitam estação de
tratamento de água





Na tarde da última segunda-feira (19), cerca de 20 permissionários da Feira da Cremação foram conhecer a estação de tratamento de água da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). A visita foi uma solicitação da Associação dos Feirantes da Cremação à Secretaria Municipal de Economia (Secon) que viabilizou a visita através do Departamento de Apoio à Produção (DEAP).
 O passeio fez parte do processo de instalação do projeto piloto de individualização dos hidrômetros nas feiras e mercados de Belém. Na ocasião, os feirantes conheceram as subestações Bolonha e Água Preta, além de participar de uma palestra sobre o processo de tratamento da água.
 O objetivo do projeto é combater os altos índices de perda de água verificados em vazamentos, desperdícios e consumo não medido nas feiras e mercados de Belém. Além da Cremação, o projeto irá beneficiar também feirantes do Ver-o-Peso, Guamá, 25 de Setembro, Porto da Palha e São Brás.
 Texto: Aline Paes - Ascom Secon
Fotos: Adriano Magalhães
Blitz Cidadã nas
Escolas e vias públicas





Como parte da programação da Semana Nacional do Trânsito, a Companhia de Transportes de Belém (CTBel) continua, nesta quarta-feira (21), com a ação educativa no cruzamento da Av.Augusto Montenegro com Av.Centenário, uma vez que a Augusto Montenegro é uma das vias com maior índice de acidentalidade em Belém. O objetivo é sensibilizar a população para a prudência e comportamento adequado no trânsito.
 Outra ação acontecerá na Escola Municipal Parque Amazônia, que contará com a presença de educadores do órgão para orientar crianças e adolescentes sobre a importância de respeitar as leis de trânsito, tentando transformá-los em agentes multiplicadores na fiscalização do trânsito.
 Nesta ação será distribuído um kit composto de três cartões nas cores do semáforo (verde, amarelo e vermelho) e um apito, para que, de acordo com a situação, a criança ou o adolescente repreenda ou parabenize o seu pai ou responsável pela sua conduta no trânsito.
Imagem Peregrina da
Virgem de Nazaré
 visita a Susipe




Servidores da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) receberam a visita da Imagem Peregrina e prestaram homenagem a Nossa Senhora de Nazaré na sede da superintendência, que acontece todos os anos. Foi celebrada uma missa pelo arcebispo metropolitano, Dom Alberto Taveira e o Diácono Ademir, com o acompanhamento musical de servidores da Susipe e da comunidade Nova Aliança.
As celebrações iniciaram com uma caminhada pelas ruas próiximas da sede da superintendência em que os fiéis conduziram a imagem da Rainha da Amazônia. O coordenador geral penitenciário, tenente coronel André Cunha, acredita que neste momento de dificuldade esta celebração é bastante oportuna, pois traz serenidade neste clima de tensão que a Susipe está passando. “É uma oportunidade para reflexão para que possamos fazer nosso trabalho cada vez melhor”, disse.
Segundo Dom Alberto Taveira, “é uma alegria para a arquidiocese que todos os espaços estejam abertos para receber Nossa senhora e celebrar a fé”. A servidora Derciane Figueiredo, do Núcleo de Reinserção Social, considera positiva a iniciativa. “É um momento de confraternização, onde os servidores têm a oportunidade de vivenciar o significado do da festa do Círio que é o natal dos paraenses”, ressaltou.
Ascom Susipe
Fundação Curro Velho
abre inscrições para
oficinas regulares
A partir da próxima segunda-feira, 26 de setembro, a Fundação Curro Velho inicia o período de inscrições para o novo módulo de oficinas programadas para os meses de outubro e novembro. Serão oferecidas oficinas nas mais diversas linguagens: artes visuais, cênicas, audiovisual e música. As crianças com idade de 7 a 9 anos podem participar das oficinas de iniciação artística. Haverá também oficinas informática básica baseada em Linux.
O diretor interino de Oficinas, Raimundo Calandrino Júnior, ressalta que as aulas de iniciação artística terão oficinas de teatro e dança direcionadas para o Auto de Natal. “Serão quatro oficinas da iniciação artística para crianças na faixa etária de 7 a 9 anos que vão se preparar para o Auto de Natal da Fundação Curro Velho, que terá dois momentos, aqui na sede e na Casa da Linguagem”, explica o diretor.
Na área de Artes Visuais serão oferecidas 12 oficinas entre elas, desenho, gravura, serigrafia, bonecos de pano, escultura e moldes em gesso, fotografia digital, roteiro e mídias móveis, para adolescentes e jovens a partir de 12 anos. Na área de Artes Cênicas, serão oito oficinas, entre elas iniciação teatral, dança contemporânea, técnicas circenses, com faixa etária a partir de 12 anos e ballet para crianças, de 7 a 9 anos.
O diretor Raimundo Calandrino Júnior explica que na área de música haverá oficinas de iniciação musical, canto coral, violão, cavaquinho, iniciação a bateria, a partir de 12 anos, além de flauta doce para crianças de 7 a 12 anos. “A oficina de iniciação a bateria é uma prévia para a bateria da Escola de Samba Crias do Curro Velho”, garante Raimundo Calandrino. No Infocentro da sede da Fundação Curro Velho serão oferecidas duas oficinas de informática básica baseada em Linux para pessoas com idade a partir de 15 anos.
Casa da Linguagem
As oficinas da área de Linguagem Verbal como leitura, produção e interpretação de texto e redação terão as inscrições na Casa da Linguagem, na avenida Nazaré nº 31, esquina com a rua Assis de Vasconcelos. Estão programadas na Casa da Linguagem 10 oficinas de redação, leitura e produção de texto; duas oficinas de canto coral e violão e duas oficinas de informática básica.
O período de inscrição nas oficinas da Fundação Curro Velho é de 26 de setembro a 25 de outubro. As aulas iniciam no dia 26 de outubro a 25 de novembro. Na Casa da Linguagem, inscrições para as oficinas de Linguagem Verbal – redação, leitura, produção e interpretação de texto; Canto coral e música e informática básica. Os alunos de escola pública não pagam taxa para participar das oficinas da Fundação Curro Velho e os demais pagam uma taxa de 20 reais. Informações pelo telefone 3184-9100 Fundação Curro Velho ou na Casa da Linguagem 3241-9786.
Andreza Gomes, assessoria de Comunicação da Fundação Curro Velho.
Novo titular da Susipe
possui vasta
experiência na área
da segurança pública
O major Mauro Barbas da Silva, de 39 anos, novo superintendente do Sistema Penitenciário do Pará, possui vasta experiência na área da Segurança Pública. Ele substitui o também major Francisco Mota Bernardes, que foi exonerado do cargo pelo governador Simão Jatene. Major Mauro Barbas é paraense e está há 20 anos na Policia Militar do Pará. Ele se formou na academia da Policia Militar Coronel Fontoura, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém.
O major Mauro já atuou no 11º Batalhão da PM em Capanema, 2º Batalhão em Belém, Comando de Missões Especiais (CME) e também já foi diretor de duas casas penais, o Centro de Recuperação Especial Coronel Anastácio das Neves e o Centro de Recuperação de Americano 2 (hoje Centro de Recuperação Penitenciário do Pará 2). Atualmente o novo titular da Susipe estava exercendo a função de diretor administrativo financeiro da Casa Militar do Governo do Estado. “É uma satisfação ter a confiança do governador para assumir este cargo, agora vamos nos reunir com o secretário de segurança pública, delegado Luís Fernandes Rocha para traçar as diretrizes de atuação no órgão” disse Mauro Barbas.
As exonerações na Susipe acontecem depois da denúncia de que uma menor teria entrado na Colônia Agrícola Heleno Fragoso no último fim de semana. Ainda no domingo, 18, tão logo tomou conhecimento das denúncias, o governador já havia determinado a exoneração do diretor da instituição penal, Andrés de Albuquerque Nunes, assim como de todo o efetivo de plantão no dia do fato, por negligência.
Antenor Filho
Paralisação de médicos
não atinge grandes hospitais
O Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep) informa aos segurados que, na possibilidade de paralisação de atendimento médico nesta quarta-feira, 21, os grandes hospitais credenciados à rede Iasep estarão funcionando normalmente, inclusive com atendimento ambulatorial (consultas médicas). Em Belém, o atendimento em hospitais como Saúde da Mulher, Porto Dias, Hospital do Coração, Beneficente Portuguesa e outros com corpo clínico próprio não serão afetados pela paralisação. Os atendimentos de urgência e emergência também estarão funcionando normalmente.
Sejudh celebra Dia
Nacional de Luta da
Pessoa com Deficiência
A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), comemora nesta terça-feira, 20, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência – celebrado no dia 21 de setembro. Como parte das comemorações, a Coordenadoria Estadual de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Sofrimento Psíquico (Codesp), realiza, a partir das 8h, o evento “Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência: Avanços e Expectativas”, no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), localizado na avenida Almirante Barroso, 1765.
O evento da Sejudh tem por objetivo propor e discutir os avanços das políticas públicas para pessoas com deficiência. O dia alusivo à luta das pessoas com deficiência instituiu-se em 14 de julho de 2005, com a lei n°11.133, e desde então, busca caminhos para promover a inclusão social dessas pessoas.
No estado do Pará, a Sejudh desenvolve trabalhos a fim de garantir a cidadania e participação plena dessa parcela da população, por meio da viabilização de políticas públicas voltadas para essa parcela da população. A programação desta terça-feira conta com a exibição do vídeo documentário “História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil”. O evento segue com a mesa redonda “Empregabilidade para pessoas com deficiência”, e encerra com a discussão acerca da “Intersetorialidade das políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência”.

Ellyson Ramos – Ascom Sejudh
Susipe está revisando
cadastros de visitantes
das casas penais
A Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe) do Pará, por determinação do governador Simão Jatene, está fazendo a revisão de todos os cadastros de visitantes já preenchidos em todas as unidades do Estado, a fim de que situações irregulares sejam descobertas. Além disso, as novas inscrições estão sendo conferidas por servidores devidamente treinados.
O Núcleo de Administração Penitenciária (NAP) e a Assessoria de Segurança Institucional (ASI) da Susipe, com apoio da Polícia Militar, têm feito revistas em todas as casas penais, de onde já foram retirados materiais ilícitos como drogas, celulares e armas brancas, e também a prisão de agentes penitenciários que faziam parte de um esquema de repasse de aparelhos celulares para os detentos.
Desde agosto deste ano vem sendo construído um muro em toda a extensão do Complexo Penitenciário de Americano e, por determinação do governador Simão Jatene, também já foi iniciado um estudo para o cercamento de toda a Colônia Agrícola Heleno Fragoso, que fica dentro do complexo. Atualmente, a Susipe aguarda a expedição de uma ordem judicial que autoriza a retirada de invasores que construíram casas dentro do terreno.
Secom
Coletiva com o novo
superintendente
do Sistema Penal
O novo superintendente do Sistema Penal, major Mauro Barbas, concederá entrevista coletiva neste terça-feira, 20, para falar sobre as diretrizes que nortearão a administração da Superintendência do Sistema Penal (Susipe), assim como sobre as medidas que estão sendo tomadas para apurar o caso da jovem que teria sido vítima de abuso sexual nas dependências da colônia agrícola Heleno Fragoso. Ele detalhará, ainda, os investimentos que o governo do Estado desenvolve hoje para melhorar a estrutura do sistema penitenciáro do Estado.
Semana do Peixe encerra
com nova venda no Centur
Dentro da Semana do Peixe que se estenderá até o dia 24, sábado, a Secretaria de Pesca e Aquicultura do Pará divulgou o balanço da operação no último final de semana e constatou a preferência do consumidor sobre cada espécie de peixe e sobre o camarão rosa com ou sem casca. O recordista  foi o Pargo que vendeu mais de 1,6 toneladas nos dois dias, seguido de perto pelo Xaréu e pelo Cação (sem cabeça) que venderam, respectivamente, 1,5 e 1.3 quilos.  O resultado expresssivo desta operação levou o secretário de pesca do estado, Henrique Sawaki, a estudar a possibilidade de promover a Feira do Peixe pelo menos uma vez a cada mês, já a partir de outubro. No próximo sábado, 24, haverá nova venda de peixe no Centur. Nesta data será encerrada a Semana do Peixe.
Semana do Peixe encerra
com nova venda no Centur
Dentro da Semana do Peixe que se estenderá até o dia 24, sábado, a Secretaria de Pesca e Aquicultura do Pará divulgou o balanço da operação no último final de semana e constatou a preferência do consumidor sobre cada espécie de peixe e sobre o camarão rosa com ou sem casca. O recordista  foi o Pargo que vendeu mais de 1,6 toneladas nos dois dias, seguido de perto pelo Xaréu e pelo Cação (sem cabeça) que venderam, respectivamente, 1,5 e 1.3 quilos.  O resultado expresssivo desta operação levou o secretário de pesca do estado, Henrique Sawaki, a estudar a possibilidade de promover a Feira do Peixe pelo menos uma vez a cada mês, já a partir de outubro. No próximo sábado, 24, haverá nova venda de peixe no Centur. Nesta data será encerrada a Semana do Peixe.
Novas viaturas serão
entregues para reforço
do policiamento em Belém
O policiamento nas ruas de Belém terá o reforço de 200 novas viaturas que serão entregues na manhã deste sábado, 24, no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão). Os veículos que serão entregues às Polícias Militar e Civil pelo governador Simão Jatene são equipados para o policiamento operacional e ostensivo - com rastreadores, sinalizadores, ar condicionado e rádios digitais - e motor 1.6, o que permite um deslocamento mais rápido das guarnições. “As novas viaturas tem uma tecnologia diferenciada, que permite um controle e um acompanhamento diário das ocorrências. Esse é um avanço que trará benefícios para toda a população”, afirmou o comandante geral da PM do Pará, coronel Mário Solano.
O reforço da frota integra um plano de ação para a área de segurança pública, que prevê investimentos em novas tecnologias, inteligência e formação de pessoal para reduzir os índices de violência. Até o final do ano, o governo terá entregue 700 novos veículos à população. No mês passado, o governador entregou 51 viaturas em Marabá, sendo que quatro foram destinadas à Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe), cinco para a Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), 12 para a Polícia Civil e 30 para a Polícia Militar.
Bruna Campos – Secom
Sadia contrata mais 72
trabalhadores paraenses
com apoio da Seter
A Diretoria de Trabalho e Emprego (DTE/Sine), da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Renda (Seter), que funciona na Casa do Trabalhador, participa, nesta terça-feira, 20, às 14h, de mais um embarque de trabalhadores selecionados no último processo de captação da multinacional Sadia, resultado da parceria entre a empresa e a Seter. Vão viajar 72 pessoas cadastradas pelo setor de captação da Casa do Trabalhador. Todas vão trabalhar em uma das empresas da Sadia, na cidade de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso. Após passar por treinamento, vão ser distribuídos em funções na linha de produção da empresa.
Segundo a Sadia, a necessidade de fechar parcerias com outros Estados se deve pelo esgotamento de mão-de-obra para atender as ofertas de emprego disponibilizadas pela multinacional. Até o final do ano, a parceria entre a Seter e a Sadia pretende fechar 200 vagas. Está previsto, para outubro, o novo processo de seleção para mais um grupo de trabalhadores, que também vão exercer funções na empresa da Sadia no Mato Grosso.
Hangar recebe Feira de
Materiais de Construção
Construtores, lojistas, urbanistas, decoradores, engenheiros, estudantes e demais profissionais ligados ao setor da construção estarão reunidos a partir desta quarta-feira, 21, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia para abertura da 4ª Fenormac – Feira Norte de Materiais de Construção.
O evento estima receber um público acima de 35 mil pessoas e movimentar mais de R$ 18 milhões em negócios. Os principais expositores das indústrias de maquinários e equipamentos, atacadistas, varejistas e construtores do setor prometem trazer muitas novidades para o público durante os quatro dias de feira, que começa às 16h e vai até sábado, 24, às 22h. Empresas como Pado, Astra, Stam, Pincéis, Atlas, Saint-Gobain, Tramontina, Tigre, Fortlev, Isero, Ilumi, dentre outras já confirmaram participação como expositores nesta edição da Fenormac.
Paralelamente à feira acontecerão oficinas nas salas de multiuso do Hangar. Os interessados podem fazer inscrição na hora de cada oficina. Sebastião Campos, presidente do Sindmaco – Sindicato do Comércio de Materiais de Construção e Similares de Belém e Ananindeua responsável pela realização do evento informa que a Fenormac vai distribuir material de construção para seis instituições assistenciais de Belém e Ananindeua.
Serviço:
4ª Fenormac – Feira Norte de Materiais de Construção
Data: 21 a 24 de setembro de 2011
Horário: 16h às 22h
Local: Pavilhão de Feiras e Salas Multiuso do Hangar.
Informações: (91) 3344-0150
Entrada: R$ 5,00
Isa Arnour - Ascom OS Pará 2000
Polícia Militar faz balanço
positivo da Festa do Çairé
A operação de segurança organizada para garantir a tranquilidade de quem prestigou o Festival do Çairé, em Alter do Chão, no Baixo Amazonas, encerrou com saldo positivo. As ações integradas do 3° Batalhão de Polícia Militar e demais órgãos da área de segurança garantiu que a programação transcorresse sem nenhuma ocorrência mais séria.
Foram mobilizados mais de 800 policiais para assegurar a ordem nos cinco dias do evento, número bem maior do que o empregado em 2010, cobrindo todos os pontos de grande movimentação, tanto na cidade quanto na vila.
Guarnições da PM foram distribuídas pelas principais saídas de ônibus para Alter do Chão, na rodovia Everaldo Martins e na própria vila. O Pelotão de Trânsito fez várias fiscalizações para evitar acidentes com condutores não habilitados ou embriagados ao volante.
O reforço no efetivo em Alter do Chão não comprometeu o policiamento no município-sede, Santarém, onde o fim de semana também foi tranquilo. O comandante do Policiamento Regional I, coronel PM Eraldo Paulino, atribuiu os bons resultados da operação ao empenho da tropa e à colaboração da população.
Leno Carmo - Ascom/PMPA
Missa em Ação de Graças
pelo 193º aniversário
da PMPA
Como parte das comemorações pelo 193º aniversário de criação da PMPA, nesta terça-feira (20) será celebrada na Basílica Santuário de N. Sra. de Nazaré a Missa em Ação de Graças alusiva à data. O Comando da PMPA, Oficiais e Praças, além de autoridades, personalidades, colaboradores e toda a família miliciana estarão presentes para prestigiar e participar da sagrada eucaristia.
PASSARELAS: Resultado
de seleção de modelos
começa a sair hoje




Belém (20.09) – Superando as expectativas dos organizadores, quase
quatro mil candidatos fizeram testes para modelo, em Belém, entre
sábado e segunda-feira, no Hilton Hotel. A seleção para descobrir novos
talentos para os estúdios e as passarelas atraiu quase quatro mil
pessoas, sendo que a previsão inicial era de três mil.


De acordo com a da Dilson Stein Casting Models, do Rio Grande do Sul,
a agência que promoveu a seleção, os candidatos não vão esperar muito
pelo resultado. O caçador de talentos (scouter) Johnny Martins, que
coordenou os testes, disse que nesta terça-feira (20) já saem os nomes
pré-selecionados de quem fez testes no sábado; quem fez o teste no
domingo saberá do resultado na quarta (21); e quem fez na segunda
saberá na quinta-feira (22).

“Nós não vamos colocar o resultado na internet, pois existem
limitações legais para isso, já que a maioria dos candidatos tem menos
de 18 anos. A divulgação será feita exclusivamente por telefone, pelos
números  8318-0571, 8318-0572 e 8318-0573, no horário das 11 às 16
horas”, informou Martins.

“Foi uma maratona esse trabalho em Belém.
Estou confiante de que vamos encontrar novos modelos, sim. Eu bati o
olho em muita gente interessante aqui”, complementou o scouter. De
Belém, a equipe segue para novas maratonas de testes em Recife (PE) e
Natal (RN).
ALIMENTOS
O Abrigo João de Deus, o Centro Educacional Abrangente, de Ananindeua,
o Abrigo para Moradores de Rua (Camar) e a Casa do Menino Jesus III
foram as entidades escolhidas para receber as cinco toneladas de arroz
doadas pelos candidatos a modelos a título de inscrição.


Ao receber os alimentos doados, a irmã Emília Santos, do Abrigo João
de Deus, estava emocionada. “É uma doação muito bem-vinda. E já vai
nos ajudar nas ceias de fim de ano”, disse a freira. Atualmente o
abrigo tem trinta internos que fazem três refeições por dia.


Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...