Total de visualizações de página

terça-feira, setembro 20, 2011

Beneficiárias de programas sociais ganham chance no mercado de trabalho

Treze concluintes dos cursos de qualificação profissional do Centro de Integração Produtiva (Cip) foram contratadas, nesta segunda-feira (19), para trabalhar em nova unidade do Salão Allure Hair Express. As concluintes fazem parte da turma que se formou em agosto, juntamente com outros 970 beneficiários.
 A partir da parceria entre a Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e o salão de beleza, as concluintes se formaram nos cursos de depilação, cabeleireiro e manicure e já passaram por uma especialização oferecida pelo próprio centro de estética para atender melhor as clientes. Além do serviço de beleza, o salão possui o espaço “Alimentação Saudável” e salas para cursos de cabeleireiro e estética.
 Carla Martins, de 20 anos, era usuária do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Guamá, da Funpapa, há três anos, participava das atividades do Projovem e hoje comemora o resultado positivo que a certificação possibilitou ao conseguir o primeiro emprego. “Fiz os cursos de maquiagem e cabeleireira e para mim é gratificante a oportunidade mais importante que a Fundação me deu de poder unir o conhecimento e a independência já que estou ganhando meu próprio dinheiro”.
Maria Costa, presidente da Funpapa, falou sobre o objetivo da Fundação na área do assistencialismo em ajudar quem precisa. “Temos que fazer início, meio e fim. Nossa missão não é só capacitar, mas sim, de incluir nossos concluintes no mercado de trabalho e assim melhorar cada vez mais a vida deles”.
A coordenadora do Cip, Keila Araújo, falou sobre o projeto que antes buscava só a capacitação e hoje visa à inclusão profissional. “Esse é o resultado do nosso trabalho que a Maria Costa sempre instigou e incentivou que o Cip buscasse. Ela sempre pediu mais ousadia e que buscássemos o melhor. Hoje, acho que fazemos isso. Nós capacitamos e estamos cada vez mais com novos parceiros para inclusão no mercado de trabalho, além de estar ampliando nosso projeto que futuramente vai ter um espaço dedicado aos portadores de deficiência física”, encerrou. 
Eliana Correia, ex-usuária do Cras Aurá, recebeu capacitação profissionalizante do curso de cabeleireiro do Cip, em 2007. Atualmente ela é instrutora do centro de estética e considera boa a oportunidade de poder passar a experiência adquirida nesses anos para quem está percorrendo o mesmo caminho que ela já percorreu. “Eu vejo nessas meninas o que eu já fui. Me sinto segura em transmitir o que eu sei e aprendi nesses anos. Posso dizer que a capacitação mudou a minha vida porque ajudou na auto estima e auto confiança”, diz emocionada.
 Mercado de Trabalho - O Salão Allure Hair Express já contratou cerca de 20 beneficiárias dos cursos do Cip desde 2008 e inclusive, algumas, já possuem seu próprio empreendimento.

Texto: Ascom Funpapa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...