Total de visualizações de página

terça-feira, setembro 20, 2011

Sistema de Segurança do Pará abrirá três mil vagas em concurso público

Três mil vagas para o Sistema de Segurança Pública do Estado serão disponibilizadas no próximo edital de concurso público que o Governo do Pará deverá divulgar ainda neste semestre. O novo efetivo atenderá as demandas da capital, bem como de municípios de todas as regiões paraenses.
As vagas estão divididas entre a Polícia Civil (500), Polícia Militar (2 mil) e Superintendência do Sistema Penal (Susipe), que terá 500 novos agentes penitenciários. Entre os cargos que estão sendo disponibilizados estão os de escrivão, investigador e delegados da Polícia Civil, e, no caso da PM, soldados. O titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup), Luiz Fernandes, afirmou que a Secretaria de Administração do Estado está selecionando a instituição responsável pelo concurso e, logo que estiver definido isto, divulgará o edital.
“O novo efetivo, de 3 mil funcionários, potencializado com os investimentos em infraestrutura e qualificação de pessoal que o Estado está realizando, deverá ter impacto direto na redução da violência no Pará. Isso mostra a presença do Estado na vida das pessoas, contribuindo para a segurança e qualidade de vida de todos”, ressalta Fernandes.
Além do concurso deste ano, em 2012 pelo menos mil vagas para a PM devem ser oferecidas em outro edital. Para o município de Altamira, no oeste, um concurso para policiais civis também está no cronograma da Segup.
Concurso para Segurança
Pública terá mudanças
para qualificar o serviço
O próximo concurso público programado pelo Governo do Estado para a área da Segurança Pública trará mudanças que exigirão um nível de escolaridade maior para os candidatos a uma das duas mil vagas ofertadas para a Polícia Militar. Antes o concurso exigia que o candidato tivesse no mínimo, o Ensino Fundamental. A partir da primeira quinzena de outubro, quando será publicado o edital deste novo concurso, o candidato a soldado da PM deverá ter o Ensino Médio completo.
De acordo com a titular da Secretaria de Estado de Administração (Sead), Alice Viana, a proposta, chamada de Nova Lei de Ingresso da Polícia Militar, será encaminhada à Assembleia Legislativa do Pará na próxima semana e aguardará aprovação para ser incluída no edital do processo seletivo. “A mudança oferecerá profissionais mais qualificados para prestar serviços à população, com um nível de instrução muito maior. Paralelamente essa mudança no concurso, o Estado está investindo na qualificação dos profissionais que já fazem parte dos quadros da PM, bem como na estrutura do sistema”, destacou Alice.
O concurso para o Sistema de Segurança Pública do Estado está sendo elaborado pela Sead, junto com a Polícia Civil e a Procuradoria Geral do Estado (PGE). Serão disponibilizadas três mil vagas, divididas entre a Polícia Civil (500), Polícia Militar (2 mil) e Superintendência do Sistema Penal (Susipe), que terá 500 novos agentes penitenciários. Entre os cargos que estão sendo disponibilizados estão os de escrivão, investigador e delegado da Polícia Civil, e, no caso da PM, soldados e oficiais de nível superior. O novo efetivo atenderá as demandas da capital e também do interior.
Alice esclarece que a comissão do concurso está finalizando o edital e selecionando a instituição que aplicará a prova. O processo seletivo será aplicado 45 dias após a publicação do edital, que deve acontecer até o dia 15 de outubro. A idade mínima para participar do concurso é 18 anos. Para as vagas da PM, a idade máxima é de 27 anos para soldados e 35 para oficiais, como estabelece a Lei nº 6.626 de 2004.
Thiago Melo – Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...