A forma como os conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática são cobrados e a marcação correta do cartão resposta são um dos principais desafios para os alunos de 4ª e 8ª séries que fazem a Prova Brasil. Com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos e, consequentemente, elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na Região do Marajó, esta sexta-feira (16), segundo e último dia do Encontro de Educadores da Rede Pública Estadual, foi dedicada às oficinas, nas quais os professores entenderam como as questões são pensadas e construídas, e como são avaliadas as competências e habilidades dos estudantes.
O professor Paulo Ádson Furtado, da Escola Municipal João Cabral, no município de Ponta de Pedras, contou que seus alunos fizeram a Prova Brasil em 2009 e o desempenho foi abaixo do esperado. “Eles tiveram dificuldade com a metodologia da prova, pois as questões são de múltipla escolha e aqui, até então, abordávamos questões discursivas. Agora me sinto mais preparado para trabalhar com as minhas crianças. Tenho certeza que o desempenho deles nesta avaliação será melhor, e que isso refletirá no aumento do Ideb na nossa região”, explicou.
Preencher corretamente o cartão resposta também é uma das grandes dificuldades dos alunos que participam desta avaliação, em especial os da 4ª série, de acordo com a professora Nazaré Vilhena, que ministrou a oficina de Língua Portuguesa. “A maioria deles nunca teve contato com o cartão resposta, então marcam 'x' quando têm que preencher a bolinha do cartão, ou marcam a questão correta na prova e passam a incorreta para o cartão. Essa dificuldade de operacionalização se reflete no baixo desempenho”, destacou Nazaré.
Além de exercitar esta habilidade, durante as oficinas os professores tiveram acesso ao material disponibilizado pelo Ministério da Educação, além de formular questões de acordo com os critérios da Prova Brasil. “Acho que conseguimos alcançar o nosso objetivo. Percebemos que os professores passaram a entender a metodologia da avaliação e conseguirão reproduzir isto em sala de aula”, complementou o professor Miranda, que ministrou a oficina de Matemática.
Encerramento - Durante as oficinas, os professores elegeram oito questões, quatro de cada matéria, que foram analisadas na plenária final do encontro. Todas as questões elaboradas farão parte de um banco de dados, que ficará disponível no blog do Ideb Pará - www.Idebpara.blogspot.com -, podendo ser acessadas pelos professores e trabalhadas em sala de aula.
Os professores receberam, também, provas similares à Prova Brasil, para fazer um simulado com os alunos, que no Marajó acontecerá no próximo dia 20. Após este simulado, os professores avaliarão o desempenho dos estudantes e trabalharão as dificuldades enfrentadas por eles. Um segundo simulado está marcado para o mês de outubro, e os professores dos alunos que apresentarem os piores resultados serão orientados pela equipe do projeto de formação.
A equipe, a fim de conhecer um pouco mais da realidade educacional do município de Ponta de Pedras, que sedia o encontro, visitou também algumas escolas das redes públicas municipal e estadual, como a escola sede do município, Ester Mouta. A apresentação do grupo folclórico Nuaruaques encerrou o Encontro de Educadores na Região do Marajó.
Danielly Gomes – Seduc
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