Total de visualizações de página

quarta-feira, setembro 28, 2011

Simão Jatene assina o pacto por um Brasil sem miséria

Com o objetivo de melhorar a condição de vida de cerca de 1,5 milhão de paraenses que vivem em situação de extrema pobreza, o governador Simão Jatene participou, no inicio da tarde desta quarta-feira (28), em Manaus (AM), da assinatura do Termo de Pactuação "Plano Brasil Sem Miséria", ao lado da presidente da República, Dilma Rousseff, e dos demais seis governadores da região Norte. Como uma das estratégias do plano, o Programa de Apoio à Conservação Ambiental “Bolsa Verde” também foi lançado.
Famílias que sobrevivem com até R$ 70 por mês são o foco da Bolsa Verde. Elas vão receber R$ 300 a cada trimestre, pelos serviços de conservação ambiental. No Pará, o programa reforça o caminho já tomado pelo governo do Estado de incentivar e premiar o uso sustentável do meio ambiente, com impacto na geração de renda e combate à desigualdade social, como é o caso do programa Municípios Verdes, lançado em março deste ano. Durante o encontro, Jatene destacou a iniciativa do governo federal de unir forças no combate às mazelas sociais.
“De todas as virtudes do programa, existe uma que se sobrepõe às outras, que é o convite feito a todos os brasileiros para, efetivamente, eliminarmos a miséria deste país. Sem dúvida, essa é a atitude mais importante. Independente de qualquer diferença, temos dois grandes adversários: a pobreza e a desigualdade. Contra eles não existe fórmula mágica, existe, sim, um pressuposto essencial para combatê-los, que é a nossa união. O Pará está muito feliz de participar deste momento e põe à disposição não só um governador, mas um povo determinado a combater, juntos, a desigualdade”, disse Simão Jatene.
A união também foi ressaltada pela presidente Dilma Rousseff. Segundo ela, apenas o pacto com todas as esferas governamentais do país torna o Brasil Sem Miséria um plano viável. “Esse plano só existe com a participação de cada um dos nossos Estados. Para viabilizar este grande pacto, é preciso que tenhamos nossas cabeças, sentimentos e esforços voltados para a resolução desse grave problema de nosso país, que é a existência da população extremamente pobre. Vamos atrás desses 16 milhões de brasileiros que ainda estão nessa situação”, declarou.
Além do governador do Pará, participaram do pacto os governadores do Amazonas, Omar Aziz; do Acre, Tião Viana; de Rondônia, Confúcio Moura; do Tocantins, Siqueira Campos; do Amapá, Camilo Capiberibe, e de Roraima, Anchieta Júnior. Também estiveram presentes à cerimônia o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, e as ministras do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello. Além do Norte, as regiões Nordeste e Sudeste também já fazem parte do pacto. As próximas serão o Centro-Oeste e Sul.
Parcerias - Outra ação que marcou o encontro do governador Simão Jatene com a presidente Dilma Rousseff foi a assinatura de termos de parcerias com cooperativas e associações de produtores do Pará. Na ocasião, o representante dos extrativistas da região Norte, Nelson Martins, da reserva Caeté Taperaçu, localizada em Bragança, no nordeste paraense, recebeu do governo federal o Título de Concessão Real de Uso. A também extrativista paraense Joaquina Magalhães Nascimento representou as mais de mil famílias que passam a receber, com o lançamento do programa nesta quarta-feira, a Bolsa Verde.
Outra parceria também foi assinada com a Associação de Supermercados do Norte para o Brasil Sem Miséria, para garantir que a produção das famílias da Bolsa Verde seja comercializada nas redes de supermercados da região, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos Extrativistas (PAA).






Amanda Engelke – Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...