A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) é parceira da Campanha Outubro Rosa 2011, iniciativa de caráter internacional, que tem o objetivo de alertar a sociedade e, especialmente, as mulheres para o diagnóstico precoce do câncer de mama. No Brasil, a iniciativa é coordenada pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).
A parceria da Sespa foi oficializada nesta terça-feira, 27, pelo secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, junto aos médicos oncologistas José Luiz de Carvalho e Luís Eduardo de Carvalho, representantes da campanha no Pará.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.
No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média, após cinco anos, é de 61%. A incidência é maior em mulheres acima de 35 anos e as estatísticas apontam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.
Conforme o Inca, em 2008, 11.860 pessoas morreram de câncer de mama no Brasil, sendo 11.735 mulheres e 125 homens. E a estimativa de 2011 era de 49.240 novos casos da doença no País.
Helio Franco informou aos médicos que a Sespa lançou, na semana passada, um projeto em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) para agilizar o atendimento às mulheres. Entre as ações está a ampliação do acesso ao exame de mamografia, que poderá ser solicitado, agora, por médicos da Saúde da Família e não apenas por especialistas dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). A gestão atual constatou que menos de 50% das 4.285 cotas disponíveis de mamografia vinham sendo utilizadas na capital, caracterizando ociosidade de mamógrafos, enquanto dezenas de mulheres esperavam pelo exame.
Para Helio Franco, “não basta ter equipamentos sofisticados disponíveis, é fundamental que o profissional médico faça o acompanhamento da paciente diagnosticada com câncer de mama, para que ela alcance, de fato, a cura”. Este ano, uma das estratégias para chamar a atenção da população é iluminar com tons de rosa um importante monumento nas capitais e principais cidades do mundo como Nova Iorque, Paris, Las Vegas, Tóquio, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Porto Alegre. Em Belém o monumento escolhido foi a Igreja de Santo Alexandre, um dos mais importantes museus de arte sacra do Brasil, localizado na Cidade Velha.
A iluminação será inaugurada na noite do dia 7 de outubro, antevéspera do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, e permanecerá por todo o mês de outubro. Dessa forma, a campanha pelo diagnóstico precoce do câncer de mama estará inserida na grande festa religiosa paraense, abrangendo um considerado número de pessoas entre população local e turistas. Na mesma noite, na Igreja de Santo Alexandre, também acontecerá entrevista coletiva com especialistas em câncer de mama e o secretário de Saúde Helio Franco.
Além da iluminação de monumentos, a iniciativa está sensibilizando empresas para que também participem. Uma empresa de telefonia, por exemplo, lançará cartões telefônicos falando sobre a importância da realização de mamografia anual por mulheres com mais de 40 anos, e outras dicas sobre saúde das mamas.
Roberrta Vilanova - Ascom/Sespa
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