Total de visualizações de página

quarta-feira, setembro 21, 2011

PORTAL E MACRODRENAGEM DA ESTRADA NOVA: Promaben reúne com líderes comunitários

Representantes do Programa de Macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova (Promaben) reuniram com lideranças comunitárias, nesta terça-feira (20), para falar das novas diretrizes do Programa e ouvir os anseios da população, bem como suas sugestões ou reivindicações. Estiveram presentes na reunião a sub-coordenadora sócio-ambiental do Promaben, Cíntia Linhares, a especialista social, Cristiane Borges, o especialista em engenharia civil, André Soares e todo o corpo técnico sócio-ambiental do Promaben.
A reunião começou com a palavra dos líderes comunitários que expuseram os problemas e as sugestões dos trechos onde moram. “No local onde moro os alagamentos são constantes. Gostaria de saber se há previsão dessa situação melhorar? Se com a obra esses problemas vão acabar?”, perguntou Raimunda Resket, moradora da Tamoios.
“A minha sugestão é que aconteça uma reunião com os moradores da Caripunas Beira Mar para que possamos tirar todas as nossas dúvidas. Não somos contra o projeto, só queremos participar mais e saber tudo o que vai acontecer na área”, disse Dona Jesus Quaresma.
As dúvidas dos moradores giravam em torno dos impactos da obra para a população. A especialista social, Cristiane Borges, explicou que todas as demandas dos líderes comunitários foram anotadas e serão esclarecidas durante as reuniões que foram agendadas para acontecerem na própria comunidade. “Queremos hoje saber quais são os anseios da comunidade, para poder trabalhar em parceria e deixar todos satisfeitos”, disse Cristiane.
A especialista social explicou ainda sobre as novas diretrizes que serão adotadas. “Trabalhamos de acordo com o Plano Diretor de Realocação, por isso sugerimos que seja formada uma Comissão de Acompanhamento de Obra (CAO), que terá como principal objetivo acompanhar a obra e vir ao Promaben conhecer os programas existentes na área, para não haver dúvida. A CAO será formada por moradores de cada trecho da obra e assim terá um envolvimento maior com o projeto, participando de reuniões e visitas mensais às obras”, explica.
Valdinei Silva, morador da Caripunas, acredita que essa seja a melhor forma da comunidade acompanhar o andamento das obras e ter mais participação no projeto, esclarecendo para todos os moradores o que está acontecendo, bem como levando às suas dúvidas até os gestores do Promaben. “Quero desejar muito sucesso a todos do Promaben por esse novo momento. Acreditamos que com essa nova proposta de formação da CAO teremos um retorno positivo. Coloco aqui minha total confiança nessa equipe, da mesma forma como vou levar para a comunidade todas essas colocações e todos darão total apoio ao Programa também”, disse.
A Comissão de Acompanhamento de Obras será eleita após as reuniões nas áreas, sempre às 18h, que acontecerão de acordo com o calendário abaixo:
Dia 04/10 (terça-feira) – Reunião com moradores da Bernardo Sayão, entre Veiga Cabral e Cesário Alvin.
Dia 06/10 (quinta-feira) – Reunião com moradores da Bernardo Sayão, entre Cesário Alvin e Tamoios.
Dia 13/10 (quinta-feira) – Reunião com moradores da Bernardo Sayão, entre Tamoios e Mundurucus.
Dia 17/10 (segunda-feira) – Reunião com moradores da Caripunas
Dia 18/10 (terça-feira) – Reunião com moradores da Caripunas Beira-Mar.
A definir - Reunião com moradores da Bernardo Sayão, entre Mundurucus e Pariquis.

Texto: Ana Cláudia Martins

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...