Total de visualizações de página

quinta-feira, setembro 29, 2011

AÇÕES DE CIDADANIA CONFIRA, VALE A PENA:

COMENTÁRIO DE UMA LEITORA APÓS SER SELECIONADA NO
 ‘DESCOBRIDOR DE GISELE BÜNDCHEN PROCURA MODELOS EM BELÉM’
EMMILY ALMEIDA - PERNAMBUCO
Eu estarei na convenção de Dilson Stein que vai ter em Pernambuco-Recife e com certeza irei ser uma escolhida para a segunda seleção.
Estou super nervosa e ansiosa.
beijossssssssss.
Nota do Jornal/Blog: BOA SORTE!
Ação de cidadania marca
comemorações do
aniversário de Icoaraci
Uma ação de cidadania, esporte e lazer em comemoração aos 142 anos de fundação do distrito de Icoaraci vai levar à Praça da Matriz, na próxima segunda-feira (3), a partir das 8 horas, diversos serviços gratuitos à população da Vila. Haverá emissão de documentos, atendimento jurídico, serviços de saúde, atividades esportivas e musicais.
Realizada pela prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Icoaraci (Adic), em parceria com o Ministério Público do Estado, a ação vai emitir documentos como RG, Carteira de Trabalho e CPF. A abertura da programação será com uma missa em Ação de Graças, às 7 horas, na Igreja Matriz.
Diversas secretarias do município e do estado participam da ação. A Secretaria Municipal de Saúde vai levar atendimento médico, vacinação e prevenção a dengue; a Secretaria de Economia vai estar presente com a Feira de Produtos Orgânicos; o Fundo Ver-o-Sol vai esclarecer dúvidas sobre financiamentos, e levar um estande da Farmácia Nativa; o Portal do Trabalhador vai disponibilizar informações sobre seguro desemprego e fazer  intermediação de mão de obra e divulgação de cursos; o Sebrae vai levar informações sobre empreendedorismo e o Corpo de Bombeiros vai fazer demonstrações de primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios por GLP (gás de cozinha).
A programação esportiva começou na terça-feira (27), na quadra da Escola Estadual Avertano Rocha onde mais de 90 atletas disputam um torneio de Futsal. Além de troféus e medalhas, o vencedor da competição  vai levar um jogo de camisas, e o segundo e terceiro classificados vão ganhar jogos de coletes. A final do torneio será na segunda-feira (3).
 Para a criançada haverá uma programação especial recreativa e de lazer programada pelo projeto Brinca Belém, da Sejel, com muitas brincadeiras, além do ônibus Biblioteca da Fumbel com incentivo à leitura, contação de histórias e diversas oficinas.
No palco armado na Praça da Matriz, durante toda a manhã haverá programação cultural com apresentações de roda de capoeira, dança com os grupos Projovem e Free Staley e Estilo Belém, banda de fanfarra da Escola Estadual Avertano Rocha, show com a banda Ansoripará, grupo de carimbo Jurupari,Keyla Lima e Companhia do Técno.  

Texto: Ronaldo Quadros/Ascom Adic
Edição:Comus
Naeca participará das Conferências
Municipais dos Direitos da
Criança e do Adolescente
A Presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, Ana Célia Cruz, esteve na manhã desta terça-feira, 27, no Gabinete da Defensoria Pública do Estado, para articular a participação do órgão, por meio do Núcleo de Atendimento Especializado da Criança e do Adolescente (Naeca), nas Conferências Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado do Pará, que teve início no mês de agosto e se estenderá até novembro de 2011.
Durante o encontro, a Presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, Ana Célia Cruz, afirmou que ao se falar de direito da Criança e do Adolescente, remete-se a uma comunicação e atuação conjunta e massiva de todos atores que compõem o sistema de garantia de direitos, e nestes está inserido a Defensoria Pública, pois é uma Instituição responsável pela defesa técnica desses direitos.
“A Defensoria precisa estar nas Conferências Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado do Pará, onde veremos a ascensão dos resultados, das políticas públicas, além de fazer a identificação e o levantamento de algumas lacunas que não foram preenchidas, e principalmente faremos proposições para qualificar ainda mais as políticas públicas para crianças e adolescentes em todos os 143 municípios do Pará”, ressaltou Ana Célia Cruz.
Segundo o Defensor Público Geral do Estado, Antônio Roberto Cardoso, já está confirmada a presença da Defensoria nas Conferências, com uma política de participação e integração. “Queremos a participar efetivamente do evento, até mesmo em relação à estrutura, contribuindo com veículos, Defensores Públicos e equipe técnica com pedagogos e psicólogos”, reforçou o Defensor Geral.
O Coordenador do Naeca, Eduardo André Lopes, disse que a participação do Núcleo nas Conferências Municipais é de suma importância, pois esta é uma ocasião onde existe a mobilização do sistema de garantia de direitos, tanto a nível governamental, como não-governamental. A Defensoria Pública inserida neste contexto pode apresentar propostas de acordo com as expertises do próprio órgão, e com isso, desenvolver o sistema de garantias.
“A Defensoria trabalhará nas Conferências de acordo com os municípios onde há o Naeca e seus correspondentes Defensores Públicos, que farão debates, proposições de ideias e discussão dos eixos de atuação do evento, a fim de formarem delegados para participarem no ano que vem da Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente”, ressaltou o Defensor Eduardo André Lopes.
Os eixos de atuação da Conferência são os seguintes: a Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente; Proteção de Defesa dos Direitos; Protagonismo e Participação de Criança e Adolescente; Controle Social da Efetivação de Direitos; Gestão da Política Nacional de Direitos Humanos da Criança e do Adolescente.
De acordo com a Presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, Ana Célia Cruz, a finalidade de sua visita à Defensoria é unir a instituição, os campos universitários e as associações municipais, para que cada um com as suas respectivas capacidades de articulações nos municípios se façam presentes. “O nosso grande objetivo é não apenas implementar, mas fortalecer esta rede de atendimentos às nossas Crianças e Adolescentes do Estado do Pará”, concluiu Ana Célia Cruz.
Ascom Defensoria Pública do Estado
Seter participa das plenárias da Rio+20
A Comissão Nacional e o Comitê Nacional Organizador da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, promoveu, na quinta-feira, 29, na cidade do Rio de Janeiro, mais uma programação das plenárias de preparação desse grande evento que vai ser realizado em junho de 2011. O Governo do Estado apóia a Rio+20, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Renda (Seter). A secretária adjunta de Estado do Trabalho, Emprego e Renda, Mônica Coutinho, vai participar dessas plenárias.
Entre os dias 4 e 6 de junho, líderes dos 191 países que fazem parte da ONU vão discutir como  transformar o planeta em um lugar melhor para viver e debater o que foi feito nas últimas duas décadas e as novas maneiras de recuperar os estragos causados ao meio ambiente. A conferência vai ser realizada no Rio de Janeiro, exatamente 20 anos depois de outra conferência internacional que tinha objetivos muito semelhantes: a Eco92 - também promovida pela ONU, na capital fluminense, para debater meios possíveis de desenvolvimento sem desrespeitar o meio ambiente.
Projeto "Amigo da Segurança"
leva estudantes à sede da Polícia Civil
Trinta e cinco estudantes do Colégio “Cristo Redentor” estiveram na manhã desta terça-feira (27) na Delegacia Geral de Polícia Civil assistindo a palestras sobre prevenção ao uso de drogas, crimes contra o meio ambiente e coleta seletiva do lixo domiciliar. A programação faz parte do projeto “Amigo da Segurança”, desenvolvido em parceria pelo Programa Pro Paz, Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e Assessoria de Relações Interinstitucionais (Arin) da Polícia Civil.
Durante a visita, os alunos participaram de brincadeiras e ganharam presentes e lanche. O evento contou com a presença do delegado geral de Polícia Civil, Nilton Atayde, que conversou com os jovens no auditório da sede administrativa da instiuição. Os estudantes, na faixa etária de 11 a 15 anos, visitaram as dependências do Complexo da Polícia Civil, onde conheceram o GPE (Grupo de Pronto-Emprego).
Um dos instrutores do GPE, investigador Erick Cavalcante, explicou sobre as atividades desenvolvidas pelo grupamento policial e mostrou vídeos de operações realizadas pelos policiais civis que integram o GPE. Ele destacou ainda os prejuízos gerados pelo consumo e tráfico de drogas, e dos riscos em frequentar determinados locais, como “lan houses”, cybers e casas de jogos eletrônicos. “Nesses locais, as crianças estão expostas a vários tipos de criminosos, como os pedófilos”, informou. Os estudantes também assistiram à palestra da delegada Teresa Macedo, coordenadora do Projeto “Sala Verde Ambiente Seguro”, da Polícia Civil, sobre crimes ambientais.
Prevenção - Em seguida, houve show e atividades lúdicas. Após o lanche, os estudantes receberam informações sobre coleta seletiva de resíduos sólidos e reciclagem, em palestra realizada por professoras do Centro Comunitário do Pantanal, no bairro do Benguí, em Belém. De acordo com Waldenize Braga, titular da Assessoria de Relações Interinstitucionais (Arin), o objetivo do projeto é prevenir o envolvimento de jovens no tráfico e uso de drogas, e fazer deles agentes multiplicadores das informações recebidas durante as palestras, para que as orientações cheguem a outros colegas de escola, à família, aos amigos e vizinhos.
Na última sexta-feira (23), jovens do grupo de teatro do bairro da Terra Firme estiveram na Delegacia Geral, onde encenaram uma peça a jovens atendidos pelo projeto “Escola da Vida”, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Pará. Na ocasião, os jovens assistiram a palestras sobre assuntos diversos, como poluição sonora.
A Polícia Civil é a terceira instituição do Sistema de Segurança Pública do Pará a receber visitas de estudantes dentro do projeto “Amigo da Segurança”. “Já estivemos anteriormente no Comando Geral do Corpo de Bombeiros e no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), em Marituba”, informou Waldenize. Segundo a assessora, as próximas instituições a ser visitadas por estudantes são o Departamento de Trânsito do Estado (Detran), nos dias 06 e 13 de outubro, e o Comando Geral da Polícia Militar, em 20 e 25 de outubro.
Walrimar Santos - Polícia Civil
Cerest promoveu seminário de
aperfeiçoamento para
assistentes sociais
Com o objetivo de assessorar assistentes sociais, visando melhorar a qualificação profissional, e criar ações voltadas à política de saúde do trabalhador, o Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), promoveu na última sexta-feira (23) o seminário “Intervenção Profissional do Assistente Social na Saúde do Trabalhador”.
O evento faz parte do projeto de extensão “Assessoria aos Profissionais de Serviço Social nas Ações de Gestão, Acolhimento e Controle Social em Saúde do Trabalhador no Cerest/PA”, desenvolvido neste ano por um grupo de professores de serviços sociais da UFPA, sob a coordenação de Francilene Costa e apoio técnico de Vera Gomes, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da instituição.
Participaram do evento doutores, mestres, professores e acadêmicos de Serviço Social. O seminário também recebeu representantes do Cerest Estadual e das Regionais do Baixo Amazonas, Carajás, Tocantins e Araguaia, além da Região Metropolitana de Belém.
Durante o seminário foram apresentados painéis por docentes da UFPA e profissionais que atuam na área de saúde do trabalhador. Em seguida, eles relataram suas experiências e dividiram-se em grupos de trabalho, para a construção de uma proposta de planejamento em vigilância, controle social e acolhimento em saúde do trabalhador.
Segundo Francilene Costa, o evento visa aperfeiçoar metodologias para a qualificação das ações que produzem resultados significativos na saúde do trabalhador. “O evento nos traz os fundamentos históricos, teóricos e metodológicos da profissão. Trocamos experiências e debatemos sobre a atuação interdisciplinar na saúde do trabalhador”, explicou.
Política nacional - Vinculado à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Cerest é um polo da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) destinado a ações que promovam a saúde do trabalhador. Tem como objetivo coordenar e articular as diretrizes da política nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador, por meio da atenção integral à saúde nas zonas urbana e rural, independentemente do vínculo empregatício e da forma de inserção no mercado de trabalho.
As ações estão voltadas para a redução de acidentes, doenças ocupacionais e outros agravos relacionados ao trabalho. O Cerest também trabalha com a elaboração de programas de educação e prestação de serviços sociais que orientam indivíduos, famílias e a comunidade sobre seus direitos e deveres.
Para Jarina Gomes, coordenadora Estadual do Cerest, a parceria com a UFPA reforça a proposta de consolidar o fortalecimento da política de saúde e segurança do trabalhador no Estado. “Tenho certeza que esta parceria se soma ao aperfeiçoamento da qualificação dos profissionais da instituição. Estamos fortalecendo as ações já desenvolvidas pelo Cerest”, afirmou.
Edna Sidou – Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...