Total de visualizações de página

sábado, setembro 17, 2011

MOSQUEIRO GANHA HOSPITAL REVITALIZADO NESTE DOMINGO E VACINAÇÃO CONTINUA ATÉ O FINAL DO MÊS

Escola Técnica do SUS
forma técnicos em
saúde bucal
A Escola Técnica do SUS (Etsus) em parceria com a Associação Brasileira de Odontologia formou, na última quarta-feira (14) uma turma de 49 técnicos em saúde bucal. O evento aconteceu em Capanema, nordeste do Pará, que sedia a 4ª Regional de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Dividido em módulos, o curso teve duração de 14 meses, beneficiando profissionais de saúde dos municípios de Augusto Corrêa, Bonito, Bragança, Cachoeira do Piriá, Capanema, Nova Timboteua, Ourém, Peixe Boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Luzia, São João de Pirabas, Tracuateua e Viseu. Os alunos tiveram aulas práticas e teóricas com estágio supervisionado.
Participaram da solenidade o secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco; o diretor da Etsus, Raimundo Sena; o diretor da 4ª Regional de Saúde, Breno Henry; o presidente do Conselho Regional de Odontologia, Roberto Pires; dentre outras autoridades. A Etsus atua no segmento chamado de educação profissional, que engloba a formação inicial e continuada nos cursos técnicos e tecnológicos para atender as demandas locais dos trabalhadores que já atuam nos serviços de saúde.
Raimundo Sena agradeceu pelo incentivo da Sespa na qualificação promovida pela Etsus. Ele também salientou o apoio da ABO e o incentivo que os prefeitos e as secretarias municipais de Saúde da região têm dado aos cursos ofertados pela escola. Sena ainda destacou que as equipes de saúde bucal são peças fundamentais na Atenção Básica, pois assumem um papel importante na saúde da população. “Parabenizo a todos os formandos. Vocês agora estão aptos a colocar em prática todas as técnicas aprendidas no curso. A saúde bucal é de suma importância na Atenção Básica”, afirmou.
Para a aluna Eudiane Graça, 28 anos, o curso na área da saúde bucal é uma oportunidade que ela sempre esperou. “É a realização de um sonho. Há muito tempo esperava por esta oportunidade. Tenho certeza que abrirá portas. Pretendo expandir meus conhecimentos na área e me qualificar cada vez mais”, comemorou.
Segundo Hélio Franco, a qualificação de profissionais na área da saúde tem sido uma das prioridades da secretaria, pois não basta ter estrutura física e tecnológica. “É preciso termos pessoas qualificadas para atuar na área da saúde. A reciclagem funciona como um estímulo para o aprimoramento de suas carreiras. Estamos dando condições para que estes profissionais tenham acesso à capacitação”, afirmou. O secretário ressaltou que há alguns anos a saúde bucal tinha um número muito pequeno de profissionais. Ele parabenizou os novos técnicos em saúde bucal do Estado. “Vocês são merecedores, estão interessados em aprender, se empenham pela qualificação”, frisou.
No próximo mês a Etsus iniciará o curso de qualificação na Atenção Básica em Saúde para Agentes Comunitários de Saúde dos municípios que abrangem da 1° a 6º Regional de Saúde. A escola também ofertará a capacitação de Atualização em Saúde do Idoso nas cidades de Altamira, Marabá, Conceição do Araguaia, Santarém e Belém.
Edna Sidou - Ascom Sespa
HPSM Mário Pinotti
recebe visita da
Comissão de
Saúde da CMB
A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Belém visitou, na manhã desta sexta-feira (16), o Hospital de Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti (HPSM da 14 de Março), no bairro do Umarizal. Segundo os membros da comissão, houve uma melhora no atendimento do hospital.
Durante a visita, a Comissão representada pelos vereadores Alfredo Costa (PT), Marquinho do PT (PT) e Rildo Pessoa (PDT) pôde conhecer um pouco mais sobre o atendimento do hospital, que hoje faz uma média de 300 a 400 atendimentos diários e conta com 213 leitos de internação. Atualmente, o HPSM passa por reformas em suas estruturas de atendimento. Vale destacar, que 73% dos atendimentos diários de urgência e emergência do Hospital Mário Pinotti são destinados à pacientes vindos de municípios do interior do Estado do Pará. 
Acompanhados pela secretária municipal de Saúde, Sylvia Santos, e por membros da direção do hospital, os vereadores conheceram o novo setor de acolhimento onde é trabalhado o Protocolo de Manchester de classificação de risco. A comissão visitou também o setor de urgência e emergência, que atualmente recebe melhorias, passando ainda pela nova pediatria do HPSM que foi inaugurada em 2010.
O vereador Rildo Pessoa elogiou as melhorias que a Prefeitura de Belém e a Sesma realizaram dentro do Pronto Socorro do Umarizal. “É interessante como as coisas avançaram no PSM de dois anos até agora. Não apenas na parte de estrutura, mas também tecnicamente e na atenção aos pacientes. Também temos de ser justos, pois durante nossa visita observamos que há muitos pacientes vindos de outros municípios do estado. Por isso, devemos estimular a melhoria da atenção à saúde nos municípios do interior, para que não aconteça este inchaço no atendimento do hospital”, disse.
Os vereadores visitaram ainda o novo prédio anexo do hospital inaugurado há um ano e a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que futuramente receberá o atendimento de hemodiálise exclusiva aos pacientes renais agudos.
“Esta visita tem se provado muito proveitosa. As coisas estão bem diferentes aqui no PSM da 14 de março. Pude observar também que, apesar do alto número de atendimentos quase não há pacientes pelos corredores aguardando atendimentos”, afirmou Alfredo Costa, vereador membro da Comissão.
Sylvia Santos aproveitou ainda para falar aos membros da comissão sobre o episódio, ocorrido nesta semana, sobre o aparecimento de fissuras no prédio anexo do HPSM Mário Pinotti. “Aproveito este momento, para também esclarecer, assim como estamos fazendo a semana toda com nossos servidores e pacientes, de que segundo os laudos profissionais, não há risco ou perigo que afete a estrutura do prédio de nosso hospital e que nosso serviço está normal”, explicou.
Na nova Unidade de Terapia Intensiva do hospital, a Comissão de Saúde da Câmara observou como será realizado o atendimento de hemodiálise, como é o funcionamento das máquinas e a estrutura montada pela Sesma e pelo Hospital Mário Pinotti. “Pudemos comprovar que as obras realmente estão acontecendo e que o trabalho está sendo feito para que tudo aconteça”, afirmou o vereador Marquinho do PT.
Em conversa com a secretária, Marquinho agradeceu a colaboração da Sesma e da Prefeitura de Belém na realização das visitas da Comissão de Saúde às Unidades e Hospitais da capital. “Quando fomos, na ultima quinta-feira, à Unidade Municipal de Saúde do bairro do Jurunas, recebemos suporte da Sesma e observamos que apesar da demanda grande por atendimento, a UMS trabalha bem, está bem assistida e bem tratada”, disse.
Sylvia Santos reconheceu que trabalhar com saúde no Brasil é desafiador. “Os desafios de se trabalhar com a saúde são muitos, mas que com trabalho contínuo e sério, podemos respeitar e preservar o bem maior para todos nós, que são as vidas humanas. As melhorias no atendimento e estrutura do HPSM Mário Pinotti são apenas uma pequena parte do amplo trabalho que administração municipal está desenvolvendo para a saúde pública de Belém.”, concluiu.

Texto: Fernando Diniz - Ascom Sesma
Vacinação é prorrogada

em alguns municípios
até 30 de setembro

O Ministério da Saúde decidiu prorrogar a campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo até 30 de setembro, nos municípios que ainda não alcançaram a meta de 95% em cada uma das vacinas, informou na tarde desta sexta-feira (16) Jaíra Ataíde, coordenadora Estadual de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), após receber ofício da coordenadora geral do Programa Nacional de Imunizações, Magda Domingues.
No documento, Magda parabeniza todos pelo esforço demonstrado ao longo dos anos para atingir as metas das campanhas de vacinação. “Com certeza, é o resultado do trabalho incansável de todas as equipes responsáveis por esta estratégia que vem apresentando êxitos no controle, eliminação e erradicação das doenças imunopreveníveis”, disse a coordenadora nacional.
Sobre a decisão de prorrogar a campanha, ela explicou que para a manutenção da erradicação da pólio e eliminação do sarampo é fundamental que todos os municípios estejam com cobertura vacinal mínima exigida. “Tenho certeza de que atingiremos o nosso objetivo de manter o Brasil livre da poliomielite e do sarampo”, reiterou.
Risco - Segundo Magda Domingues, "a falta de homogeneidade faz com que você crie grupos de população susceptíveis à doença, e isso pode facilitar a importação de algum caso nessa localidade, devido ao fluxo de turistas e de pessoas que vêm a trabalho. “Se você no município tiver baixas coberturas, há o risco de surto nessas localidades e possibilidade da volta da transmissão da doença no país”, alertou.
O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento das manchas, até quatro dias após o surgimento das manchas.
Segundo Jaíra Ataíde, o Pará já atingiu a meta da vacinação contra a pólio, mas ainda há municípios que precisam continuar vacinando. Quanto ao sarampo, até o momento o Pará alcançou 81,4% de cobertura vacinal, o que torna necessário o empenho dos gestores municipais para mudar o cenário nessas duas semanas de prorrogação.
No Pará, a meta é vacinar 901.061 crianças menores de sete anos contra o sarampo e 736.683 contra a poliomielite. Para isso, foram distribuídas 900 mil doses da vacina contra poliomielite e 1 milhão contra sarampo em todo o Estado, que podem ser encontradas em 890 postos de saúde. Além disso, há 340 postos volantes, montados em lanchas que percorrem as localidades de difícil acesso.
Roberta Vilanova – Sespa
Ophir Loyola busca
recertificação como
hospital de ensino
O Hospital Ophir Loyola receberá nos próximos dias 20 e 21 de setembro um grupo de técnicos certificadores, dos Ministérios da Saúde e Educação, visando obter a recertificação como hospital de ensino. Realizada a cada dois anos, a visita é instituída por meio da Portaria Interministerial MEC/MS n° 2.400, de 2 de outubro de 2007, a qual estabelece os requisitos que um hospital deve preencher para ser considerado hospital de ensino, a partir de quatro dimensões: atenção à saúde, ensino, ciência e tecnologia e gestão.
O processo de certificação dos Hospitais de Ensino começou em 2004, sob a coordenação dos Ministérios da Saúde e Educação. Um hospital de ensino é um centro de atendimento hospitalar mantido ou que colabora com universidades, com a finalidade de participar das atividades de formação e desenvolvimento de profissionais de saúde, pesquisa e desenvolvimento tecnológico para o SUS (Sistema Único de Saúde).
Em outubro de 2009, o "Ophir Loyola" foi certificado como hospital de ensino pela Portaria Interministerial nº 2.472, publicada no Diário Oficial da União. Para ser recertificado,o HOL deve atender a uma série de requisitos, entre eles dispor de mecanismos de gerenciamento das atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas no âmbito do hospital, oferecer acesso à biblioteca atualizada e especializada na área de saúde, abrigar programas de residência médica devidamente credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), e manter estudantes de Medicina em atividades curriculares em regime de internato, assim como alunos de outras áreas de saúde.
Lívia Soares - Hospital Ophir Loyola
PMB entrega hospital
reformado em Mosqueiro
A partir deste domingo (18), a população do Distrito de Mosqueiro poderá desfrutar de todo o conforto das instalações do Hospital Municipal de Mosqueiro, que foi totalmente reformado para proporcionar um melhor atendimento aos pacientes. A reforma do Hospital incluiu toda a parte de internação hospitalar, adulto e pediátrica, que conta com 22 leitos, sala de parto, sala de cirurgia, setor de isolamento, conforto dos médicos, sala de raio-x e sala de ultrassonografia.
 A inauguração do Hospital reformado acontecerá neste domingo (18), às 10h, com a presença do Prefeito de Belém, Duciomar Costa, e da Secretária Municipal de Saúde, Sylvia Santos.
 A equipe de saúde do hospital conta atualmente com 34 médicos, entre clínicos, pediatras, cirurgiões e ginecologistas obstetras, além de 03 enfermeiros e 37 técnicos de enfermagem, que se revezam em esquema de plantão. O Hospital recebe em média  4500 a 5000 atendimentos mensais, e esses números aumentam em épocas de férias e feriados prolongados, quando um grande número de veranistas visitam a ilha de Mosqueiro. “Em feriados prolongados, e especialmente nosmeses de  julho e dezembro, o número de atendimentos aumenta significativamente, chegando até a 50%”, conta Belém Moura,assistente de direção do Hospital.
 Além de toda a parte de internação e cirurgia hospitalar, será entregue também o novo espaço de conforto e descanso para os médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital, para repouso das atividades médicas dos profissionais que atuam no Hospital .
 Secretaria Municipal de Saúde (Sesma)


Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...