Todos os dias as ruas do distrito de Icoaraci amanhecem cheias de entulho. São restos de construções, galhos de árvores, vasos sanitários, sofás velhos e outros tipos de materiais descartados nas vias públicas pela população. Diariamente os funcionários da Agência Distrital de Icoaraci (Adic) recolhem oito carradas de entulho, o que corresponde a aproximadamente 80 metros cúbicos, muito acima do que determina a lei que obriga o poder público a fazer a coleta.
Para reduzir esse problema no distrito a Adic criou o projeto Vila Sorriso,Vila de Limpeza, de combate ao lixo e entulho descartados nas vias públicas. Durante todo o mês de setembro, os funcionários do setor de Postura,Fiscalização e Urbanismo da Agência, distribuíram panfletos educativos com informações sobre os perigos que o lixo e entulho trazem à população.
A ação começou pelo centro de Icoaraci, na avenida Augusto Montenegro, (da Rua Oito de Maio até a 2 de Dezembro - Sétima Rua), e da Siqueira Mendes até a 2 de Dezembro. Nesta quarta-feira (28), os funcionários vão começar a entregar os panfletos nas transversais desses perímetros.
Para evitar que os moradores descartem os entulhos nas ruas, a Adic criou um canal direto com a população para que esse tipo de material seja recolhido. “Quem estiver fazendo construções ou limpeza nos quintais e tenham materiais para serem recolhidos, deve ligar para o telefone 3297-7047, que vamos recolher. Dessa maneira a gente evita que o nosso distrito fique cheio de entulhos, o que trás uma série de problemas para o meio ambiente”, informou Francisco Oliveira Jr, chefe do setor de Postura, Fiscalização e Urbanismo.
O artigo 30 do Código de Postura do Município – Lei 7.055/1977, diz que é proibido jogar lixo e entulho em vias públicas. Ao receberem os panfletos com as orientações sobre o cumprimento do Código de Posturas,os moradores assinam uma lista declarando-se cientes das penalidades que podem sofrer se forem reincidentes na prática de descartar lixo e entulhos irregularmente.
Francisco Oliveira alerta que esse material jogado nas ruas pode entupir bueiros e causar enchentes, além de demonstrar falta de educação do cidadão. “Jogar lixo no chão é ruim para a imagem dos moradores e da cidade, pois o acúmulo de lixo estimula a proliferação de vetores como baratas, ratos e outros tipos de insetos que causam várias doenças. A Prefeirura vem realizando serviços de limpeza, podagem de árvores e recolhimento de lixo e entulhos em toda a cidade. Agora a gente conta com a população para manter a cidade limpa”, concluiu.
Texto: Ronaldo Quadros-Ascom Adic
Edição:Comus
Nenhum comentário:
Postar um comentário