Total de visualizações de página

domingo, setembro 18, 2011

CTBel realiza campanha educativa na praça Batista Campos

Mais de um milhão de pessoas no mundo morrem em acidentes de trânsito todos os anos, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Em Belém, dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) mostram que em 2010, apenas na capital, foram registrados 10.320 acidentes com 130 mortes e 3.647 feridos. Já em todo o estado do Pará foram 23.616 acidentes com 1.383 mortes e 12.464 feridos.
 Com estes números alarmantes, a Companhia de Transporte de Belém (CTBel), iniciou campanhas com ações educativas para conscientizar a população por um trânsito mais seguro. Com o tema “Trânsito de Belém, a segurança é responsabilidade de todos!”, a Companhia esteve na praça Batista Campos na manhã deste domingo, 18, com diversas atividades educacionais. Os trabalhos fazem parte da Semana Nacional do Trânsito, que este ano teve o tema “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas”.
 O Samuzinho, projeto da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) que ensina atendimento em primeiros socorros para crianças, esteve presente orientando as que foram à praça brincar. “Devemos trabalhar mais educativamente para que tenhamos um trânsito mais humano, mais digno, mais cidadão e com menos acidentes”, disse Hellen Margareth, superintendente da CTBel.
 O prefeito de Belém, Duciomar Costa, também compareceu ao evento. “Dados alarmantes apontam que a maioria dos acidentes são causados pela imprudência dos motoristas. Com a CTBel, estamos chegando nas escolas e abordando as crianças para que elas sejam mensageiras aos seus pais. É mais constrangedor um adulto ser advertido pelo filho do que por outra pessoa”, enfatiza o prefeito. “Todos devem ter consciência e mudar suas atitudes no trânsito”, ressaltou.
 Duciomar visitou o estande do exército, que expôs os diferentes tipos de sinalizações, em seguida, o Samuzinho e a tenda de brincadeiras da CTBel.
 Acidente de trânsito é caracterizado como epidemia
 Técnicos da Companhia realizaram uma avaliação sobre questões relacionadas ao trânsito, onde foi detectado que o comportamento inadequado de ciclistas, pedestres, motociclistas e motoristas, são fatores preocupantes. Atualmente, mais de 1 milhão e 300 mil mortes por ano são registradas. De acordo com relatórios da OMS as perdas provocadas pela violência no trânsito representam uma das maiores preocupações, caracterizando-se como um problema de saúde pública com proporções epidêmicas.
 Na avaliação da OMS será necessário desenvolver ou reforçar ações de prevenção de violência no trânsito em pelo menos 178 países, onde os índices de morbimortalidade no trânsito estão acima do razoável. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registra um índice de 18 fatalidades por grupo de 100 mil habitantes. Países europeus e asiáticos registram uma taxa de 5 mortes para cada 100 mil habitantes.
  
Texto: Liandro Brito
Fotos: Alzyr Quaresma
Edição: Comus

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...