Total de visualizações de página

terça-feira, setembro 20, 2011

Avançam obras de revitalização do Hospital Ophir Loyola

 Em busca pela excelência no atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde, o Governo do Estado executa várias obras, simultaneamente, no Centro do Norte e Nordeste em Oncologia, Hospital Ophir Loyola. A instituição quase centenária de assistência à saúde pública passa por reformas significativas em suas estruturas físicas, não obstante, a reorganização do espaço físico  com a criação de um hospital anexo para assistir as patologias benignas.
 A priori da gestão estatal está em prestar assistência de qualidade e humanitária com mão de obra qualificada, já considerando as necessidades atuais e futuras da  população paraense, uma preocupação com as taxas crescentes de doenças crônico-degenerativas principalmente no tocante a demanda oncológica. As etapas do planejamento estratégico para a implantação de melhorias já estão a todo vapor no prédio matriz localizado na Avenida Magalhães Barata com investimento de 813 mil reais pelo governo do Pará.
 Umas delas consiste na reformulação do Centro de Imagenologia para agregar novas salas de espera e atendimento. Um espaço inteiramente adaptado com portas e visor plumbíferos (chumbo) e passachassis  para  comportar adequadamente dois aparelhos de raio-x digital, já instalados. Com investimento de 550 mil reais, os aparelhos serão utilizados para radiografia do tórax, abdome e extremidades com melhor qualidade da imagem. Futuramente, as radiografias serão  disponibilizadas em rede para qualquer lugar do Hospital, o que facilita a consulta remota por outro especialista. Assim o paciente terá acesso ao diagnóstico e tratamento com maior rapidez e eficiência.
 O  Hospital Ophir Loyola sempre foi pioneiro no SUS a empregar tecnologias e metodologias avançadas através dos especialistas da instituição. Outra obra em execução dará forma à nova Unidade de Atendimento Imediato.  Mais conhecida como Triagem, a unidade contará com comunicação visual e estética especializadas, com hotelaria hospitalar comparada a utilizada mundialmente nos  grandes centros hospitalares. “Um exemplo disso é o Sistema de cortinas divisórias em tecido antichama, atendendo as normas  de prevenção e combate a incêndios, função antimofo e antifungo para impedir o desenvolvimento de bactérias e evitar a ocorrência de infecção hospitalar por esses fatores”, explicou Aurea Helyette, especialista em Arquitetura no sistema de Saúde.
 O Ambulatório do HOL também passa por reformas nos consultórios e corredores de acesso. Nas salas de espera já são ministrados palestras e cursos voltados para cuidados com a saúde para pacientes e acompanhantes. A mudança efetivada na ambientação está voltada para a promoção de um ambiente mais acolhedor e humanizado, inclusive com o emprego da cromoterapia, com a utilização da cor azul claro como coadjuvante no tratamento do paciente. “Estudos mostram que a cor é uma vibração que constantemente está nos afetando. A escolha dessa tonalidade consiste nos benefícios para pacientes acometidos por doenças febris, inflamações, distúrbios gastrointestinais, problemas renais, entre outros. E no caso do HOL, está voltada para a oncologia”, explicou a arquiteta.
 Já foram concluídas as obras de revitalização da sala de exames e recuperação da pós-anestésica da Hemodinâmica e sala de ultrassonografia. Está em processo de aprovação a revitalização do Banco de Olhos pela Vigilância Sanitária da Sespa e, em elaboração o projeto executivo de reforma e ampliação da diálise, laboratórios de biologia molecular, análises clínicas, citologia e patologia. Mesmo reconhecido como Centro de Referência em Oncologia, o HOL não assiste apenas pacientes com câncer. A instituição também é Unidade de Assistência em Nefrologia, Neurocirurgia e Transplantes, prestando serviços especializados aos usuários.
 Toda essa reformulação da estrutura prepara o Hospital para reorganização do espaço em atendimento de patologias malignas e benignas com a entrega, em breve, do novo hospital anexo na Rua Jerônimo Pimentel. No novo prédio funcionará o ‘Centro de Medicina Interna e Cirurgia Geral do HOL’ para patologias benignas de Média e Alta Complexidade, uma estratégia governamental para  otimizar e agilizar os serviços. Com o novo anexo serão disponibilizados 80 leitos de internação para atendimento nas especialidades de Cirurgia Geral, que abrange os serviços de Cirurgia da Parede Abdominal, Cirurgia Gástrica incluindo a Cirurgia Bariátrica, Serviço de Fígado, Serviços de Pâncreas e Vias Biliares e Serviço de Intestino. Na Clínica Médica disponibilizará serviços especializados nas áreas de Endocrinologia, Cardiologia e Pneumologia.
 O Centro ainda contará com 14 leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), oito leitos para Pronto Atendimento, sete salas de cirurgias, 10 consultórios, serviços de diagnóstico por imagem em raio-x e tomografia, endoscopia, laboratório clínico e farmácia. Com a saída das patologias benignas haverá expansão de 47 leitos, representando um acréscimo de 37% no volume do atendimento à oncologia, aumentando para 222 leitos no total de todas as especialidades oncológicas, tais como cabeça e pescoço, mastologia, ginecologia, hematologia, urologia, neurocirurgia, pediatria, entre outras.
 Com o crescimento da instituição, haverá ampliação nos serviços de nefrologia, transplantes e Pronto Atendimento Imediato (triagem), os quais continuarão a ser oferecidos no prédio matriz. A transferência dos leitos estará concluída até a primeira quinzena de outubro, em conformidade com o perfil e possibilidade de cada um dos pacientes.  A construção de um anexo para o HOL visa garantir maior eficácia e eficiência dos serviços. Essa reorganização do espaço físico está em consonância com a Política Nacional de Atenção Oncológica (PNAO) e Plano Estadual de Atenção Oncológica, que visam garantir agilidade na assistência aos usuários do SUS. E ainda a adequação à legislação vigente do Ministério da Saúde e Comissão Nacional de Energia Nuclear e, na área de Ensino e Pesquisa à legislação dos Ministérios da Saúde e Educação.
 O Governo do Estado por meio projeto Expande, do Instituto Nacional do Câncer (Inca) tem investido na construção de Unidades de Alta Complexidade em Oncologia. Futuramente serão implantadas duas novas Unacons, uma no Hospital Regional de Tucuruí e a outra no Hospital João de Barros Barreto. Para o final de 2012, está prevista a entrega do Instituto Pediátrico do HOL. A ampliação da oferta de procedimentos oferecidos ao paciente de câncer, com a criação de espaços e insumos para o funcionamento dos serviços, tem a finalidade de diminuir a demanda do Ophir Loyola e garantir ao cidadão o direito constitucional à saúde.

Leila Cruz- Ascom Hospital Ophir Loyola

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...