Total de visualizações de página

terça-feira, setembro 20, 2011

Sespa inscreve para Corrida pela Vida até 29 de setembro

Os interessados em participar da 4ª Corrida pela Vida, que acontecerá no dia 2 de outubro, poderão se inscrever até 29 de setembro. Organizada pela Central de Notificação, Captação e Distribuição de Transplantes (CNCDO), da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a maratona terá como tema "Quem espera pela doação de órgãos corre contra o tempo".
A corrida marca o Dia Nacional de Doação de Órgãos, comemorado em 27 de setembro. “É também uma forma de conscientizar a sociedade para a importância da doação de órgãos”, explica o médico André Rodrigues, coordenador da CNCDO. No Pará, cerca de 1.400 pessoas aguardam a vez na fila do transplante. Para se tornar um doador e ajudar a salvar vidas não é necessário nenhum documento ou declaração por escrito: basta avisar a família.
As inscrições para a corrida podem ser feitas mediante a entrega de dois quilos de alimento não perecível nos shoppings Boulevard e Castanheira e na agência dos Correios da Avenida Presidente Vargas. A corrida acontece no dia 2 de outubro, domingo, com largada a partir das 6h30, em frente ao Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
Qualquer pessoa pode participar, desde que seja maior de 18 anos e não tenha nenhuma contraindicação médica. O percurso de sete quilômetros – partindo do Hangar, seguindo pelas avenidas Doutor Freitas, Senador Lemos, Júlio César, Almirante Barroso e novamente Doutor Freitas – está dentro do que recomenda a Federação Internacional de Atletismo para atelatas amadores.
Os participantes serão divididos nas seguintes categorias: I (Deficientes Visuais, em que é obrigatório o uso de venda); II (cadeirantes); III (Terceira Idade Feminino, a partir de 60 anos); IV (Terceira Idade Masculino, a partir de 60 anos), V (Geral Feminino) e VI (Geral Masculino).
Os três primeiros colocados de cada categoria receberão troféus e os seguintes prêmios: aos primeiros colocados um notebook; aos segundos uma TV LCD 22” e aos terceiros um Home Theater. Os demais receberão medalha de participação.
Com a realização da 4ª Corrida pela Vida, a Sespa espera esclarecer alguns mitos criados pela população sobre os procedimentos que envolvem a doação de órgãos. Atualmente, o Estado realiza captação de rins, córnea, fígado, pâncreas e coração. Também é responsável pela realização de transplantes de rins e córnea, no Hospital Ofir Loyola.
Serviço: Mais informações sobre a 4ª Corrida pela Vida pelos telefones (91) 4006-4284, 3081-2040 e 8115-2941, ou ainda pelo site www.saude.pa.gov.br e email cncdo.transplantes@gmail.com
Mozart Lira - Ascom/Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...