Total de visualizações de página

terça-feira, setembro 20, 2011

Semana Nacional do Trânsito mobiliza 400 crianças na Praça da República





O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran/PA), através de sua Coordenadoria de Educação, promoveu neste domingo, 18, diversas ações educativas na Praça da República, na abertura da Semana Nacional do Trânsito, que acontece todos os anos no período de 18 a 25 de setembro, de acordo com o artigo 326 do Código Nacional de Trânsito. Este ano, o tema remete à Década Mundial de Ações para segurança do Trânsito 2011/2020 - “Juntos Podemos Salvar Milhões de vidas”.
Cerca de 400 crianças participaram das ações na praça, onde foram desenvolvidas atividades lúdicas com o tema trânsito, como: pintura, desenho, teatro, distribuição de jogos educativos e uma grande caminhada realizada na praça, que chamou a atenção da população para a busca de um trânsito seguro e mais humano. Também houve exposição do uso correto de equipamentos como o de retenção de crianças, a “cadeirinha”.
O professor Henrique Paz levou o neto Miguel, de 4 anos, para participar das atividades e ressaltou a eficácia de se trabalhar a questão trânsito cada vez mais cedo, principalmente nas escolas. De acordo com  Henrique, “a programação é louvável e o material educativo utilizado na ação é muito bom, proporciona às crianças aprender sobre o trânsito de forma lúdica.”
A professora Fabiana Lima  também visitou o espaço educativo com a filha Isadora, de um ano, e a sobrinha Flávia, de seis. Para ela, atividades como essa deveriam acontecer mais vezes. "Este tipo de ação deveria acontecer em outras praças, proporcionando a participação de mais crianças”.
A programação contou também com a participação de 68 escoteiros de três bairros: Marco (Grupo de Escoteiro General Figueiredo), Pedreira (Grupo Nossa Senhora Aparecida) e Telegrafo (Grupo Nossa senhora do Perpetuo Socorro). Os escoteiros do distrito de Icoaraci também participaram, com o grupo Pioneiro Luís Alberto, todos sob o comando do dirigente escoteiro Carlos Júnior. Ele elogiou a programação. “A ação é positiva e cada escoteiro será multiplicador do bom comportamento no trânsito”, disse Luís Alberto.
O trabalho educativo do Detran recebeu elogios quanto à didática utilizada. Ghehisa Schlossinger, 72 anos, visitou as instalações do Detran na Praça da República nesse domingo e contou que foi motorista durante 50 anos, até que percebeu que o trânsito estava ficando muito perigoso e vendeu seu automóvel. De acordo com ela, há muita imprudência por parte dos motoristas e é preciso investir na formação dos novos condutores, desde a infância, com a educação para o trânsito. “Se esse tipo de ação acontecesse há mais tempo, não teríamos tantos acidentes”, ressaltou.
Crianças e adolescentes de diversas idades, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Príncipe da Paz,  da Associação das Mulheres do Conjunto Roraima-Amapá I e II e do Grupo Escoteiro Nossa senhora Aparecida participaram nesta segunda-feira, 19, de ações educativas realizadas pelo Detran/PA, como parte da Semana Nacional do Trânsito. Os jovens participaram de brincadeiras, palestras e assistiram a uma peça teatral referente ao trânsito e receberam material educativo.
A programação continua ao longo da semana com blitzens educativas na sede do Detran/PA, na avenida Augusto Montenegro, e com o curso de qualificação dos servidores da área de Educação, ministrado pela professora Irene Rios, da Univale de Santa Catarina, autora de diversos livros sobre o assunto. O curso de capacitação “Educação para o Trânsito”, para os servidores do Detran, que terá módulos específicos sobre as atividades para estudantes dos ensinos infantil, fundamental e médio, elaboração de campanhas educativas para o trânsito, comunicação e expressão oral e escrita.
A professora Irene Rios tem mestrado em Educação pela Univali, diversas especializações na área de trânsito é autora de livros como “Manual para Motorista com agenda”, Editora Ilha Mágica, 2010; “Quem? Eu? Eu não! E Outras Crônicas de Trânsito”, Ilha Mágica, 2007; “Transitando com Segurança: Educação para o Trânsito”, Ilha Mágica, 2005, além de publicações de poesia e participação como roteirista, produtora e diretora do filme “A Professora em uma Comunidade Alemã”, de 2008.
Ascom Detran

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...