Total de visualizações de página

quarta-feira, setembro 28, 2011

Guarda Municipal de Belém completa 20 anos de muitas conquistas







Demonstrações operacionais, desfile, entrega de medalhas e diplomas, marcaram a comemoração do 20º aniversário da Guarda Municipal de Belém, que aconteceu nesta terça-feira, 27, em frente ao Palácio Antônio Lemos. Estiveram presentes autoridades do Poder Executivo Estadual e Municipal, Legislativo e Judiciário, vereadores e representantes da sociedade civil.
Há vinte anos, exatamente no dia 27 de setembro de 1991, acontecia na Praça Frei Caetano Brandão, a cerimônia de formatura da primeira turma de 142 Guardas Municipais de Belém. Hoje, com um efetivo de 890 guardas municipais, a corporação comemora as grandes conquistas realizadas nos últimos anos.
O crescimento tecnológico e os esforços por parte do poder municipal ajudaram a construir um novo cenário na Guarda Municipal de Belém (GMB), com a regularização do armamento e a qualificação e treinamento do efetivo, que hoje conta com coletes à prova de balas, tonfas, escudos e capacetes anti-balísticos, pistolas 380, veículos, motocicletas, uniformes, capa de coletes, estação de rádio de comunicação e cães.
Foram implantadas também Unidades Setoriais que auxiliam no trabalho interno e externo da corporação, como a criação da Corregedoria, Ouvidoria, Núcleo de Saúde do Trabalhador, Controle Interno, Grupamentos táticos e operacionais, projeto sócio educativo Anjos da Guarda e Banda de Música. 
De acordo com a Inspetora-Geral, Ellen Margareth, a atual gestão municipal não poupou esforços para as melhorias na GMB e em seu discurso oficial anunciou que ainda este ano será realizado mais um concurso público. “Mesmo com um cenário positivo sabemos a grande necessidade de aumentar o efetivo da GMB, por isso até o final deste ano pretendemos lançar mais um concurso” destacou.
Para o Prefeito de Belém, Duciomar Costa, é uma honra poder fazer parte destas conquistas. “E lembrar que há 20 anos os inspetores da Guarda Municipal de São Paulo estiveram aqui treinando a primeira turma da Guarda, e hoje vários municípios vem até nós para receber treinamento, é sinal de que evoluímos bastante a ponto de nos tornarmos referências para outros municípios”,ressalta.
Duciomar destacou a importância da integração da Guarda com as outras esferas de segurança pública. “É possível observar que nossos guardas trabalham motivados, são bem treinados e atuam de maneira responsável, protegendo não só o patrimônio público como garantindo a segurança da população em um trabalho extremamente integrado com outras forças armadas, resultando no sucesso e no crescimento da GMB”.
Durante a cerimônia algumas pessoas foram agraciadas com o diploma “Amigos da Guarda”, dentre elas, jornalistas, instrutores, lideranças comunitárias e secretários municipais, que de alguma maneira colaboraram para o crescimento e destaque, com trabalhos de cooperação com a GMB.
Para o jornalista Guilherme Mendes, um dos agraciados, a homenagem representa o reconhecimento do seu trabalho bem feito. “É muito importante ver que o nosso trabalho é reconhecido, não por transmitirmos uma matéria positiva e sim por sermos transparentes e imparciais,colaborando para o crescimento e reconhecimento de uma corporação tão importante para cidade como é a Guarda Municipal”,destaca.
O evento encerrou com um desfile envolvendo cerca de 300 servidores da instituição, distribuídos em 11 grupamentos, entre eles o Grupamento de Ações Táticas (GAT) que demonstrou um pouco do trabalho executado pela Guarda,com apresentações operacionais, como imobilização humana e identificação de entorpecentes feita pelos cães farejadores do Grupamento de Ações Táticas com Cães (Atac).
Histórico -  A Guarda Municipal de Belém (GMB) foi criada pela Lei Municipal nº  7.346, datada de 14 de outubro de 1986, e regulamentada em 16 de agosto de 1991 pelo decreto de nº 23.115, que a definia como uma instituição destinada à proteção de bens, serviços e instalações do município de Belém, de acordo com o Art.37, inciso XXV da Lei Orgânica do Município.
Em 27 de setembro de 1991, a Guarda Municipal de Belém foi implantada, sendo vinculada à Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos (Semaj). Hoje está vinculada ao Gabinete do Prefeito de Belém.
No mesmo ano foi formada a primeira turma de guardas municipais, composta por 142 alunos. Três instrutores, membros da Guarda Metropolitana de São Paulo, integraram o quadro docente da turma.
A GMB teve como seu primeiro comandante o Cel. EB R/1 José Benedito de Oliveira Porto, no período de  setembro de 1991 a janeiro de 1993. Nesse mesmo período foram criados o Grupo de Apoio Tático (GAT) e a Banda de Música.
No período de janeiro de 1993 a julho de 1994, assumiu o comando da GMB o ex-comandante da Polícia Militar do Pará, Cel. PM Ailton Carvalho Guimarães. Foi criada a Inspetoria Especial de Segurança (IES), destinada à proteção do Executivo Municipal. Houve a estruturação e operacionalização do GAT; proposta de alteração do plano de carreira da corporação e a criação do regimento interno da GMB.
De julho de 1994 a dezembro de 1996, a corporação foi comandada pelo Ten. Cel. PM Romeu Teixeira Dantas, quando passou a ser vinculada ao Gabinete do Prefeito. Nesses 20 anos de história de sua fundação, a Guarda Municipal de Belém ostenta na galeria dos seus ex-comandantes nove titulares. Atualmente é comandada pela advogada e analista licenciada do Tribunal de Contas do Estado, Ellen Margareth da Rocha Souza.
Texto: Izabelle de Mesquita
Fotos: Adriano Magalhães

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...