Total de visualizações de página

quarta-feira, setembro 28, 2011

Esporte muda a vida de jovens no bairro da Terra Firme


 As irmãs Brenda Camile e Brena Raiana Fonseca encontraram no esporte o apoio que precisavam no momento mais difícil de suas vidas: a da separação dos pais. As adolescentes de 15 e 17 anos, respectivamente, passaram a praticar o judô quatro anos atrás. Hoje, juntas, elas colecionam quase 40 medalhas.
 “O judô entrou na minha vida na hora em que mais precisava. Ele me fez rever conceitos sobre muitos assuntos e também ajudou a melhorar meu humor, porque eu era muito fechada e agora coloco isso pra fora no tatame”, confessa Brena. Aluna do 3º ano do ensino médio, ela conta que as dificuldades financeiras nunca as impediram de participar de treinos ou mesmo competir.
 A irmã Camile, lembra que para não deixar de subir no tatame elas participavam de projetos gratuitos de judô. “Nós éramos da Escola Pública de Judô da Sejel, que funciona no Jurunas, mas com a chegada do esporte na Terra Firme, bairro onde moramos, preferimos, até por uma questão de economia mesmo, treinar aqui”. A judoca foi a segunda colocada na categoria sub-médio pré-juvenil, até 58 kg, no Campeonato Regional I realizado no primeiro semestre do ano em São Luis, no Maranhão.
 A mãe das meninas, Telma Regina Fonseca, assegura que o esporte foi vital para ocupar o tempo ocioso das filhas e impedir que elas fizessem parte das estatísticas de criminalidade do bairro. “A gente mora numa área de risco, então o único jeito de não deixar que elas seguissem por um caminho sem volta foi ocupar o tempo com o esporte e elas desde o início se identificaram com o judô. Hoje, nós vivemos em função das atividades delas”.
 As garotas, assim como outros 71 jovens, são alguns dos alunos que participam a cerca de um mês das atividades esportivas do Programa de Esporte e Lazer da Cidade e Programa Nacional de Segurança Pública (Pelc/Pronasci) de combate a violência e a criminalidade no País, que em Belém são coordenadas pela Sejel.
 Deficientes físicos como Raimundo Ferreira, de 17 anos, também são atendidos pelo programa. Ele conta que faz judô pela primeira vez. “Gosto de esportes, além do judô que iniciei agora também faço taekendo”, assegura o aluno da 8ª série.
 No município, o programa espera atingir cerca de 1.600 jovens nos bairros do Guamá, Terra Firme e Cremação, considerados de alto risco social. “Não é a primeira vez que o programa é implantado no Município. Ele deu bons resultados em edições anteriores, e está novamente sendo implantado na capital com a intenção de inserir socialmente o jovem a partir de atividades esportivas, lazer e culturais”, explica o Secretário Municipal de Esporte, Juventude e Lazer João Amaral.
 O secretário visitou nesta quarta-feira, 28, as instalações do Cras Terra Firme, onde funcionam além das aulas de judô, as atividades de capoeira e dança, e anunciou novas parcerias. “Estamos buscando mais parceiros para continuarmos ampliando as ações esportivas do programa nos bairros de maior risco social no município”.
 Todas as atividades esportivas da Sejel são gratuitas e as inscrições continuam abertas. Basta apresentar a Carteira de Identidade e um comprovante dos pólos de inscrição.
 Serviço - As inscrições para as atividades do Pelc/Pronasci são voltadas para jovens de 15 a 24 anos. Elas podem ser feitas nos três núcleos do programa em Belém. Outras informações pelo telefone: 3213-7027 ou na sede da Sejel – Av. Pedro Miranda, S/N, entre as trav. Pirajá e Enéas Pinheiro.
 Relação dos Núcleos do projeto Pelc/Pronasci onde são realizadas as inscrições:
 1) Associação Comunitária do Bairro do Guamá – Pass. Caraparu, nº 419, Guamá.
2)Associação Comunitária 14 de abril – Tv. 14 de abril, s/n, Guamá
3)Associação Beneficente Esporte, Clube Terra Firme – Pass. São Pedro, nº185, esquina com a Passagem Liberdade, Terra Firme.

Texto: Ascom Sejel
Fotos: Alzyr Quaresma

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...