Total de visualizações de página

quarta-feira, setembro 28, 2011

Mal de Parkinson é tema de atualização para profissionais do SUS

 De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que 1% da população mundial acima dos 60 anos sofra com o Mal de Parkinson. Até hoje, a ciência não descobriu as possíveis causas da doença, nem a totalidade e extensão de seus efeitos.
O Mal de Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, que prejudica a vida do paciente em seus detalhes sutis. E na maioria dos casos catalogados até hoje de pacientes, os primeiros sintomas surgem após os 50 anos de idade.
 Com o objetivo de capacitar os profissionais da rede municipal de saúde sobre o Mal de Parkinson foi realizado o curso municipal de Atualização Científica, na manhã desta quarta-feira (28), pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), no auditório do Centro Universitário do Pará (Cesupa), no Marco. Foram ministradas palestras para mais de 100 inscritos, entre profissionais da área da saúde e universitários.
 Durante a programação, o Médico Neurologista e Coordenador do Setor de Distúrbios dos Movimentos da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Marcus Vinicius Della, debateu todos os aspectos que influenciam e interferem na qualidade de vida e tratamento de pacientes com Doença de Parkinson, discutiu diagnósticos e formas mais indicadas de cuidados com pessoas acometidas pela doença e tipos de tratamento. 
 Para Nazaré Alencar, coordenadora da Referência Técnica de Medicamentos da Sesma, o curso pretende estimular o profissional saber identificar e tratar de forma correta, o paciente que possui a doença. “Com o curso, vamos melhorar o atendimento ao usuário que busca atendimento em nossa rede de saúde”, explicou Alencar.
 O presidente da Associação de Parkinsonianos do Pará (APP), Paulo Moraes, também ministrou palestra sobre o dia-a-dia do portador da doença e os avanços da associação nestes anos. O curso contou também com a participação do laboratório de medicamentos Roche Brasil.

Texto: Anaiza Nobre – Ascom Sesma

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...