Total de visualizações de página

quinta-feira, março 31, 2011

'A família só tem a agradecer ao Brasil', diz irmã de Alencar

Cecília Peres da Silva falou à imprensa
 no fim da cerimônia de cremação.
Ex-vice-presidente morreu na terça, vítima de um câncer.
 Na foto,  as últimas imagens da solenidade de enterro de
 Alencar, quando o seu caixão segue para o crematório
"A família só tem a agradecer ao Brasil", disse Cecília Peres da Silva Freire, irmã de José Alencar, no fim da cerimônia de cremação do corpo do ex-vice-presidente, nesta quinta-feira (31), em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A cremação foi realizada no Parque Renascer Cemitério e Crematório, fechada para a família e os amigos.
Cecília disse que "ele sempre foi, pra mim, uma pessoa extraordinária. Sofri dia e noite com ele nesses anos de doença. Ele morreu lúcido, ele sabia que estava morrendo. Ele sabia que estava dando um passo para outra vida", resumiu.
De acordo com o Antônio Alencar, irmão do ex-vice-presidente, as cinzas devem ser entregues para a família ainda nesta quinta-feira. Depois, serão levadas para uma capela no distrito de Itamori, distrito de Muriaé, na Zona da Mata de Minas Gerais, onde José Alencar foi batizado.
A cerimônia de cremação durou cerca de 15 minutos. Segundo a administração do cemitério, o prazo para a entrega de cinzas, em procedimentos normais, é de até 96 horas. A respeito da entrega dos restos mortais do ex-vice-presidente, a administração informou que não pode revelar se houve algum acordo especial com a família para a entrega rápida das cinzas.
Cremação: O corpo do ex-vice-presidente chegou às 14h35 ao crematório. Os oficiais do Exército fizeram as honras militares com salva de três tiros. Em seguida, houve outra salva de tiros de canhão.
O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, acompanhou o cortejo até o cemitério, mas não ficou até o fim da cerimônia.
O ex-vice-presidente da República José Alencar foi velado nesta quinta-feira (31), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. Várias autoridades e políticos, além de amigos e da família, acompanharam a despedida.

SAÍBA O QUE ESTÁ ACONTECENDO PELA NAÇÃO JURUNENSE

 
RONDA
JURUNENSE


 (1) Aniversárisos de Paulo Rochae
Rosanne Guimarães (2)
 Posse de Zé Roberto, como
presidente do Rancho
A smpática Rossane Guimarães, ao lado do marido Alcyr e do
 casal amigo Jango e Teresa Vidal, no Baile dos Artistas

Aniversário da esposa do Alcyr

Guimarães, Rosanne Guimarães.
 O evento será comemorado

‘in family’. Parabéns!

*************
 Posse de Zé Roberto (DIREITA), como novo presidente do Rancho, em lugar de Jango Vidal. O início da solenidade está marcado para as 19h. Haverá a posse do Conselho Deliberativo e demais conselheiro, assim como a Assembléia Geral.
Aniversário do ex-deputado federal Paulo Rocha (ESQUERDA), na AABB, da BR-316. Como atração principal Renato e Seus Blue Caps. Haverá também apresentação da Bateria Show, do Rancho, com suas belas mulatas.
A organização da festa é da JM Vital Eventos.
************
 NO SÁBADO
O mesmo Show de Renato e Seus Blue Caps estará se apresentando na sede do Rancho, no sábado, promoção da JM Vidal Eventos.

QUEM DEVERÁ ESTAR NA FESTA NESTE SÁBADO, NO RANCHO:

ORA QUEM ... Cleide e suas amigas e irmã, a amiga Pitioca...

ORA QUEM... o investigador, dr. Rafa e a sua gata,
a amiga Pitioca e convidados

ORA QUEM... Os amigos lá da Agência 30, estarão com certeza
em peso na festa deste sábado no Rancho

ORA QUEM...  como convidado de Jango Vidal,
o radialista Valdo Souza e esposa
*******************


 VALE A PENA VER DE NOVO:

ROCA TROCA TUDO PELA AÇÃO SOCIAL

Um dos belos tempos de Remo e Paysandú aconteceu quando os craques do Leão, Ribeiro e Quarentinha, do Papão, que trocaram os uniformes. Segundo um dos relatos do dr. Alcyr Guimarães, isso sempre acontecia quando os empresários ajudavam instituições de caridades, desde que acontecesse algo que marcasse, neste caso o cenário esportivo paraense. Neste caso, depois de tanto titubear, ambos os atletas que juravam de ‘pés juntos’ que nunca vestiriam a camisa do outro clube, no caso Ribeiro, remista e Quarentinha, ambos hiper-apaixonados pelos seus clubes. Mas o ato solidário falou mais alto.

Agora aqui pra nós, o atleta remista Ribeiro, não tem uma aparência do atual craque do rádio e TV (Marajoara 100,9 e Record), Valdo Souza, ele que é tunante.


********************
PARABÉNS RAQUEL!
Quem contou idade nova recentemente, foi a bela jovem Raquel, secretária do Rancho Não Posso Me Amofiná. Uma das belas ações praticadas por Jango Vidal, colocar uma pessoa exclusiva para atender a todos que se dirigem à sede daquela Escola. O problema é que Jango Vidal deixou tudo pago, até ontem, dia 31 de março. Já a partir de abril, não se sabe que esta qualidade de serviço ainda estará à disposição da comunidade, a Nação Jurunense, Belém, o Pará, o Brasil e o mundo.
Oxalá, Zé Roberto tenha essa luz para iluminar suas ações no Rancho.

CARIPUNAS, ABENÇOADA!
Uma das provas de que a Caripunas é uma das ruas abençoadas por Deus, e que vem recebendo obras, uma das etapas mais importantes da Macrodrenagem e do Portal da Amazônia, da Prefeitura de Belém. A prova de que Deus existe, e mandou seu servo por lá, está nesta foto, com o ex-arcebispo de Belém, Dom Oranin Tempesta, hoje arcebispo do Rio de Janeiro. Dom Orani o arcebispo peregrino iniciou pelo Jurunas e pela Rua dos Caripunas, sua peregrinação pelas comunidades belenenses. (Foto: CORREIO JURUNENSE)

A FESTA DE BEATRIZ FOI UM ‘SU’
Ainda se comenta nos bastidores sociais da Nação Jurunense, mas especificamente na Batista Campos, o aniversário da gatinha Beatriz, que completou um ano recentemente. Na foto, Fábio, Beatriz, no colo do pai, Léo Tammaer, sua esposa, Laura Tammer, Karina e o filho Kalio.
NOVO HERDEIRO CHEGANDO NA FAMÍLIA VIDAL
A vovó Fátima Vidal, assim como a mamãe Antonia vem contando os dias para a chegada de mais um herdeiro. A família inteira está aguardando para comemorar a chegada do gatinho.

GENTE, UMA BOA PEDIDA
 DAS 7 ÀS 8 DA MATINA,
 NA FM 100,9
O filho do Rei, Roberto Carlos, Edu Braga apresenta
 uma hora de programa alusivo ao seu pai, Genial, vale a pena conferir


***********************

Príncipe William não quer usar aliança
O casamento real acontece no dia 29 de abril em
Londres e promete parar o mundo. (eband)
(Foto: Danny Lawson/AFP)
Contrariando a tradição, o príncipe William não pretende usar aliança após seu casamento com Kate Middleton. Segundo a revista "People", os dois preferiram inovar. "Só vai ter um anel, de acordo com o desejo do casal", informou um porta-voz da Casa Real inglesa à publicação.
Kate receberá do noivo um anel feito de outo galês, vindo de montanhas próximas ao local onde começarão a vida a dois, em Anglesey.

**************************
SEDUÇÃO RANCHISTA NO ‘É DO PARÁ’ 
Nesta sexta-feira, a partir das 20h, a tradiional quadrilha Sedução Ranchista, estará sendo alvo de reportagem especial do programa da TV Liberal, que vai ao ar todos os sábados, a partir das 12h. A reportagem será genial
.
**************
JÁ SE REGISTROI INSATISFAÇÃO
 NAS ELEIÇÕES DO RANCHO
O ex-candidato a vice-presidente na chapa de Açaí, no comando do Rancho, Jakson Santarém, disse ao CORREIO JURUNENSE, que esta última eleição que aconteceu no mês de março, já se registrou uma insatisfação de quem realmente tem direito a votar. Por pelo menos 14 contra o que pode acontecer no comando da Escola, já mudaram a história do Rancho. Quem sabe nas próximas eleições exista sim, democracia plena?

********************
ÊÊÊÊPPPPPAAAAAA!!!

Jakson Santarém falou ao jornalista que no dia das eleições no Rancho,k estava conversando com Waldemar e com o Tito, quando chegou perto, o conselheiro ranchista Socorro Alfaia e disse:
Pronto! Acabei de votar!
Jakson perguntou: em que?
Ora quem? No que o Luiz Lopes mandou! Zé Roberto! Porque é ele quem coloca dinheiro na Escola.

SESC vai homenagear 50 anos de vida artística de Alcyr Guimarães, com a gravação de documentário na próxima quinta, no SESC Boulevard

Uma das mais belas homenagens prestada a um músico paraense, acontecerá na noite da próxima quinta-feira, dia 07 de abril, no SESC Boulevard, em frente a Estação das Docas, a partir das 19 horas. Trata-se do ilustre Alcyr Guimarães. Naquela noite ele estará sendo homenageado pelo SESC pelos seus 50 anos de carreira artísticos.
Alcyr Guimarães, é uma das memórias vivas do início das teledramaturgias paraense, quando começou nos estúdios da Rádio Marajoara, atuou como noticiarista e tudo mais nos bastidores da radiofonia paraense. Alcyr atuou quando ainda jovem como jogador de futebol, chegando a defender as cores do Internacional, de Porto Alegre.
Nesta sua fase como atleta, Alcyr em um jogo entre o Internacional e o Santos, em pleno Beira Rio, em Porto Alegre, deu uma ‘caneta’ jogando a bola por baixo das pernas do  Rei do Futebol, Pelé. Quando praticou este ato, na passagem ainda da bola, Pelé olhou para Alcyr e disse “não faça isso...”. Mas nos vestiários, Alcyr ganhou de presente de Pelé, sua camisa do jogo.
Alcyr Guimarães como músico, além de ser um dos célebres compositores das Escolas de samba de Belém, inclusive o Rancho Não Posso Me Amofiná, gravou 25 discos, entre vinil e CD’s. Shows por este Brasil à fora e até pelo exterior, dentre os países, a Alemanha.
Alcyr Guimarães, é um dos baluartes do tradicional Baile dos Artistas, que aconteceu inclusive, recentemente, na Estação das Docas, homenageando um dos ilustres jurunenses, o ex-presidente do Rancho, Jango Vidal.
A FESTA: O SESC *Serviço Social do Comércio), Belém, no momento das homenagens, quando Alcyr estará cantando belas canções dos seus 25 discos gravados, estará fazendo uma filmagem cujo  documentário estará sendo reprisado em todos os SESC do País.  A entrada é franca, e todos estão convidados.

Ufa! Depois de tantas notícias, tá na hora de você rir um pouco. Vale a pena conferir!

CRITÉRIO
Chegaram 700 currículos à mesa do diretor de uma grande multinacional.
Ele diz à secretária:
Pegue os 30 que estão no topo da pilha e chame-os para serem entrevistados. Jogue os restantes na máquina fragmentadora.
O senhor está louco? São 670 pessoas! Talvez os melhores estejam lá!
Ele responde:
Eu não preciso de gente sem sorte ao meu lado.
EMPREGADO NOVO                         
O gerente chama o empregado da área de produção, negão, forte, 1,90m de altura, 100kg, recém admitido, e inicia o diálogo:   
- Qual é o seu nome?                    
- Eduardo - responde o empregado.                
- Olhe, - explica o gerente - eu não sei em que espelunca você trabalhou antes, mas aqui nós não chamamos as pessoas pelo seu primeiro nome. Isso é  muito familiar e pode levar a perda de autoridade. Eu só chamo meus  funcionários pelo sobrenome: Ribeiro, Matos, Souza... Então saiba que eu sou seu gerente e quero que me chame de Mendonça. Bem, agora quero saber: qual é o seu nome completo?                 
O empregado responde:                      
- Meu nome é Eduardo Paixão.              
- Tá certo, Eduardo. Pode ir agora...
Pedido de aumento

O jovem empregado vai à sala do diretor da empresa onde trabalha:
- Senhor diretor, vim aqui para lhe pedir um aumento. E adianto já que há quatro empresas atrás de mim.
Com medo de perder aquele promissor talento, dobra-lhe o salário... as empresas valorizam os funcionários quando eles recebem outras propostas...
- Mas mate-me uma  curiosidade. Pode dizer-me quais são essas quatro empresas?
- Sim, senhor. A da luz, a da água, a do telefone e o meu banco!!!
RACIOCÍNIO RÁPIDO
Pra testar o caráter de um novo empregado, o dono da empresa mandou colocar 500 reais a mais no salário dele.  Passam os dias, e o funcionário não relata nada..
Chegando no outro mês, o dono faz o inverso: manda tirar 500 reais.  
No mesmo dia, o funcionário entra na sala pra falar com ele:
- Doutor acho que houve um engano e me tiraram 500 reais do salário.   
- É ? Curioso que no mês passado eu coloquei 500 a mais e você não falou nada.  
- É que um erro eu tolero, doutor, mas DOIS, eu acho um absurdo !

Colaboradora: Lucienne Bandeira

VOCÊ É DAQUELE QUE RECLAMA DO SEU EMPREGO? DO SEU

 PATRÃO? DO QUE GANHA? ENTÃO OLHE ESTAS FOTOS ABAIXO

 E REPITA O QUE ESTÁ ESCRITO EM CIMA DE CADA UMA DELAS:








AINDA TERÁS CORAGE DE RECLAMAR
 DO SEU EMPREGO, DO SEU GANHA PÃO?

*********

PARA PENSAR E SENTIR-SE PRIVILEGIADO.

Um homem se humilha
Se castram seus sonhos
Seu sonho é sua vida
E a vida é trabalho
E sem o seu trabalho
Um homem não tem honra
E sem a sua honra
Se morre, se mata
Não dá pra ser feliz
Não dá pra ser feliz
(Luiz Gonzaga Jr.)

********

 Albi Miranda

Concedei-me, Senhor, a serenidade necessária
Para aceitar como são as coisas que não posso modificar;
Coragem para modificar aquelas que posso; e
Sabedoria para distinguir umas das outras.

Publicidade na internet supera jornais pela primeira vez nos EUA

No maior mercado publicitário do mundo,
web será maior que a soma de veículos
 impressos já em 2013, diz estudo
Foto: Getty
Anúncio da Cyber Monday, data criada
nos EUA para promover as vendas
pela internet: em 2015, de cada quatro
dólares investidos em publicidade
no país, um irá para a web
Em 2010, os gastos com publicidade na internet nos Estados superaram os direcionados a jornais, segundo a empresa de pesquisas eMarketer. O dado confirmou as previsões, mas não foi um fenômeno isolado: já em 2013, afirma o estudo, os gastos com anúncios na internet nos EUA, o maior mercado publicitário do mundo, serão superiores à soma das despesas com publicidade em jornais e revistas.
Segundo a pesquisa, a internet recebeu no ano passado anúncios que somaram US$ 25,8 bilhões (mais de R$ 42 bilhões em valores de hoje), o que correspondeu a 16,9% do total. Aos jornais, por sua vez, foram destinados US$ 22,8 bilhões, uma fatia de 14,9%. No ano anterior, as participações da web e dos jornais de papel foram de 15,4% e 16,9%, respectivamente. Em em 2013, quando a internet chegar a 21,9%, jornais e revistas terão 12,3% e 7,7%, respectivamente.
No estudo, a eMarketer diz que o mercado publicitário continuará sua “lenta recuperação” da recessão – e sob essa perspectiva, a empresa faz projeções para a indústria até 2015. Em quatro anos, as despesas com publicidade chegarão a US$ 173,6 bilhões, de acordo com o prognóstico, que prevê um bolo total de US$ 154,6 bilhões neste ano, montante apenas 1% maior que os US$ 153 bilhões de 2010. Em 2015, segundo a projeção, de cada quatro dólares, um será aplicado na internet. A fatia da web será de 25,6%; a de jornais, de 11,4%, e a de revistas, de 6,7%.
Em uma indústria com crescimento firme nos próximos anos – entre 2009, ano que ainda vivia sob o impacto negativo da crise global, e 2015, os investimentos crescerão 18% –, os veículos impressos serão os únicos que minguarão, ainda de acordo com a eMarketer. Nesse intervalo, os jornais passarão de US$ 24,8 bilhões para US$ 19,8 bilhões, as revistas, de US$ 15,5 bilhões para US$ 11,1 bilhões, e as malas diretas (em papel) de US$ 10,3 bilhões para US$ 5 bilhões. A publicidade na internet dobrará de tamanho, passando de US$ 22,7 bilhões para US$ 44,5 bilhões.
A televisão mantém-se na dianteira da atração de dinheiro para publicidade nos EUA. Sua fatia foi de 38,6% em 2010 e deverá passar a 39,1% neste ano. Para 2015, a projeção é que seu naco se estabilize, ficando em 39,2%.

Centro Integrado de Cidadania conduz deficientes físicos ao mercado de trabalho

"Achava que não ia precisar de apoio para conseguir emprego depois que virei portador de deficiência física, mas, fui surpreendido. Descobri que no mercado de trabalho atual você só é um bom profissional se for perfeito, porque se faltar um pedaço, você não serve". O depoimento é do auxiliar administrativo Jandernei Lima, 41 anos, que aos 21 sofreu um grave acidente de carro que provocou o esfacelamento dos ossos e encurtamento de sete centímetros do seu braço esquerdo. "Eu não nasci assim, me tornei deficiente e vi o quanto as coisas são difíceis", ressalta Jandernei.
O homem forte, saudável, que até então era um bem-sucedido pequeno empresário, teve que enfrentar o preconceito e as dificuldades do concorrido mercado de trabalho. A reviravolta na vida de Jandernei aconteceu por intermédio do Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC). De lá, ele foi encaminhado para seu primeiro emprego após ter passado pelo acidente. "Fiz uma carta de apresentação falando das minhas habilidades e também expliquei as minhas limitações. Em menos de 15 dias fui chamado para trabalhar", conta.
Assim como ele, qualquer portador de deficiência física que pretenda conquistar uma vaga no mercado de trabalho pode procurar pelo CIIC. Do espaço, os PNI's são encaminhados para empresas parceiras, cooptadas pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Renda (Seter). Somente este ano, 98 pessoas já foram encaminhadas pelo CIIC para o mercado de trabalho. "Não só encaminhamos essas pessoas como também acompanhamos o desenvolvimento delas depois que conseguem o emprego. Queremos saber se elas estão sendo bem tratadas ou se estão sofrendo algum tipo de preconceito. Quando isso é detectado, vamos até a empresa para saber o motivo", explica o diretor do CIIC, Agostinho Monteiro.
Oportunidade: Aline de Lourdes Miranda da Cruz, 26 anos, foi uma das pessoas que procurou o Centro para pedir apoio. A jovem, que é portadora de paralisia cerebral, conseguiu seu primeiro emprego através do CIIC. Mas, como tem dificuldades para se locomover e para controlar seus movimentos, vem enfrentando problemas no serviço. Aline trabalha como operadora de caixa. "Eu não consigo ser muito rápida e isso acaba irritando alguns clientes, que por vezes não têm paciência. As pessoas que vão pagar contas só querem saber dos seus problemas, não querem saber se é um deficiente ou uma pessoa saudável que está atrás do balcão", conta a jovem.
Aline foi ao CIIC relatar o seu problema e disse que estava disposta a entregar o lugar. "Estava com vontade de desistir, mas fui o centro, conversei com os psicólogos e eles disseram que os desafios sempre vão aparecer e que eu não posso desistir assim. Tudo para o deficiente físico é mais difícil e nós temos que saber dar a volta por cima e correr atrás. Porque a solução não vai cair do céu". A direção do centro conversou com os responsáveis pela empresa onde Aline trabalha e solicitou que a moça fosse encaminhada para exercer outra função, que a exigisse menos. "Nosso objetivo é fazer de tudo para que eles não desistam nunca, porque sabemos que os desafios são grandes. A primeira dificuldade começa em conseguir um emprego, depois vem a do deslocamento até o local do trabalho, o preconceito e outras mais".
Dados da Seter mostram que 319 vagas foram abertas só no ano passado para portadores de deficiência e que 537 pessoas foram encaminhadas para as empresas, resultando na inserção de 285 pessoas com deficiência física colocadas no mercado de trabalho, ou seja, um aproveitamento de 89,34% das vagas.
Bruna Campos – Secom

Prazo para licenciamento sem multa se encerra nesta sexta-feira, 1

Quase 20 mil veículos com números de placas encerrados entre 02 e 32 devem ser licenciados sem multa até esta sexta-feira, 1.
No total, 8. 331 automóveis fazem parte do grupo a ser regularizado nesta data. Também vence nesta sexta o prazo para licencimanento de 6. 121 motocicletas, 1,439 caminhonetes, 1.405 motonetas, 745 caminhões e outros tipos de veículos, entre os quais, 231 ônibus e 94 micro-ônibus, totalizando 19.529 veículos.
O licenciamento pode ser feito pelo acesso ao site www.detran.pa.gov.br, no link boleto do licenciamento ano atual. Na guia de pagamento, além do valor do licenciamento, estão informados os débitos alusivos ao Imposto de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e ao seguro DPVat (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre).
Caso o proprietário tenha multa em decorrência de infração, o valor da multa também deverá ser pago até a data de vencimento do licenciamento, conforme estabelecido no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Dos 19. 529 veículos que devem ser licenciados até esta sexta-feira, 6. 813 estão registrados em Belém, 1.662 em Ananindeua, 1.132 em Marabá, 1.086 em Santarém, 841 em Castanhal, entre outros.
Asdecom/Detran-PA

Europeus fornecem a mais exata imagem da gravidade

IG


A ação de marés e de correntes oceânicas não foi
considerada no estudo (Foto: AFP/ ESA/HPF/DLR)

Dados enviados por satélite à ESA (Agência Espacial Europeia), durante dois anos, possibilitaram o estudo preciso da gravidade do planeta Terra de uma forma inédita, segundo informações da "Folha Online".  
Os cientistas agora detêm um dos mais exatos modelos geoide (forma mais aproximada do nosso planeta, visto que ele não é totalmente redondo) do lugar onde vivemos. A imagem foi divulgada nesta quarta-feira durante uma conferência em Munique, na Alemanha.
No estudo apresentado pela ESA, com imagens fornecidas pelo satélite Goce (sigla em inglês de Explorador da Circulação Oceânica e do Campo Gravitacional), considerou-se a gravidade do geoide sem a ação de marés e de correntes oceânicas.
O modelo serve como referência para medir a movimentação dos oceanos, a mudança do nível do mar e a dinâmica do gelo, o que pode abrir precedente para entender com maior profundidade as mudanças climáticas.

Imagem mostra o satélite GOCE, da agência
espacial europeia. (Crédito: ESA)

Além desses dados oceanográficos, também servirá para o estudo da estrutura interna do planeta, como os processos que levam à formação de terremotos de grande magnitude e que podem provocar danos devastadores, como aconteceu com o Japão no sismo de 11 de março.
Do espaço, é praticamente impossível para os satélites observarem a dinâmica dos tremores, visto que o movimento das placas tectônicas ocorre abaixo do nível dos oceanos.
Contudo, explica a ESA em seu site, os tremores costumam deixar um "rastro" na gravidade do planeta, o que pode ajudar a entender o mecanismo de um terremoto e, quem sabe, antecipar sua ocorrência.

Sesma inaugura nova ala de pediatria do HPSM Mário Pinotti

Por Renata Reis (Ascom\Sesma) Fotos: Oswaldo Forte
As crianças de Belém já podem contar com o que há de melhor em atendimento infantil de urgência e emergência, com seis novos leitos de observação clínica, um leito de isolamento, dois de reanimação e doze novos leitos de internação divididos entre as enfermarias infantil masculina e infantil feminina.
Tudo isso é possível com a inauguração da nova ala de pediatria do Hospital de Pronto Socorro Mário Pinotti, da 14 de março. A entrega do novo espaço aconteceu na manhã  desta quinta-feira,31,  com o compromisso de oferecer um atendimento mais humanizado, seguindo o padrão do Sistema Único de Saúde (SUS). Também foi inaugurado o novo espaço de conforto e repouso médico para os profissionais que trabalham no hospital.
 A nova pediatria também oferece uma sala de inalação com capacidade para dez pacientes em poltronas separadas e uma brinquedoteca,ambiente especialmente voltado para o conceito de humanização, pensado de acordo com a psicologia, brinquedos e quadro magnético para a interação das crianças. %u201CAs cores do ambiente foram baseadas na cromoterapia, com cores que estimulam e acalmam ao mesmo tempo. A brinquedoteca também foi integrada ao trabalho da Terapia Ocupacional. Tudo isso estimula a recuperação mais rápida da criança%u201D, afirma Luciana Melo, arquiteta responsável pela estrutura dos novos espaços.
O setor também tem uma nova sala de reanimação de urgência e emergência pediátrica, totalmente equipada com respiradores, cardioversor, monitor cardíaco, desfibrilador, oxímetro e outros equipamentos.
A nova sala de conforto e descanso para os médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do hospital, tem ambiente climatizado e pode abrigar até 32 pessoas confortavelmente alojadas para repouso das atividades médicas.
A entrega dessa obra faz parte do compromisso assumido pelo secretário municipal de saúde Sérgio Pimentel no inicio de sua gestão à frente da Sesma, em 2010.%u201CA obra da pediatria começou há quatro meses e foram investidos R$ 1,5 milhão em recursos próprios do município%u201D, ressalta Pimentel.
Hemodiálise- O Secretário de Saúde anunciou que daqui a vinte dias as quatro máquinas portáteis de hemodiálise para urgência e emergência, que serão utilizadas em casos de pacientes renais agudos estarão funcionando na nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do PSM Mário Pinotti. Na nova unidade serão disponibilizados mais 18 leitos.
As obras do bloco cirúrgico também já foram entregues, com quatro novas salas de cirurgia. %u201CTodas essas reformas modificam a forma de acolhimento dos pacientes no município, levando mais humanização, e o padrão será o mesmo em toda a rede municipal após as reformas%u201D, afirma Sérgio Pimentel.
O trabalho começou ainda em 2010, com a implantação do Protocolo de Manchester, que modificou o sistema de classificação de risco e o acolhimento no HPSM da 14 de março, que é quase centenário. No mesmo ano a Sesma inaugurou o novo Anexo A do HPSM, com 65 leitos, laboratório de análises clínicas, área de esterilização de equipamentos e novos espaços para áreas administrativas, entre outros serviços. %u201CNão se realizavam obras estruturais no hospital há mais de 30 anos. O hospital nunca passou por uma reforma desse porte%u201D, afirma Orlando Brito, diretor do HPSM Mário Pinotti.
No inicio de fevereiro de 2011, a Sesma entregou uma nova sala de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no andar térreo do PSM da 14 de marçoi. A sala, com cinco leitos para pacientes em estado crítico foi revitalizada, sendo entregue em tempo recorde, cerca de um mês depois de iniciada a obra totalmente equipada. A Sesma também capacitou as equipes de  profissionais que trabalham na UTI para a utilização dos novos equipamentos, garantindo o melhor e mais digno atendimento aos pacientes do hospital.
Homenagem- A nova ala homenageia o médico Ernesto Lassance, pediatra concursado da Prefeitura Municipal de Belém que em vida dedicou sua carreira ao atendimento no HPSM Mário Pinotti. A filha do médico, Sheila Carvalho Aciolli, participou da inauguração e se emocionou com a homenagem ao pai. %u201CEstou muito orgulhosa e quero agradecer o carinho e a lembrança dedicados ao meu pai, que dedicou a sua vida à saúde de Belém%u201D, declarou Sheila, que optou pela medicina por causa do exemplo de vida e trabalho do seu pai. %u201CEle abdicava até mesmo de programas de família para trabalhar porque dizia que o HPSM não podia parar%u201D, conta a médica.

Seduc vai reconstruir escola Maridalva Pantoja

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai reconstruir a Escola Estadual de Ensino Fundamental Maridalva Pantoja, localizada no bairro do Atalaia, em Ananindeua. A informação foi confirmada na manhã desta quinta-feira (31) por representantes das secretarias adjuntas de ensino, gestão, logística escolar da Seduc e a direção da escola durante reunião realizada na manhã desta quinta-feira (31).

Dia Nacional do Curta-Metragem/Reinicio das atividades do Cineclub IAP

Local: Auditório do IAP
Endereço: Pça Justo Chermont, 236 ao lado da Basílica
Data: 4/4/2011 10:00:00
Contatos: Fabize Muinhos (91) 4006-2911
O IAP promove, através de seu cineclub, uma mostra de animação infanto-juvenil, chamada Amazônia animada. A mostra conta com os curtas: A revolta das Mangueiras, de Roberto Eliasquevici e Marianne Kogut; Admirimiriti, de Andrei Miralha; A Onda: Festa na pororoca, de Cássio Tavernard; Muragens: Crônicas de um muro, de Andrei Miralha, Marcilio Costa e Nonato Moreira; O Menino Urubu, de Fernando Alves e a Visagem, de Roger Elarrat. Às 18h será o lançamento do 3° festival de curtíssimas Claro. O lançamento contará com a uma mesa organizada por Laurenir Penhiche e exibiçaõ de curtíssimas nacionais de edições anteriores.
O processo de licitação para a obra na escola está previsto para ser aberto na próxima semana. Durante a reconstrução, os estudantes matriculados na escola Maridalva Pantoja estudarão nas escolas Almirante Tamandaré e Princesa Isabel. Os alunos já foram rematriculados nas duas unidades de ensino, que também fazem parte da 1ª Unidade "Seduc na Escola" (USE).
Nesta sexta-feira, 1º de abril, a direção das três escolas, pais e responsáveis dos estudantes se reunirão para esclarecer sobre a mudança no funcionamento da unidade de ensino. O ano letivo será aberto na próxima segunda-feira, dia 4, de acordo com o calendário letivo. Em 2010, a escola Maridalva Pantoja funcionou na escola Irmã Josefa, da congregação das Filhas da Imaculada Conceição. Isso porque o prédio da Maridalva Pantoja foi interditado.

Ascom/Seduc

Hemopa faz campanha em pontos estratégicos da cidade

O período de intensas chuvas, associado a feriados prolongados são alguns dos fatores que provocam a redução do número de comparecimento de candidatos à doação voluntária de sangue na hemorrede. Na sede da Fundação Hemopa, a queda nas doações atinge cerca de 20%, que pode interferir na qualidade do atendimento da demanda transfusional. Para suprir o estoque, o Hemopa está intensificando cronograma de campanhas externas. A meta é manter uma média de 100 coletas/dia nas unidades móveis.
De acordo com a programação, nesta sexta-feira, 1º, a unidade móvel estará no 8° Depósito de Suprimento do Exército (DSUP) para coleta de sangue e cadastro de medula óssea, de 8h às 15h. No dia 2, de 8h às 16h, a ação será realizada no supermercado Líder, da avenida Independência, com doação de sangue. Na próxima terça-feira, 5, haverá campanha no Centro de Estudos Superiores do Pará (Cesupa), de 14h às 21h, para doações de sangue e formação de cadastro de doação de medula óssea. A programação segue até o dia 29 de abril, cujo calendário será divulgado semanalmente, até porque ele pode sofrer eventuais alterações de data e hora.
Segundo a titular da Gerência de Captação de Doadores (GECAD), a assistente social Juciara Farias, as ações externas com as unidades móveis do hemocentro reforçam o estoque estratégico para garantir atendimento das solicitações de sangue da rede hospitalar do Estado, que atualmente é composta por 218 hospitais. "Qualquer instituição pública ou privada pode compor parceria com o Hemopa, afinal ninguém trabalha sozinho. Precisamos do apoio popular para garantir qualidade e quantidade do sangue para milhares de pacientes, diariamente", destacou.
Qualquer pessoa saudável com idade entre 18 e 65 anos e peso acima de 50 quilos pode salvar vidas, doando sangue. É necessário portar documento de identidade original e com foto. Com a doação de sangue é realizada uma bateria de exames: Doença de Chagas, Sífilis, Hepatites, AIDS, HTL I e II, além da tipagem sanguínea. O Hemopa funciona na Trav. PE. Eutíquio, 2109, com Caripunas e Serzedelo Corrêa. Mais informações: 08002808118.

IAP recebe a palestra A arte mediando o encontro na criação da pessoa autista

Local: Sala de dança do Instituto de Artes do Pará
Endereço: Pça Justo Chermont, 236
Data: 1/4/2011 09:00:00
Contatos: Jeferson Medeiros (91) 4006-2918
O coordenador da Educação Especial do Pará, Edmilson Lima de Sousa abordará o tema "A arte mediando o encontro na criação da pessoa autista", mostrando sua vivência com a pessoa Autista e fará uma análise teórica do assunto. O encontro terá a participação de arte-educadores, acadêmicos de arte, artistas de todas as linguagens e técnicos interessados.

Hemopa participa de ação social em São João de Pirabas

O Hemonúcleo de Capanema participou de Ação de Cidadania no município de São João de Pirabas, nos dias 25, 26 e 27 de março. A iniciativa da Câmara Municipal contou com a parceria de várias instituições, entre elas, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), a Fundação Hemopa, o Serviço Social do Comércio (Sesc/Pará), as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação de São João de Pirabas e a Organização Não Governamental (ONG) "Filhos de Pirabas".
O Hemopa Capanema participou da ação com a divulgação de seus produtos e serviços; programas de sensibilização para captação de doadores de sangue e de cadastro de doação de medula óssea; agendamento de doadores de sangue para o Hemonúcleo Capanema; distribuição de preservativos masculinos e femininos e material informativo sobre prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs/AIDS).
Durante todo o dia, a população que compareceu ao evento foi brindada com a oferta de serviços de emissão de documentos, consultas médicas, triagem para cirurgia de catarata, tratamento odontológico e corte de cabelo.

Defensoria Pública promove I Seminário e II Oficina da Infância e Juventude

Defender e proteger a criança e o adolescente, esse é o propósito do ciclo de palestras que iniciou no dia 30 de março e se estenderá até esta sexta-feira, dia 1º de abril, no auditório do prédio-sede da Defensoria Pública do Estado do Pará. A programação faz parte do I Seminário e II Oficina da Infância e Juventude da Defensoria Pública, que é uma iniciativa do Centro de Estudos do órgão. O objetivo das palestras e das oficinas é discutir e analisar a aplicabilidade, as dificuldades e os avanços relacionados ao Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, bem como integrar a Defensoria Pública e a Rede de Garantia de Direitos, procurando sempre o aperfeiçoamento dos profissionais que atuam em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
Às 9h desta quarta-feira aconteceu a abertura do seminário, com breve discurso do Defensor Público Geral Antônio Roberto Cardoso, que expressou a sua satisfação em realizar ações como essa, e contribuir para o aprimoramento dos profissionais da Defensoria. "A Defensoria já avançou visivelmente, e sem dúvida hoje é um patrimônio jurídico, econômico e também cultural do Pará. Temos um compromisso com a defesa pública, e estes temas relacionados à proteção e à defesa da criança e do adolescente são extremamente importantes para buscar formas de aprimorarmos o nosso trabalho. Desejo um excelente proveito desta programação a todos, destacou Cardoso.
As palestras "Conceito e princípios sobre Justiça Restaurativa" e "A importância da Justiça Restaurativa na área da Infância e Juventude para a Cultura de Paz", tiveram início às 9h30, e foram ministradas pelo jurista espanhol, Victor Herrero Escrich, que também é membro da Fundação Terra des Hommes, TDH. Ao começar a primeira palestra, o jurista contou como a Justiça Restaurativa passou a ser adotada na Espanha. "A justiça não era eficaz, estávamos perdendo os jovens para as prisões, e eles precisavam receber uma atenção especial. A partir daí vimos que a melhor forma de não perdê-los era a ressocialização, então a nossa maneira de interpretar as leis passou a mudar. Há mais ou menos 15 anos, a Justiça Restaurativa passou a ser adotada na Espanha como alternativa para dar um novo rumo à vida desses jovens", explicou Herrero.
Durante as palestras, Victor Herrero falou sobre a importância da Justiça Restaurativa na área da Infância e da Juventude. "Trata-se de um novo formato na justiça, no qual a vítima também passa a ser enfatizada. Nosso objetivo é fazer com que o jovem repare seu erro diante da vítima, não só trabalhando para compensar os bens materiais que estejam envolvidos no delito, mas também reparando os transtornos morais que esse menor tenha causado. O grande problema é que muitas vezes as leis são levadas ao pé da letra, mas não podemos esquecer que elas possuem inúmeras interpretações. A restauração não é só em relação aos infratores e às vitimas, mas também para promover a paz social", concluiu.
Edilena Costa - Defensoria Pública do Estado

Secult e Caixa Econômica celebram contratos de patrocínio no Teatro Gasômetro

Local: Teatro Gasômetro
Endereço: Parque da Residência. Av. Magalhães Barata, 830
Data: 1/4/2011 11:00:00
Contatos: José Augusto Pachêco - 4009-8707 / 8717
Nesta sexta-feira, 1° de abril, a Caixa Econômica Federal e a Secretária de Estado de Cultura promoverão assinaturas de contratos de patrocínio para investimentos nas instituições Museu de Arte Sacra e Arquivo Público do Estado do Pará. A assinatura do convênio possibilita o acesso aos portadores de necessidades especiais ao Museu de Arte Sacra - MAS, e o processo de digitalização e acesso ao acervo do Arquivo Público do Pará.
A cerimônia de assinatura acontece às 11h, no Teatro Gasômetro. No total serão investidos R$ 600 mil, sendo R$ 300 mil destinados para cada instituição.

Abadá-Capoeira, encontro paraense de 2011

Local: Auditório do IAP
Endereço: Pça Justo Chermont, 236
Data: 8/4/2011 19:00:00
Contatos: Jeferson Medeiros 4006-2918
Sônia Massoud 4006-2920
A Associação Brasileira de Apoio e desenvolvimento da arte capoeira em parceria com o Instituto de Artes do Pará, promove um curso técnico de Capoeira com o mestre Cobra nos dias 08 e 09 de abril, no horário de 19h às 22h. O curso faz parte da programação do Encontro Paraense de 2011. A realização é da Abadá Capoeira. Informações: (91) 8121-9875 e 3246-0946.