Total de visualizações de página

quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Emoção toma conta de artistas e público no Theatro da Paz


Agência Pará de Notícias

  A pianista Ana Maria Haddad e as sopranos Carmem Monarcha e Patrícia Oliveira interpretaram canções do maestro Waldemar Henrique no Theatro da Paz   O público lotou as dependências do Theatro da Paz e fez festa para os aniversariantes do dia, dois ícones da cultura paraense Um passeio pelas lendas do Pará através das músicas do maestro e compositor paraense Waldemar Henrique. Essa foi a maneira encontrada para comemorar o 106º aniversário do maestro e os 133 anos do Theatro da Paz, em Belém. na noite desta terça-feira (15).
A pianista Ana Maria Haddad e as sopranos Carmem Monarcha
 e Patrícia Oliveira interpretaram canções do
 maestro Waldemar Henrique no Theatro da Paz

O evento realizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Associação Amigos do Theatro da Paz (ATP) ofereceu para cerca de 800 pessoas que lotaram todos os espaços do teatro uma noite marcada pela musicalidade paraense com a apresentação de um recital das sopranos Carmen Monarcha e Patrícia Oliveira, acompanhadas pela pianista Ana Maria Haddad.
“Não foi por acaso que Waldemar Henrique nasceu no mesmo dia do aniversário do Theatro da Paz. A relação entre os dois já estava predestinada. A programação que fizemos hoje é uma maneira de homenagear dois ícones da cultura paraense”, explicou o diretor artístico do espetáculo e do Theatro da Paz, Gilberto Chaves. Durante a apresentação, que durou aproximadamente 50 minutos, as sopranos interpretaram canções tradicionais e raras do maestro, como Primavera, O Uirapuru, Fiz da Vida uma Canção, Boi-bumbá, Foi Boto Sinhá, entre outras.
 
O público lotou as dependências do Theatro
 da Paz e fez festa para os aniversariantes
do dia, dois ícones da cultura paraense
Na platéia, era possível perceber um misto de emoções entre o público. As reações das pessoas a cada interpretação das artistas eram as mais diversas possíveis. Olhos vidrados, sorriso estampado e até lagrima nos olhos. “A expressão da platéia é a melhor resposta que temos de como o nosso trabalho está sendo recebido. Fiquei encantada com a reação do público e muito feliz por poder fazer essa homenagem para esse grande mestre”, disse Carmem Monarcha.
A soprano disse ainda que a primeira vez em que se apresentou artisticamente foi no palco do Theatro da Paz, cantando uma música de Waldemar Henrique.  Hoje, com uma carreira internacional consolidada, ela afirmou que se apresentar no Theatro da Paz, tem um gosto especial. “Continua sendo uma honra me apresentar aqui, onde tudo começou”, ressaltou.
Inesquecível: Quem ganhou presente durante a festa dos aniversários foi o público presente, que desde cedo, bem antes de começar o espetáculo, já fazia fila para conseguir um lugar. As amigas Terezinha Lisboa, 67, e Desanira Melo, 72, chegaram ao Theatro três horas antes de começar o evento, tudo porque queriam ser as primeiras a entrar. “Adoramos esse Theatro e conhecemos Waldemar Henrique. Hoje é um dia muito especial para todos nós paraense. Por isso, fizemos questão de vir”, explicou Desanira.
A noite também foi inesquecível para pessoas que pela primeira vez tiveram a oportunidade de conhecer o teatro. O padre Jucivaldo Peixoto veio de Santarém só para participar da festa. “Desde pequeno tinha vontade de conhecer o teatro, só que nunca tinha oportunidade. Resolvi conhecer hoje, em um dia especial que com certeza ficará guardado em minha memória”, finalizou.
Bruna Campos - Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...