Total de visualizações de página

segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Frota do Pará vai superar 1 milhão de veículos este ano


Agência Pará de Notícias
Crescimento do número de veículos no Estado passou de 15% dos anos de 2009 para 2010, atestou estudo realizado pelo Detran do Pará. A Frota de veículos automotores, elétricos, articulados, reboques e semi reboques registrada no Estado do Pará no ano de 2010 chegou a 970.127 unidades. O crescimento é de 15% em relação ao ano de 2009. A tendência de crescimento confirma as conclusões de estudo realizado pelo Detran/PA em 2007, com base em um modelo matemático que considerava, na primeira parte, o cálculo da taxa geométrica de incremento anual da frota dos veículos registrados, e que mostra o ritmo de crescimento anual experimentado ao final de cada exercício. Na segunda parte do estudo, obtém-se o percentual de crescimento da frota ao longo dos anos, com uma estimativa do valor do crescimento dentro da perspectiva 2007/2021.
O estudo permite fazer a estimativa do crescimento da frota até 2021. Assim, a expectativa é de que, em 2011, o número de veículos seja de 1.115.646 unidades; em 2014, de 1.696.758; em 2016, de 2.243.963 e em 2021, de 4.513.411 de carros.
Observa-se que a tendência maior de crescimento é de automóveis, motocicletas, caminhonete e camionetas, com maior crescimento nos municípios de Belém, Ananindeua, Marabá, Santarém, Castanhal, Parauapebas, Redenção e Paragominas, sendo que do total geral 37,1% estão concentrados em Belém e Ananindeua.
Um dos grandes objetivos do estudo é o de subsidiar os municípios dos grandes centros urbanos, com ênfase para a Região Metropolitana de Belém, para que se preparem para o crescimento do número de automóveis, motocicletas e caminhonetes.
Estudos recentes sobre primeiro emplacamento de carros novos no Brasil revelam que a frota do Pará está entre as cinco mais novas, com índice de aproximadamente 13% ao ano, concentrada principalmente em Belém e Ananindeua.

Asdecom/Detran
SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

Ícones do Carnaval são eleitos na Aldeia Amazônica
Por Vanda Duarte-Ascom Fumbel / Fotos: João Gomes
 Os Portais da Folia, da Prefeitura Municipal de Belém, abriram o Carnaval da Amazônia 2011 – “Todos os nossos ritmos, uma só alegria”, na noite deste domingo (6). Pedreira e Benguí foram os primeiros bairros a receber os portais, que reuniram centenas de pessoas. No próximo domingo, 13, a programação do Portal da Folia estará na confluência dos bairros do Guamá e Cremação, e no distrito de Mosqueiro, a partir das 17h.
Uma programação extensa e diferenciada pelos vários ritmos da região é a proposta da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) para os Portais da Folia, evento que antecede o Concurso Oficial de Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos do Carnaval de Belém. Serão quatro domingos por vários bairros e distritos da “Cidade das Mangueiras” aquecendo baterias e foliões para os desfiles na Aldeia Amazônica.
 Os primeiros bairros que receberam os Portais, neste domingo (6), foram Pedreira e Bengui. No Portal da Aldeia Amazônica, o destaque da programação foi o Concurso de Personalidades Emblemáticas do Carnaval 2011, que escolheu o Rei Momo; a Musa Belém do Carnaval; a Rainha da Bateria e a Rainha Gay do Carnaval de Belém. No Benguí, a população brincou ao som dos batuques da bateria da Mocidade Independente, blocos alternativos e show com a banda Bonde do Batidão.
 O Rei Momo 2011, Edson de Almeida, 43, foi eleito por aclamação. Representante da Escola de Samba Aquarela Brasileira, Edson é cozinheiro e pela primeira vez participou do concurso. “Mesmo sendo o único candidato inscrito, estou muito emocionado por representar a maior folia brasileira, o carnaval. Farei um reinado sem preconceito, agregando vários grupos e ritmos”, comentou.
 O título de Musa Belém do Carnaval foi para a estudante Isabela Kymberly Soares, 16, representante do bairro da Terra Firme. O distrito de Icoaraci levou a faixa de Rainha da Bateria com a estreante em concursos, Natália Suely de Souza, 26 anos.
 No Concurso Rainha Gay do Carnaval, o título foi para o veterano Alessandro da Silva, 23 anos. Bailarino profissional, Alessandro usa o nome artístico Lauanda Branches, codinome que acarreta diversas vitórias em concursos de carnaval e quadrilhas juninas. “O nome
 artístico é importante, pois seria meu cartão de visita, mas não posso esquecer que a dança me ajuda muito em competições e minha família e amigos são fundamentais na hora em que estou no palco”, analisou Branches.
 Após a divulgação dos resultados, a diversão ficou por conta de Jorginho e banda, que colocou o público para dançar vários ritmos, como brega, forró e dance music.
 No próximo domingo, 13, a programação do Carnaval da Amazônia 2011 – “Todos os nossos ritmos, uma só alegria” continua com os Portais da Folia na Avenida Castelo Branco esquina com a Silva Castro, confluência dos bairros do Guamá e Cremação, e também, na Praça Matriz de Mosqueiro. Bandas de Fanfarra, bateria de escolas de samba e apresentações de blocos alternativos serão as atrações nos dois espaços, a partir das 17h.
MAIS FUMBEL

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...