Total de visualizações de página

quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Governo do Pará vai adotar programa de modernização da gestão

O Governo do Pará e o Movimento Brasil Competitivo - MBC assinarão, na primeira quinzena de março, um Termo de Cooperação técnica para implantação de um programa de modernização da gestão na administração pública. O objetivo é ampliar a capacidade de receita e reduzir o volume de despesas do Estado. O MBC foi responsável pela modernização da gestão no Estado de Minas Gerais, hoje considerado exemplo no País.
A meta do governador Simão Jatene é transformar, ao longo dos próximo quatro anos, o Pará em um Estado com alto grau de eficiência administrativa, tanto na gestão de recursos quanto em termos de planejamento estratégico. "Precisamos operar a máquina do Estado de forma clara, buscando o equilíbrio entre despesa e receita, consolidando o pensar estratégico", afirmou durante a reunião.
Para isso, serão implementadas tecnologias de gestão que possibilitarão a redução de gastos e um planejamento estratégico para o governo do Pará. Segundo o diretor-presidente do MBC, Erik Camarano, será definida uma ferramenta ampla que permitirá o apoio nas mais diversas frentes, que ainda serão definidas em detalhes. "A meta é sentarmos para definir esses termos já nas próximas semanas e dar início ao primeiro diagnóstico de receita e despesa, para começar o processo e poder elaborar essas ferramentas".
Para a secretária de Administração, Alice Viana, a atuação do MBC em parceria com o governo é fundamental para a administração pública do Pará, "considerando a total desestruturação em que o governo se encontra e as dificuldades de funcionamento da máquina pública, tanto do ponto de vista infraestrutural como de gestão".
Ainda segundo Alice Viana, o Governo do Estado precisa de uma diretriz que reoriente os mecanismos de gestão para que a administração pública volte a funcionar, trazendo, com isso, melhoria na prestação de serviço à sociedade.
A assinatura do termo ficou definida em reunião realizada nesta quarta-feira, 16, com a presença dos secretários de Administração, Alice Viana; de Planejamento, Orçamento e Finanças, Sergio Bacury; da Fazenda, José Tostes Neto; de Meio Ambiente, Teresa Cativo; de Comunicação, Ney Messias; do presidente do Prodepa, Theo Pires; da diretora do Idesp, Adelina Braglia e do representante da Secretaria de Governo, Paulo Elcídio.
Na reunião foram discutidas as necessidades de gestão do Estado, com o objetivo de estabelecer as prioridades de governo. Na ocasião, o governador Simão Jatene expôs sua visão sobre as principais demandas do estado atualmente e lembrou que o Movimento Brasil Competitivo faz um importante trabalho com foco na administração pública moderna, com experiências bem sucedidas em outros estados da federação, como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. "A nossa experiência demonstra que a aplicação de ferramentas que dão certo em empresas privadas podem ser adaptadas e aplicadas à máquina pública com uma taxa de retorno excelente em termos de geração de receita e redução de gastos", concluiu Erik Camarano.
Janise Abud – Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...