Total de visualizações de página

quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Governo estuda adoção de nova tecnologia de identificação e rastreamento

O avançado sistema de identificação e
 rastreamento garante o monitoramento
 de qualquer rebanho e também de grãos.
Uma nova tecnologia que garante a emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) eletrônica, com possibilidade de uso em outras áreas como a fiscal, ambiental e fundiária. É o que possibilita o sistema de identificação e rastreamento apresentado na manhã desta quarta-feira (16) ao governador Simão Jatene, pelos dirigentes da empresa Hana Innosys, Tommy Miyata e Dalton Patrício, presidente e vice-presidente, respectivamente, e que poderá ser utilizada pelo governo do Pará.
A reunião, foi articulada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), objetivou a demonstração do sistema ao governador Simão Jatene e titulares da secretaria da Fazenda, Meio ambiente, Projetos Estratégicos, Segurança Pública, Iterpa e Adepará.
O presidente da Faepa, Carlos Xavier, acredita que se o sistema for adotado pelo governo estadual, garantirá até o controle do desmatamento no Estado. "É uma tecnologia de informação que o mundo inteiro utiliza, e nós gostaríamos que fosse usado na ampliação do GTA eletrônico, aliando a emissão do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Licenciamento Ambiental Rural (LAR) num só instrumento. Com isso, nós teremos ferramentas capazes de fazer com que o governo tenha um amplo controle, incluindo o acompanhamento do desmatamento ilegal no Estado", resumiu.

Para o governador Simão Jatene (ao fundo) o
 sistema abre um conjunto de aplicações e sua
 adoção deverá ser discutida pela área técnica do
 governo. Para (falando) Tommy Miyata, o sistema
 de identificação e rastreamento é uma importante
 ferramenta para os setores agropecuário, fiscal e ambiental
 A Hana Innosys atua no Brasil desde 2003 e está presente em 137 países. Dispõe de tecnologia de ponta usada na fabricação de chips, semi-condutores e processadores, além de promover a integração sistêmica para processamento de dados, disponibilizando ainda o processamento de cartões de crédito e bilhetes eletrônicos. No Brasil, o sistema da Hana Innosys já vem sendo utilizado nos Estados da Bahia e Mato Grosso do Sul, e está em processo de implantação em São Paulo, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso, Espírito Santo e Minas Gerais.
Para Tommy Miyata, responsável pela exposição de hoje, o equipamento utilizado pelo sistema de identificação e rastreamento é uma solução viável para o setor agropecuário, garantindo o controle de qualquer rebanho, já que se utiliza de chips incorporados ao animal por meio de um brinco eletrônico, no qual são encontradas informações detalhadas como peso, vacinas e localização, podendo ser utilizado em qualquer outro tipo de animal, como aves, suínos e até no controle de grãos.
Para Miyata os benefícios são inúmeros, destacando-se a mobilidade e a acessibilidade. "É um equipamento portátil, com bateria, e funciona com canal da banda de dados do celular. Ele vai se conectar ao banco de dados do Estado e poderá consultar informações sobre estoque e até autorização para emissão de GTA. As principais vantagens são a acessibilidade aos serviços de caráter governamental e até bancário para o produtor, que poderá emitir GTA e nota fiscal lá na sua propriedade, por meio de um cartão com chip, e a mobilidade, já que o terminal é portátil", esclareceu.
Depois de acompanhar atentamente a exposição, o governador Simão Jatene declarou que o sistema abre um conjunto de aplicações, incluindo também a questão da segurança, e sua adoção deverá ser discutida pela área técnica do governo." Vamos ter que estudar como iremos operacionalizar isso, mas creio que será uma ferramenta fantástica para trabalharmos na área da segurança, principalmente no controle de furtos de veículos, em especial de motos", destacou.
O secretário da Fazenda, José Tostes Neto, acredita que a nova tecnologia poderá auxiliar na modernização do controle do fluxo de mercadorias no Estado. "Com a introdução de chips eletrônicos nos veículos de carga, nós poderemos exercer um controle sobre essa movimentação com informações sobre as mercadorias, o transportador, o remetente, o destinatário, enfim, todo o conjunto. Isso nos permitirá um correto acompanhamento e controle fiscal das cargas que entram e saem do Estado", concluiu.
Já para o titular da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), Mário Moreira, o sistema será imprescindível no controle dos rebanhos. "Tanto o agricultor poderá ter um controle do seu rebanho, quanto o próprio Estado, através da GTA eletrônica. Muitas vezes o produtor busca os postos da Adepará aos finais de semana e não tem como obter a Guia, o que impossibilita o trânsito do animal de uma propriedade pra outra ou mesmo o abate. Com essa tecnologia, ele poderá fazer essa emissão da GTA a qualquer momento e de qualquer lugar, o que facilita, ainda, a comunicação desses dados ao Ministério da Agricultura", informou.
Outros encontros foram agendados entre os representantes da Hana Innosys e os diversos órgãos do governo estadual. Os primeiros a conhecer melhor o novo sistema serão os que atuam junto ao setor produtivo, em seguida virão os organismos reguladores do setor fiscal e ambiental.
Rosa Borges/Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...