Parfor
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) divulgou, na manhã desta sexta-feira (11), a lista dos candidatos selecionados pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), que tem como objetivo principal capacitar os docentes, oferecendo formação de qualidade em instituições de ensino superior. No total, 4.313 professores da rede pública estadual serão submetidos à qualificação.
A lista foi divulgada durante uma solenidade realizada no auditório da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e que contou com a participação do secretário de estado de Educação, Nilson Pinto; do coordenador estadual do Parfor, professor Licurgo Brito, e de vice-reitores e pró-reitores de graduação das instituições parceiras do Parfor: Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Pará (UEPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Instituto Federal do Pará (IFPA).
Maria do Carmo Silva da Rocha, 40 anos, que chegou bem cedo à solenidade, não se conteve e foi conferir seu nome de perto. Em poucos minutos, o sonho de obter uma licenciatura em Língua Portuguesa se tornou realidade após 16 anos de docência na rede básica de ensino. A amiga inseparável, Vanda Maria dos Reis, 42, professora há 22 anos, passou no mesmo curso e para a mesma instituição. As duas comemoraram a possibilidade de continuar juntas em mais este desafio.
Para o secretário Nilson Pinto a parceria e os esforços das universidades para a viabilização do plano de formação deverão alavancar o ensino público no Pará. "Hoje existem 2,3 milhões de alunos da educação básica na rede pública de ensino. Os nossos professores precisam estar preparados para atender adequadamente estes alunos e transformá-los em futuros cidadãos", destacou.
Parfor - Iniciado em 2009, o Plano possui 16,5 mil professores em formação no estado. Para o primeiro semestre de 2011 foram ofertadas 5.590 vagas e selecionados 4.313 candidatos. Destes, 216 são da rede estadual de ensino e 4.097 da rede municipal. Para as 1.077 vagas não preenchidas serão realizadas as mobilidades entre cursos e instituições, conforme desejo e autorização do candidato, que será comunicado.
Vinte e três cursos de licenciatura e bacharelado foram ofertados pelas instituições. A UFPA inovou com a oferta de 250 cursos de educação a distância. Os mais concorridos foram o de Pedagogia, Educação Física, Artes e Computação. Em abril começa um novo processo de seleção para ingresso de professores para o segundo semestre. Os candidatos interessados devem se inscrever no site da Plataforma Freire, do Ministério da Educação MEC). A seleção ocorrerá após avaliação de critérios estabelecidos pelo Governo Federal.
Fabianna Batista - Ascom/Seduc
Nenhum comentário:
Postar um comentário