Peças das duas coleções de joias lançadas na VII Pará Expojoia - Amazônia Design, realizada em dezembro de 2010, estarão expostas na 52ª Feira Nacional da Indústria de Joias, Relógios e Afins (Feninjer), em São Paulo. A participação das joias paraenses na maior feira do setor na América Latina atende a um convite feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Nacional ao Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), instituição gerenciadora do Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro, em parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect).
Com o tema "Marca com DNA de sucesso", a Feninjer acontecerá de 9 a 12 de fevereiro, reunindo empresários de todo o país. As joias criadas e produzidas pelos profissionais do Polo Joalheiro vão compor o estande "Design sem fronteiras", do Sebrae Nacional, junto com projetos na área de gemas e joias de outros Estados, que contam com o apoio da instituição. As peças integram as coleções "O luxo da Cultura e da Natureza Amazônica", que teve a curadoria de Regina Machado, consultora do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), e "Anima Mundi", coordenada pelos italianos Stefano Ricci, arquiteto e designer de joias, e Claudio Franchi, mestre ourives.
Conjuntos - Serão expostos 14 conjuntos da coleção "O luxo da Cultura e da Natureza Amazônica", entre colares, pingentes e anéis, e nove conjuntos da "Anima Mundi", coleção inspirada nos mistérios que envolvem a figura da serpente.
Estarão representados trabalhos dos profissionais Antônio Tavares, Circe Silva, Clara Amorim, Erivaldo Jr., Ivam Silva, Ivete Negrão, Joelson Leão, Marcilene Rodrigues, Nilma Arraes, Rosa Leal e Selma Montenegro, e das empresas Amorimendes, Danatureza, HS Criações, L&B Joias, Ourama e Ourogema. Serão levadas, ainda, duas peças de uma coleção criada e produzida, com a curadoria do designer Erivaldo Jr., por joalheiros de Parauapebas, município do sul do Pará, retratando aves da região de Carajás.
Nem todas as peças das duas coleções lançadas na VII Pará Expojoia - 104 da coleção "O luxo da Cultura e da Natureza Amazônica" e 42 da "Anima Mundi" - serão levadas para a Feninjer devido às vendas realizadas durante e após a feira.
Mercado - Promovida e realizada pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), com patrocínio do Sebrae Nacional e parceria da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), a Feninjer chega à 52ª edição buscando adequar o setor joalheiro nacional "à atual dinâmica de mercado, aos novos canais de promoção e distribuição e também a inéditos perfis de consumidores", conforme destaca o site do evento.
O evento ocupará 12 mil metros quadrados, com estandes de joias, acessórios de moda, artigos de couro e peças de alto luxo. Esses novos nichos de mercado estão "em harmonia com as joias de ouro, prata, gemas, relógios e embalagens que configuraram o mix da marca Feninjer por mais de duas décadas", afirma o site.
AngloGold - O Pará também será representado no estande da AngloGold Ashanti, com o trabalho da designer Lídia Abrahim, cuja peça intitulada "Prece" é uma das 24 finalistas da última edição do concurso de joias em ouro promovido pela AngloGold Ashanti, a maior mineradora de ouro do planeta.
Lídia Abrahim, designer formada pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) e integrante da equipe do Polo Joalheiro paraense, foi a única profissional do Norte e Nordeste selecionada no concurso, que reúne os melhores profissionais em design de joias do Brasil. Segundo a autora, a peça "retrata o poder da fé para a transformação humana".
Além da Feninjer, o anel criado por Lídia Abrahim, fotografado nas mãos da modelo Luiza Brunet, consta do catálogo do concurso e será exposto nas principais feiras internacionais de joias.
Ascom/Igama
Nenhum comentário:
Postar um comentário