Por Liandro Brito / Fotos: Oswaldo Forte
A equipe de assessores de imprensa da prefeitura de Belém se reuniu neste final de semana para elaborar projetos de trabalho para 2011 e estabelecer novas metas. O encontro realizado no Palacete Bolonha reuniu cerca de 40 jornalistas, relações públicas e publicitários que aproveitaram a oportunidade para conhecer um pouco mais sobre o projeto de saneamento da Bacia da Estrada Nova, obra da prefeitura que pretende dar mais dignidade de moradia para cerca de 350 mil pessoas.
Segundo o titular da Coordenadoria de Comunicação Social - Comus, Hélio Dória, esta é a primeira de uma série de reuniões que ele pretende realizar com os assessores de imprensa da prefeitura e jornalistas de Belém, para nivelar mais o conhecimento do comunicólogo local sobre as diversas obras que estão sendo realizadas pela prefeitura. "Muitos criticam sobre determinado assunto baseado no que ouvem ou lêem. Poucos se preocupam em ir in loco para saber o que está acontecendo, ver a realidade", declara Dória.
A solução que ele encontrou para estes problemas, além dessas reuniões internas, é levar a imprensa até o local das obras, com a presença do prefeito Duciomar Costa. "Já realizamos um encontro com radialistas. Levamos cerca de 20 comunicadores para ver bem de perto as obras da Sub Bacia II e alguns disseram que não passavam por ali há anos", disse o Coordenador. Um encontro com as emissoras de televisão de Belém já foi marcado, mas devido às fortes chuvas, teve que ser cancelado e uma nova data será agendada, também com a presença do prefeito Duciomar.
Macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova
O porta voz da prefeitura de Belém, João Paulo Cavalléro de Freitas, mostrou aos jornalistas e publicitários da Comus,por meio de uma apresentação com animações gráficas,como está o andamento do grande projeto de macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova, que engloba as Sub Bacias I, II, III e IV.
Além do saneamento nos canais da Caripunas, Timbiras, Bernardo Sayão, entre outros, o projeto pretende mudar a paisagem da cidade, abrindo uma grande "janela" para o rio, melhorando o saneamento, incrementando o turismo e gerando emprego e renda com uma orla urbanizada de frente para o rio Guamá.
Apenas na Sub Bacia I, o projeto pretende acabar com os problemas de saneamento básico para a população residente na área através da ampliação e implantação de abastecimento de água potável, esgotamento e tratamento dos afluentes sanitários, drenagem e limpeza urbana, infra-estrutura viária, melhoria ambiental e habitacional.
A concepção do programa tem como pilares básicos a melhoria da drenagem urbana com macro e micro drenagem, reordenamento urbano e reassentamento das famílias e negócios; infra-estrutura viária e de saneamento, sustentabilidade social e institucional com a participação comunitária.
O Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova é a real mudança de vida para cerca de 350 mil belenenses, que hoje vivem em baixas condições de saneamento básico, esgoto tratado e água potável. Essa área foi esquecida durante anos pelo Poder Público e a atual gestão municipal, preocupada com este cenário, está empenhada em solucionar essas distorções.


Nenhum comentário:
Postar um comentário