Uma das marcas da programação dos 140 anos da Biblioteca Pública são as oficinas diversas que compõem a Semana. A ludicidade terá um espaço especial com duas oficinas de contação de história, que ocorrem a partir desta quarta-feira, até sábado (26), às 14h. A programação é gratuita.
A primeira oficina será ministrada por Ana Celma, professora e contadora de história há mais de 10 anos. Membro do grupo Ayvu Rapyta (termo tupi que significa "palavra habitada"), a ministrante focará os professores como público preferencial do curso. Serão discutidas ferramentas que podem ser utilizadas pelos educadores em sala de aula, tais como a poesia, o trava-língua, brinquedos cantados (como brincadeiras de roda) e outros recursos.
Mais do que uma transmissão de técnicas, a oficina envolve a "própria magia da contação das histórias. Teremos a teoria, mas a ideia principal é a vivência. Quando você vive aquela sensação, é mais fácil ser conquistado. Eu farei contação de histórias e tentarei conquistar o público, principalmente os professores, para que eles levem a ideia para a sala de aula", afirma Ana Celma.
A segunda oficina será ministrada por Socorro Miranda, que abordará tanto dinâmicas de grupo quanto dinâmicas literárias, como a leitura de clássicos da literatura. O percurso começa por autores consagrados das fábulas, como o grego Esopo e o francês La Fontaine, passando por escritores de contos de fadas, como os Irmãos Grimm, autores nacionais, como Monteiro Lobato e literatos regionais, como Walcyr Monteiro.
A idéia é trabalhar tanto a desinibição - considerando a necessidade de "perder todos os conceitos e principalmente preconceitos na hora da contação de história", como afirma Socorro - quanto a formação literária.
Para a ministrante, que iniciou o contato com o mundo da contação de histórias quando trabalhava na Fundação da Criança e do Adolescente (Funcap), "é necessário resgatar a tradição da oralidade. Colocar as crianças em contato com um mundo de causos, das fábulas e da fantasia. As crianças de hoje são adultas demais e o mundo fica mais frio", conclui Socorro Miranda.
Serviço: As oficinas de contação de história ocorrem a partir desta quarta-feira (23) e vão até o sábado (26), nas Salas de Apoio do Centro de Eventos Ismael Nery (1º andar do Centur). Informações: 3202-4391
Nenhum comentário:
Postar um comentário