Total de visualizações de página

quarta-feira, março 23, 2011

Contação de histórias marca programação dos 140 anos da Biblioteca Pública

Uma das marcas da programação dos 140 anos da Biblioteca Pública são as oficinas diversas que compõem a Semana. A ludicidade terá um espaço especial com duas oficinas de contação de história, que ocorrem a partir desta quarta-feira, até sábado (26), às 14h. A programação é gratuita.
A primeira oficina será ministrada por Ana Celma, professora e contadora de história há mais de 10 anos. Membro do grupo Ayvu Rapyta (termo tupi que significa "palavra habitada"), a ministrante focará os professores como público preferencial do curso. Serão discutidas ferramentas que podem ser utilizadas pelos educadores em sala de aula, tais como a poesia, o trava-língua, brinquedos cantados (como brincadeiras de roda) e outros recursos.
Mais do que uma transmissão de técnicas, a oficina envolve a "própria magia da contação das histórias. Teremos a teoria, mas a ideia principal é a vivência. Quando você vive aquela sensação, é mais fácil ser conquistado. Eu farei contação de histórias e tentarei conquistar o público, principalmente os professores, para que eles levem a ideia para a sala de aula", afirma Ana Celma.
A segunda oficina será ministrada por Socorro Miranda, que abordará tanto dinâmicas de grupo quanto dinâmicas literárias, como a leitura de clássicos da literatura. O percurso começa por autores consagrados das fábulas, como o grego Esopo e o francês La Fontaine, passando por escritores de contos de fadas, como os Irmãos Grimm, autores nacionais, como Monteiro Lobato e literatos regionais, como Walcyr Monteiro.
A idéia é trabalhar tanto a desinibição - considerando a necessidade de "perder todos os conceitos e principalmente preconceitos na hora da contação de história", como afirma Socorro - quanto a formação literária.
Para a ministrante, que iniciou o contato com o mundo da contação de histórias quando trabalhava na Fundação da Criança e do Adolescente (Funcap), "é necessário resgatar a tradição da oralidade. Colocar as crianças em contato com um mundo de causos, das fábulas e da fantasia. As crianças de hoje são adultas demais e o mundo fica mais frio", conclui Socorro Miranda.
Serviço: As oficinas de contação de história ocorrem a partir desta quarta-feira (23) e vão até o sábado (26), nas Salas de Apoio do Centro de Eventos Ismael Nery (1º andar do Centur). Informações: 3202-4391

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...