Total de visualizações de página

quarta-feira, março 23, 2011

Crianças aprendem brincando a importância do patrimônio histórico

Por Vanda Duarte - Ascom Fumbel
Aprender brincando. É assim que o Projeto Pontearte ensina crianças do bairro da Cidade Velha sobre a importância da preservação do patrimônio histórico, paisagem presente no dia-a-dia da garotada, onde a maioria é moradora da Passagem do Carmo.
Todas as terças-feiras, crianças entre 7 e 12 anos tem encontro marcado com os arte-educadores do projeto no Palácio Antônio Lemos, sede do Museu de Artes de Belém (Mabe) e do executivo municipal. A cada semana um tema novo é abordado de maneira lúdica, fixando assuntos que tratam desde a convivência familiar até a relação com a sociedade e o local em que residem – o Centro Histórico do Belém.
Funcionando em dois turnos (manhã e tarde), o Pontearte ensinou, nesta terça-feira (22), a importância do planejamento para a organização das atividades diárias. A dinâmica foi a confecção de um calendário semestral, onde foram destacadas as datas culturais, como a quadra junina.
Lápis, régua, tesoura, papel, cola e criatividade foram os recursos utilizados pelas crianças, que são avaliadas em cada etapa da atividade, como as cores escolhidas na pintura, a coordenação motora ao utilizar a tesoura e a noção do compartilhamento dos materiais.
Para a coordenadora da Divisão de Ação Educativa do Mabe, Maíra Neves, o projeto tem o objetivo de resgatar as crianças que vivem em risco social através do conhecimento além da escola e da família. “O Museu também é um lugar lúdico, que ensina, ajuda e contribui para a formação dessa criança, dando a noção de cidadania e arte”, comentou.
A menina Taysa Maciel, 10 anos, é uma das primeiras alunas do Pontearte e não poupa elogios ao projeto. “Estou no Pontearte desde o começo. Aprendi muitas coisas pintando e desenhando. Não falto de jeito nenhum. Adoro tudo que eles ensinam”, disse Taysa.
Este ano, o Pontearte irá trabalhar os temas “Educação Patrimonial” e “Folclore Paraense” utilizando contações de histórias, pinturas e a construção de formas em argila, com objetivo de ensinar a diferença entre o acervo de museus e o acervo arquitetônico do centro histórico.
As inscrições para o projeto continuam até o final de março no Museu de Arte de Belém. Podem se inscrever crianças entre 7 e 12 anos, que estejam matriculadas em escola regular e compareçam acompanhadas do responsável legal. Informações pelo telefone 3114-1028.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...