Total de visualizações de página

quarta-feira, março 23, 2011

Encontro em Belém reúne secretários de turismo de todo o Brasil

Por Gilson Faria

Belém vai viver este mês um momento de transformação na área do turismo. Pela primeira vez secretários de turismo de todo o Brasil vão estar na capital paraense para a 8ª Reunião Ordinária da Anseditur, associação que congrega os secretários e dirigentes de turismo das capitais e destinos indutores do país. O encontro acontece nos dias 25, 26 e 27 de março, no Hotel Hilton e será organizado pela Coordenadoria Municipal de Turismo-Belemtur. Entre as autoridades convidadas está o Ministro do Turismo, Pedro Novais Lima, além de quatro secretários ligados ao ministério.
O objetivo do encontro é o fortalecimento do turismo em Belém, muito questionado pelo setor por não despertar, ao longo dos anos, o interesse das pessoas. “A capital paraense tem um potencial turístico muito forte e isso precisa mudar, diz o presidente da Belemtur”, Wady Khayat. Ele explicou que na reunião da Anseditur, será mostrado o que o município tem feito para mudar o quadro. Wady Khayat também destacou que no encontro será anunciada a criação da Secretaria Municipal de Turismo.Isso vai acontecer no dia da solenidade de abertura do evento(25), quando o Prefeito Duciomar Costa vai entregar ao presidente da Câmara Municipal, Raimundo Castro, a mensagem de criação da nova secretaria. A proposta será entregue com pedido para tramitação em caráter de urgência, para que seja apreciada e votada em plenário ainda no primeiro semestre de 2011.
Segundo Wady Khayat, trata-se de um anseio antigo e que vai, finalmente, ser colocado em prática. "Com a nova secretaria, vamos criar um mecanismo mais atuante na busca de recursos federais, para potencializar ainda mais o turismo de nossa capital em níveis regional, nacional e internacional", explicou. Khayat  classificou de suma importância a reunião da Anseditur em Belém e conclamou os cidadãos para que também sejam indutores do turismo, recebendo bem nossos visitantes para que eles recomendem Belém para outras pessoas e, principalmente, voltem. "Quando a gente fala em desenvolver o turismo, estamos buscando a capacidade de crescimento econômico da nossa região, de criação de novos empregos e, consequentemente, mais renda para a população",disse.
O presidente da Belemtur ressalta que o município tinha deficiências  na questão do marketing e que agora há uma mudança muito grande e maior  interesse em estar em todos os eventos. Wady Khayat destaca que a atual administração passou a inverter o quadro. “Nos últimos três anos, Belém esteve presente em todos os eventos de turismo, nacionais e internacionais, realizados no Brasil. A capital é mostrada por meio de vídeos, destacando o artesanato, a culinária, a dança, a música, o patrimônio histórico e o ecoturismo. Estamos provando também a capacidade de Belém abraçar eventos de pequeno e médio porte. Hoje, nossa capital é apresentada com um diferencial extraordinário para o turismo”, destacou.
Maior exposição de azulejaria do Norte e Nordeste
Outra novidade da 8ª reunião da Anseditur será a inauguração do Museu do Azulejo, no Palacete Pinho, no bairro da Cidade Velha, com a exposição "O Brilho e a Beleza do Passado", da colecionadora paraense Rosa Soares, que tem o maior acervo de azulejos raros do norte e nordeste do Brasil, com cerca de duas mil peças. A exposição vai apresentar 300 peças.
Além do Ministro de Turismo, Pedro Novais Lima, foram convidados para o evento em Belém a Secretária Nacional de Políticas Públicas do Turismo, Izabel Mesquita; o Diretor do Departamento de Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo, Edimar Gomes da Silva; o Diretor de Estruturação e Articulação Turística, Ricardo Moesch, e o Secretário Nacional do Programa de Desenvolvimento do Turismo, Colbert Martins da Silva Filho. A solenidade de abertura da 8ª Reunião da Anseditur será no dia 25 de março, às 15h, no Hilton Belém. A inauguração do Museu do Azulejo acontece no mesmo dia, às 18h. Na programação constam também visitas técnicas a pontos turísticos de Belém, entre eles o Complexo Feliz Luzitânia, o Polo Cerâmico de Icoaraci, Mangal da Garças, Pólo Joalheiro e Ilha do Combu.
  1.  

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...