Dirigido pelo Cel. Médico João Ricardo Poletti, o hospital é uma instituição de saúde com referência no atendimento à população militar, mas, também à população civil, particularmente nas atividades de urgência e emergência em grandes catástrofes. O Cel. Poletti explica que o hospital segue uma formação militar, mas está de portas abertas à comunidade em geral. Além disso, realiza em média três vezes por ano,atividades cívico-sociais, com programas de prevenção à saúde na praça, e está sempre pronto para atender os governos em apoio às comunidades carentes, no tocante à prevenção primária e secundária da área de saúde. O atendimento é basicamente para a família militar, mas em situações de urgência e emergência, o atendimento é geral, explicou.
O prefeito de Belém, Duciomar Costa, considera a homenagem uma grande honraria, pelo que o hospital representa para o povo da capital. É uma história belíssima, consolidada com muito trabalho pelo Exército, pelo atendimento aos necessitados, enfim, pela prestação de um serviço que é essencial à existência do ser humano.
A solenidade pelos 121 anos do Hospital Geral de Belém teve a presença, também, do Comandante da 8ª Região Militar e 8ª Divisão do Exército, Carlos Roberto Peixoto. Para ele, o evento representou a reafirmação de valores. Significa muito pra nós, por estarmos associados a uma instituição com uma folha de serviços tão importante prestados à comunidade".
A história - Oficialmente o Hospital Geral de Belém foi criado pelo Decreto nº 277, de 22 de março de 1890, como hospital de 2ª Classe, organizado de acordo com o Decreto nº 307, de 7 de abril do mesmo ano. Com a mudança de sede do 1º Distrito Militar de Belém para Manaus, em 1904, em decorrência do movimento revolucionário do Alto Acre, o Hospital foi transferido para aquela capital, prestando inestimáveis serviços à comunidade e às operações de guerra, recebendo os doentes.
Somente em 1915 o Hospital Militar retornou a Belém, passando a ocupar o prédio do Largo da Sé, onde hoje funciona a Casa das 11 Janelas. Recebeu a denominação de Hospital Militar de 1ª Classe, em 24 de maio de 1934, e organizado em 1937, com início da construção de seu edifício-sede, em terreno doado pelo então governador do Pará, Augusto Montenegro, na antiga Praça Brasil, hoje denominada Praça Santos Dumont, onde funcionava o 1º Regimento de Cavalaria do Estado. O Hospital ocupou a nova construção em 6 de outubro de1939.
Nenhum comentário:
Postar um comentário