Total de visualizações de página

sexta-feira, março 04, 2011

Joias e designer do Pará participarão do Congresso Mundial de Gemas

O Estado do Pará será duplamente representado no 14º Congresso Mundial de Gemas Coradas (Rio ICA Congress), que acontecerá no Rio de Janeiro de 30 de abril a 4 de maio deste ano. Promovido pela International Colored Gemstone Association e pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), o Congresso do ICA acontecerá pela primeira vez no Brasil, e terá a participação do Polo Joalheiro e da designer paraense Lídia Abrahim, que está entre os 10 finalistas do Prêmio ICA de Design de Joias com Pedras de Cor.
A lista dos selecionados ao prêmio, divulgada na última sexta-feira (25), tem sete designers brasileiros (um teve dois projetos selecionados), um da Índia (país que se destaca no cenário internacional na produção de joias em ouro e gemas minerais) e um da China, país que vem se consolidando como um dos maiores mercados consumidores de joias do planeta.
Lídia Abrahim, designer formada pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) e vinculada ao Polo Joalheiro, concorre com brincos denominados "Nas Profundezas do Mar". A paraense, que em 2010 esteve entre os 24 designers selecionados do concurso AngloGold Ashanti AuDitions 2010, este ano também concorre ao Idea Brasil, edição nacional do maior prêmio de design dos Estados Unidos.
A seleção foi feita pelos seguintes jurados: Carla Pinheiro, presidente da Ajorio (Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio de Janeiro); Deborah Sauer, diretora de Criação da Amsterdam Sauer; Cláudia Lamassa, responsável pelo Departamento de Criação da Joalheria Monte Carlo; Virgínia Moraes, especialista em joias do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)/RJ, e Denise Berman, coordenadora da Escola de Joalheria do Senac-RJ.
O resultado final será divulgado no encerramento do Congresso. O vencedor receberá o prêmio de US$ 5 mil e uma viagem para participar da próxima edição da Feninjer (Feira Nacional da Indústria de Joias, Relógios e Afins), que acontecerá em agosto deste ano, na cidade de São Paulo. A peça premiada também será exposta em feiras e demais eventos nacionais e internacionais do setor joalheiro.
O ICA Congress é o maior evento internacional do segmento de gemas e reunirá mais de 400 empresários do setor de gemas e joias de vários países. Entre os colaboradores do congresso estão o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Nacional, Federação do Comércio (Fecomércio)/RJ, Serviço Social do Comércio (Sesc)/RJ, Sistema Firjan, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Monte Carlo Joia, Antonio Bernardo e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Ascom/Igama (com informações do Informativo IBGM)

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...