Total de visualizações de página

quarta-feira, março 02, 2011

Operação de carnaval reunirá 600 profissionais da saúde em Belém

Por Anaíza Nobre e Fernando Rodrigo Diniz - Ascom Sesma / Fotos: João Gomes
Mais de 600 profissionais da área da saúde estarão de plantão durante o período do carnaval 2011 nos Hospitais Municipais de Prontos Socorros Humberto Maradei Pereira (Guamá) e Mário Pinotti (14 de março), nas Unidades Municipais de Saúde (UMS) de Urgência e Emergência da capital que funcionam em regime de 24 horas e no Hospital Municipal de Mosqueiro.
Em entrevista coletiva concedida a imprensa da capital, nesta quarta-feira (02), Sérgio Pimentel, titular da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) esclareceu que foi adotado o mesmo planejamento estratégico de reforço do ano passado, que rendeu bons resultados. “No ano passado, graças ao nosso esquema estratégico de reforço profissional nos Hospitais de Pronto Socorro e Unidades de Saúde que atendem urgência e emergência em regime de 24h, os plantões transcorreram normalmente e não tivemos problemas nos atendimentos médicos prestado à população”, afirmou.
O atendimento será reforçado com mais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, maqueiros e pessoal de apoio, nestas unidades hospitalares e não hospitalares, assim como, assegurar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), que disponibilizará 12 ambulâncias de Unidade de Suporte Básico (USB) e 03 ambulâncias de Unidade de Suporte Avançado (USA), além de uma ambulância em Mosqueiro. Casos como vômitos, doença diarréicas, dores de cabeça, ressacas, casos considerados baixa complexidade poderão ser resolvidos nas UMS que estarão funcionando em regime de plantão 24 horas.
Atropelamentos, ferimentos por arma de fogo ou arma branca, entre outros mais graves poderão ser atendidos nos PSM’s da capital. Já os casos que já não fazem parte de perfil de atendimento dos PSM’s serão referenciados por meio da Central de Regulação para internação na rede hospitalar que pactuam procedimentos de média e alta complexidade. E para garantir o atendimento médico aos foliões que passarão o Carnaval em Belém, a Sesma vai montar um posto na Aldeia Amazônica David Miguel com mais de 25 profissionais, que trabalharão em regime de escala conforme as apresentações e programações do carnaval da Prefeitura Municipal de Belém.
Com o aumento do fluxo de pessoas e do comércio nos balneários durante o período do carnaval, o Departamento de Vigilância Sanitária de Belém (Devisa/Sesma) preparou uma série de operações especiais para coibir a prática de venda irregular de alimentos e medicamentos em estabelecimentos comerciais localizados nos distritos de Belém, além de fiscalizar e notificar os donos de estabelecimentos que, por ventura, estejam ou não com as documentações obrigatórias em dias e de acordo com o que é exigido pelas normas sanitárias vigentes. Os estabelecimentos que forem considerados irregulares serão autuados, recebendo ainda uma multa de acordo com a infração praticada.
Para prevenção e combate as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids), mais de 500 mil preservativos e folderes educativos serão distribuídos durante a operação. A meta é orientar mais de 50 mil foliões em Belém, nos portos de embarque e desembarquee no terminal rodoviário, incluindo os balneários de Mosqueiro, Icoarací, Outeiro e Ilha de Cotijuba. Além da distribuição dos preservativos, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA Belém), organizou um bloco de carnaval denominado “O Melhor do carnaval é se prevenir” que vai sair na Aldeia Amazônica David Miguel nos dias 05 e 06, a partir das 19 horas.
“Infelizmente, é muito comum às pessoas pensarem que campanhas assim são realizadas somente no carnaval e que devem se cuidar apenas nessa época do ano, mas nós do CTA Belém fazemos campanhas educativas e de prevenção durante todo o ano,engana-se quem pensa que é só no carnaval, temos um logo calendário de atividades, pois a prevenção deve ser lembrada e praticada todos os dias, não apenas no carnaval”, explica Mara Rocha, diretora do CTA/Belém. A Sesma também vai estar presente com a sua campanha contínua de combate a dengue não só em Belém como nos balneários.
Os agentes de bem estar social (Abes) estarão realizando o trabalho de orientação e conscientização aos foliões sobre os cuidados com a dengue nos portos de embarque e desembarque, terminal rodoviário e nos balneários. Os distritos administrativos de Belém formaram blocos carnavalescos com a participação das comunidades e estarão nas ruas desfilando com o objetivo de combater a doença na cidade. No dia 09, os Abes vão participar de uma ala do bloco carnavalesco “Rabo do Peru”, em Icoaraci.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...