O engenheiro Nicias Ribeiro teve uma vida parlamentar de mais de duas décadas dedicadas a temas como a pavimentação da Transamazônica e a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte. No auge da sua carreira como deputado federal, chegou a ser apelidado de pai do Tramoeste, que levou energia firme e definitiva para quase mais de um milhão de pessoas. Depois de derrota eleitoral, estava fora do debate, devido à perda da cadeira parlamentar, mas principalmente por problemas de saúde.
Como engenheiro e político que durante anos acompanhou o assunto, Nicias Ribeiro tem conhecimento técnico de sobra para estar à frente deste processo, representando o governo estadual paraense. É um defensor intransigente da construção de Belo Monte, do asfaltamento da BR-230 e de outros projetos importantes para a região. Conhece a região como poucos, a ponto de saber, de memória, o nome de todos os rios que cortam a Transamazônica. Enfim, ele sabe exatamente do que está tratando.
Nicias fala agora como representante do Executivo, portanto acerta quando diz que o Estado não permitirá que se repitam erros do passado, no processo de construção de usinas. Mas sabe mais do que ninguém que o processo é irreversível, e isso só aumenta a sua importância, dada a sua capacidade e conhecimento que poderão se traduzir em maior benefício para a região. É, portanto, a pessoa certa, no lugar certo, na hora certa. Se uma das características do líder verdadeiro é colocar as pessoas certas os lugares certos, Jatene acertou em cheio.
Paulo Leandro Leal
Profissão: Empresário e Jornalista
E-mail: pauloleandroleal@ecoamazonia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário