Total de visualizações de página

sábado, março 19, 2011

Opinião - Paulo Leandro Leal (SITE ECOAMAZÔNIA) elogia Nicias Ribeiro: Ele volta à cena


O engenheiro Nicias Ribeiro teve uma vida parlamentar de mais de duas décadas dedicadas a temas como a pavimentação da Transamazônica e a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte. No auge da sua carreira como deputado federal, chegou a ser apelidado de pai do Tramoeste, que levou energia firme e definitiva para quase mais de um milhão de pessoas. Depois de derrota eleitoral, estava fora do debate, devido à perda da cadeira parlamentar, mas principalmente por problemas de saúde.
Com a retomada do governo estadual pelo PSDB, Nicias volta à cena como Secretário  Especial para Assuntos de Energia. Sua primeira missão é coordenar o Comitê Gestor do Projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRS), que vai definir as linhas de desenvolvimento para a região nos próximos anos. A volta de Nicias Ribeiro ao cenário deve ser vista como um golaço de placa a favor do novo governo estadual, que andou trocando os pés pelas mãos logo no início do mandado.
Como engenheiro e político que durante anos acompanhou o assunto, Nicias Ribeiro tem conhecimento técnico de sobra para estar à frente deste processo, representando o governo estadual paraense. É um defensor intransigente da construção de Belo Monte, do asfaltamento da BR-230 e de outros projetos importantes para a região. Conhece a região como poucos, a ponto de saber, de memória, o nome de todos os rios que cortam a Transamazônica. Enfim, ele sabe exatamente do que está tratando.
Do ponto de vista político, a nomeação também é importante por dois fatores. Primeiro: Nicias conhece bem o jogo político, os trâmites burocráticos, a vida parlamentar, o que lhe dá condição especial de fazer os projetos saírem do papel com maior rapidez. Segundo: como passou mais de quatro anos sumido de cena política, é personagem neutro do ponto de vista da articulação que se faz necessária com o governo federal, que pertence a outro partido, adversário do PSDB.
Nicias fala agora como representante do Executivo, portanto acerta quando diz que o Estado não permitirá que se repitam erros do passado, no processo de construção de usinas. Mas sabe mais do que ninguém que o processo é irreversível, e isso só aumenta a sua importância, dada a sua capacidade e conhecimento que poderão se traduzir em maior benefício para a região. É, portanto, a pessoa certa, no lugar certo, na hora certa. Se uma das características do líder verdadeiro é colocar as pessoas certas os lugares certos, Jatene acertou em cheio.
Paulo Leandro Leal
Profissão: Empresário e Jornalista
E-mail: pauloleandroleal@ecoamazonia.com.br

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...